Porque o clima muda de repente?

Perguntado por: fbarreto . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 8 votos

Os períodos de transição entre as estações do ano podem gerar variações bruscas de temperatura. Aquele dia de sol pode se tornar uma tarde fria e com ventos de repente. O corpo sente muito mais que apenas frio nesse momento.

A ciência nos assegura que o aumento da temperatura global se deve a atividades humanas que, desde a revolução industrial, queimam combustíveis fósseis e, consequentemente, injetam grandes quantidades de gases de efeito estufa na atmosfera.

A febre intermitente normalmente tem um período predeterminado de duração e regride pelo menos uma vez a cada 24 horas. Ele segue uma curva bem específica e pode sinalizar diversas doenças graves, como a malária, leptospirose, tuberculose e até mesmo linfomas2.

A mudança do clima não pode mais ser evitada. Os principais climatologistas com alguma projeção pública ainda afirmam que podemos evitar os piores efeitos. O IPCC ainda propõe uma meta de limitação do aquecimento global que seria capaz de diminuir os piores riscos.

Os principais e mais importantes fatores climáticos são: as altitudes, as latitudes, a continentalidade e maritimidade, as formas de relevo, as vegetações, as correntes marinhas e as massas de ar.

13 de junho de 2022

O dia mais frio do ano na cidade foi os 2,9°C de 13 de junho de 2022.

Portanto, ainda tem inverno pela frente com dias de frio. O que se torna menos provável gradualmente é que se registrem episódios de frio tão intenso e tão abrangente quanto o de maio e o dos últimos dias. No começo da próxima semana, por exemplo, há expectativa de uma nova massa de ar frio que vai atingir o Brasil.

No calendário, o inverno de 2022 começa astronomicamente no dia 21 de junho (solstício de inverno) e se estende até 22 de setembro.

Primavera: 22 de setembro de 2022, às 22h04. Verão: 21 de dezembro de 2022, às 18h48. Outono: 20 de março de 2022, às 12h33. Inverno: 21 de junho de 2022, às 06h14.

As estações do ano

Hemisfério sulHemisfério norte
Primavera22 de setembro a 21 de dezembro21 de março a 20 de junho
Verão21 de dezembro a 20 de março21 de junho a 23 de setembro
Outono20 de março a 20 de junho23 de junho a 21 de dezembro
Inverno21 de junho a 22 de setembro21 de dezembro a 21 de março

Os principais fatores climáticos são: latitude, altitude, massas de ar, correntes marítimas, continentalidade e maritimidade. Diferentemente do clima, o tempo remete ao estado momentâneo da atmosfera, ou seja, corresponde às condições climáticas em um curto período.

Quando há alteração repentina da temperatura, do quente para o frio, a pressão aumenta e pode ocorrer uma crise hipertensiva. Já no cenário oposto, do frio para o quente, o sangue fica mais espesso, as artérias se contraem e a pressão tende a cair.

Febre emocional, psicogênica ou hipertermia induzida por estresse é uma condição pouco conhecida de febre causada por estresse emocional crônico. É um quadro que possui diagnóstico difícil, e tratamento também, visto que a mesma é insensível a anti-inflamatórios e antitérmicos.

O termo mudança climática é mais amplo do que aquecimento global, que se refere apenas ao aumento da temperatura. O que se chama de mudanças climáticas inclui temperatura, intensidade das chuvas e eventos climáticos extremos, como furacões e ondas de calor.