Porque o concreto não resiste a tração?

Perguntado por: rmachado . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.1 / 5 4 votos

A justificativa para esse impedimento está no fato de que concretos de alta resistência, cada vez mais utilizados nos dias atuais, têm um aumento da fragilidade da matriz. Essa maior fragilidade afeta a curva de amolecimento do material, mas não necessariamente sua rigidez à tração.

Quando o concreto adquire resistência suficiente o aço é liberado, e como tende voltar à forma inicial, vai aplicar uma força de protensão na peça, dando origem às tensões de compressão no concreto.

Entretanto, mesmo que a execução seja apropriada, fatores como porosidade do concreto, fator água/cimento, fiabilidade do agregado, compatibilidade entre o cimento e os agregados, composição do cimento, tipo de água utilizado afetam diretamente a resistência do concreto.

A influência da temperatura!
As temperaturas elevadas na cura podem gerar fissuras e, além disso, aceleram a resistência nas primeiras idades. Porém, a partir dos sete dias, ocorre o efeito contrário, pois a reação química acelerada deixa o concreto mais poroso, o que diminui a sua resistência.

aço

O concreto armado é a combinação do concreto com o aço, ou seja, cada peça da estrutura é composta por uma armação feita com barras de aço coberta de concreto. O aço é resistente à tração (movimentos laterais), enquanto o concreto tem alta resistência a compressão (movimentos verticais).

250 kg

A capacidade de suportar peso de uma viga de concreto é de aproximadamente 250 kg a cada cm². Isso se o concreto tiver uma resistência característica de 25 MPa. Então, imagine um pilar básico com dimensões de 14 cm de largura e 26 cm de altura.

Segundo a norma de desempenho ABNT NBR 15575, a Vida Útil do Projeto (VUP) mínima para estruturas de concreto deve ser igual ou superior a 50 anos.

Sabendo então que o concreto tem resistência característica de 25 MPa, isso significa que o concreto resiste a 250 quilos de carga por cm². Se nós temos a seção do pilar, agora ficou muito fácil. Então um pilar básico de 14×26 aguenta uma carga de aproximadamente 65 toneladas com segurança.

Os ensaios de tração e compressão consistem em submeter um corpo de prova de dimensões definidas a um esforço axial até que haja sua ruptura.

A resistência à tração de um material é a quantidade máxima de tensão de tração que ele pode suportar antes da falha, por exemplo, quebra. Por isso, na indústria em geral, é necessário conhecer esse limite para diversos materiais. Gráfico de tensão x deformação de material polimérico.

Deformação Lenta (Fluência)
A retração e a expansão são deformações que ocorrem no concreto mesmo na ausência de carregamentos externos. A “deformação lenta” ou “fluência”, ao contrário, são as deformações no concreto provocadas pelos carregamentos externos, que originam tensões de compressão.

O procedimento mais comum para medir a resistência mecânica do concreto de acordo com os parâmetros mínimos de aplicação é o ensaio de compressão. O teste é feito em laboratório e consiste na aplicação de força axial compressiva no corpo de prova da qual se traça um gráfico de tensão por deformação.

A resistência do concreto à compressão , para um mesmo cimento, sofre influência de alguns fatores, como: fator água/cimento, idade do concreto, forma e dimensão do corpo de prova e qualidade dos materiais.

Cura do concreto: 5 dicas para ter um concreto mais resistente

  1. Não retire as formas do concreto antes do tempo. ...
  2. Use uma cobertura impermeável. ...
  3. Hidrate diariamente. ...
  4. Respeite o tempo de cura. ...
  5. Uso de aditivos químicos para cura.

Uma nova geração de UHPC (Ultra-high Performance Concrete) foi desenvolvida na Universidade de Kanazawa, no Japão. Conhecido no Brasil como CUAD (concreto de ultra-alto desempenho) esse material atinge resistências que variam entre 200 MPa e 300 MPa.

Na prática, isso quer dizer que o excesso de água — que aumenta a permeabilidade do concreto — diminui sua durabilidade.

O processo tem como papel fundamental evitar fissuras de retração e trincas nas estruturas de uma obra – o que acontecerá se o concreto não for hidratado corretamente –, evitando que a estrutura perca água para o ambiente rapidamente. Portanto, uma boa cura apresentará ganho de resistência mecânica das estruturas.