Porque o condutor neutro não dá choque?

Perguntado por: oandrade . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.4 / 5 17 votos

De forma natural o neutro não provoca choque elétrico, pois neutro e aterramento não têm tensão elétrica. O que provoca um choque elétrico é a diferença de potencial elétrico entre dois pontos, que proporciona um fluxo de corrente elétrica pelo corpo de uma pessoa.

Condutor Neutro: é o condutor que está em um potencial próximo a zero volt e, por isso, serve como referência de tensão para os outros condutores da instalação. A cor azul claro é a utilizada para a identificação desse condutor.

Quantos volts tem o neutro? Em situações normais, o neutro deve estar sempre com zero volts ou o mais próximo possível disso. Portanto, se houver tensão no neutro significa que há um desequilíbrio entre as fases. Sabendo disso, podemos responder outra dúvida comum que é se o cabo de neutro dá choque!

Despadronização dos fios e disjuntores
Um quadro onde os fios terra, neutro e fase não estão com suas respectivas cores é um grande problema. Além de dificultar na manutenção, pode ocasionar um choque caso alguém encoste em um fio energizado imaginando ser um fio não energizado.

Quando um fio ou cabo elétrico recebe mais corrente elétrica do que ele é capaz de suportar, o cabo esquenta e a sua resistência elétrica aumenta, ou seja, quanto mais quente, mais difícil é para os elétrons passarem neste cabo, logo, o consumo de energia consecutivamente aumenta!

a ionizar o gás não precisa mais do que alguns. microamperes. Esse é uma corrente pode se alimentar um valor muito seguro. por isso a resistência de alto valor e por isso a chave teste tão segura também.

O principal problema de um fio neutro interrompido é que quando isso ocorre temos um comportamento do circuito onde a tensão elétrica pode elevar e com isso a queima de equipamentos e eletrodomésticos é praticamente inevitável se estes não forem fullrange (bivolt).

Se forem pontos em áreas superficiais de pele seca, a voltagem necessária para causar danos pode ser maior que 100 V. Mas se estivermos com a pele molhada, 20 V já podem ser perigosos. Eu já vi um aluno levar choque com apenas 10 V.

O cabo de NEUTRO deve estar no pino da ESQUERDA. A FASE está no pino à DIREITA, no caso de uma instalação monofásica. Em uma instalação bifásica, é só imaginar a outra fase no lugar do neutro.

E como surge o fio Neutro? O fio neutro pode surgir por meio do Center Tap de uma bobina, ou seja, o contato que acontece na metade do enrolamento desse indutor. Assim também, o ponto neutro se forma, a partir da ligação da conexão no formato de estrela em um transformador.

Significa que o condutor neutro “nasce” do ponto neutro do transformador e é diretamente aterrado, tornando-se desta forma, o referencial 0 V do circuito.

Condutor Neutro: azul-claro
A utilização deste condutor deve levar em consideração vários critérios técnicos para o dimensionamento do cabo elétrico. Um condutor isolado, cabo unipolar ou veia de cabo multipolar usado para esta função neutra devem ser identificados pela cor azul-clara.

O fio Fase é justamente o fio energizado e que vai provocar o choque elétrico e, o outro, é o fio que vai receber a energia depois de ter feito o seu eletrodoméstico produzir trabalho, e vai conduzi-la em ultima análise a terra.

Como dimensionar o neutro? Existem duas situações que são exclusivas em circuitos trifásicos, a primeira é quando o neutro pode ser mais fino, a segunda é quando o neutro tem que ser mais grosso que os cabos de fase, mas é importante compreender que isso só vai acontecer em circuitos trifásicos.

Como a frequência dos movimentos é a mesma, mas eles estão dessincronizados, quando um "vai", o outro "vem", ou seja, quando um está positivo em relação ao neutro, o outro está negativo.

Esse é o caso mais comum e por causa do item 5.3.2.2.1.1 que a maioria dos profissionais do Mundo da Elétrica entendem que não precisa ser usado disjuntor para o neutro. No item é usada a frase “não é necessário”, ou seja, esta frase não obriga e não proíbe o uso de disjuntor para o neutro.

Outra dúvida comum em relação a fiação de chuveiro elétrico é se pode ser feita uma emenda nos fios. A resposta é sim, porém não é recomendado, pois a emenda pode não resistir ao aquecimento e causar um acidente maior se existirem outras falhas na instalação como fios mal conectados ao disjuntor, por exemplo.

Resposta Esperada: A 110 volts é menos perigosa. Na hora que o dedo encosta acidentalmente num fio da rede, o choque de 220 volts é duas vezes mais forte que um de 110 volts. Isso porque, no caso do corpo humano, quanto maior a tensão na tomada, maior a corrente elétrica que causa o choque, tornando mais perigoso.

Tensões maiores do que 5 volts entre terra e neutro podem ter origem no tempo seco, onde o terreno perde a umidade e assim a resistência (em ohms) aumenta e consequentemente o nível de tensão sobe.

Para saber se há fuga de corrente, é preciso desligar a chave geral e observar se o medidor está ou não girando. Se ele não girar, quer dizer que a instalação elétrica está com defeito. Caso contrário, o problema pode estar no medidor, o que deve ser resolvido com a distribuidora de energia.