Porque o conhecimento é uma crença verdadeira é justificada?

Perguntado por: aaragao . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 12 votos

Crença verdadeira justificada é uma definição de conhecimento que afirma que: para uma pessoa possuir conhecimento de uma coisa, essa coisa deve ser verdadeira, a pessoa deve acreditar que tal coisa é verdadeira, e a crença deve ser justificada.

Como tudo na vida nós só podemos conhecer se tivermos o hábito de aprendermos sobre algo, ou seja, se todos os dias estudarmos sobre aquilo que queremos aprender. Da mesma forma é com uma crença, pois toda crença envolve um conhecimento e para isso é preciso ter o hábito de aprender sobre.

A definição de conhecimento como crença verdadeira justificada surge, na Grécia Clássica, com Platão em sua obra intitulada Teeteto2, diálogo entre Sócrates (personagem principal) e seus interlocutores Teeteto e Teodoro.

Justificação significa razões que os filósofos oferecem para que se acredite nas alegações.

A crença, portanto, embora seja uma condição necessária, não é uma condição suficiente para que exista conhecimento. É necessário uma outra condição e esta, como agora deve ser óbvio, é que a proposição seja verdadeira.

A diferença entre crença e conhecimento é que na crença já existe ideias que seguem pré estabelecidas pelas gerações, já o conhecimento é construído por cada pessoa. A partir do momento em que a pessoa estuda com base na razão ela estará apta a desenvolver o seu conhecimento.

“Crença é a ação de crer na verdade ou na possibilidade de uma coisa.” “Fé no âmbito religioso: crença em Deus, crença nos santos.” “Convicção íntima: opinião que se adota com fé e convicção, certeza.” “O que é alvo dessa fé, convicção ou certeza: sua crença era a justiça; o fiel tinha crença na igreja.”

Desde Aristóletes, o conceito de conhecimento tem sido central no debate filosófico. Inicialmente, esse conceito era tratado como um tipo de crença racional, verdadeira e justificada.

O conhecimento é formado por 3 elementos básicos: o sujeito (ou cognoscente): a pessoa capaz de obter o conhecimento; o objeto (ou cognoscível): o quê ou aquilo que se pode conhecer; a representação: que é o entendimento do objeto pelo sujeito.

As crenças na filosofia são pensamentos que os próprios filósofos tinham como verdades. Verdades são fatos constituídos na história.

Platão diferencia e separa radicalmente duas formas de conhecimento o conhecimento sensível (crença e opinião) e o conhecimento intelectual (raciocínio e intuição), somente o segundo alcança o Ser a verdade. o conhecimento sensível alcança a mera aparência das coisas, o conhecimento intelectual alcança a essência das ...

As nossas crenças são baseadas no modo como interpretamos a nossa realidade. Ou seja, o significado que damos a determinados pensamentos ou experiências e o modo como interpretamos tais fatos que nos ocorrem. Por crescermos em famílias, culturas e contextos diferentes, cada pessoa desenvolve o seu sistema de crença.

Vasco Coutinho desembarcou na capitania em dia 23 de maio de 1535, desembarcando na atual Prainha de Vila Velha, onde fundou o primeiro povoamento. Como era oitava de Pentecostes, o donatário batizou a terra de Espírito Santo, em homenagem à terceira pessoa da Santíssima Trindade.

Dar razão plausível de; fundamentar.

O que é a Justificativa:
Ela se refere a toda ação que pode respaldar uma suposta hipótese de algum conhecimento, causa ou ação. É como uma explicação das causas que levam um determinado fato a ocorrer, na busca de encontrar a justiça necessária para um determinado acontecimento.

Nega-se apenas que tenha necessariamente, ou que possa ter, conhecimento, ou crença verdadeira, desse estatuto. Assim como uma pessoa pode saber sem saber que sabe, o agente cognitivo pode ter uma crença justificada sem saber que é justificada (ou acreditar justificadamente que é justificada).

Conhecimento Religioso: É valorativo porque baseia-se em doutrinas que possuem proposições sagradas (dogmas), que emitem um juízo de valor.

Tipos de crenças

  • Crenças hereditárias.
  • Crenças sociais.
  • Crenças pessoais.

De acordo com o professor Cristiano Novaes, para os filósofos René Descartes e Immanuel Kant, a verdade enquanto palavra pode ser definida. “A verdade é a correspondência do que está no pensamento com o que existe no mundo, nas coisas. É a adequação do intelecto, do inteligido e das coisas”, disse.

Conhecimento filosófico não é religião
O conhecimento religioso é sustentado por uma teoria ou um sistema teórico, assim como o conhecimento filosófico. Entretanto, por se tratar de religião, esse conhecimento está fundamentado na fé.