Porque o circuito pega fogo?

Perguntado por: ohernandes . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.9 / 5 8 votos

Nesse cenário, a corrente que sai da fonte ou gerador percorre todo o circuito e retorna com alta intensidade, superaquecendo os condutores e produzindo reações violentas em decorrência da forte dissipação de energia. Além do aquecimento, tal condição é capaz de gerar faíscas, explosões e até incêndios.

Como evitar um curto-circuito?

  1. Não sobrecarregue as tomadas. ...
  2. Verifique os aparelhos eletrônicos antes de usá-los. ...
  3. Reduza o uso de equipamentos eletrônicos durante as tempestades.
  4. Faça a revisão das instalações elétricas a cada 5 anos. ...
  5. Realize manutenção no disjuntor. ...
  6. Atente-se às extensões. ...
  7. Evite fios oxidados ou desencapados.

Cabos enrolados e uso prolongado de equipamentos também podem superaquecer, provocando o incêndio elétrico; Tomadas inadequadas também podem causar este tipo de incêndio, bem como aquelas que são pouco resistentes e incapazes de suportar o fluxo necessário de energia para alimentar o dispositivo.

Isso porque um erro na escolha pode não apagar o fogo ou até piorar a situação. Para o incêndio elétrico, sobre o qual estamos falando aqui, o mais indicado é usar o extintor seco, que contém o CO2, ou seja, o Classe C. Para isso, é preciso retirar o pino de segurança e pressionar a alavanca.

Isto pode ser causado pelo fato da saída estar enferrujada, deformada, ou afetada por umidade, oxidação, sujeira, poeira... etc. Solução: Use uma tomada ou extensão de alta qualidade. Se a tomada ou extensão tiver sido usada por muito tempo, recomendamos que você a substitua.

“Um curto-circuito ocorre quando a resistência elétrica em um circuito é muito pequena e a corrente elétrica que o atravessa atinge uma intensidade muito elevada.” Esse aumento na corrente elétrica causa uma grande liberação de energia e, consequentemente, um superaquecimento dos condutores.

Para identificar um curto-circuito, o primeiro passo é desligar todos os equipamentos elétricos que estão conectados ao circuito e verificar se o disjuntor ou fusível desarmou. Se sim, então há uma alta probabilidade de um curto-circuito ter ocorrido.

Eles ocorrem quando um caminho de baixa resistência não adequado para transportar eletricidade recebe uma corrente elétrica de grande intensidade. Em termos mais simples, os curtos-circuitos acontecem quando um fio aquecido, devido à passagem de corrente elétrica, toca um objeto ou outro fio condutor que não deveria.

Os incêndios devidos à eletricidade são, na maioria dos casos, originados por sobreaquecimento da fiação, que pode tanto inflamar o revestimento plástico dos fios quanto os materiais que estiverem próximos, como tecidos, plásticos e papel.

Agentes extintores
Também não utilize água sobre um incêndio elétrico. A água conduz eletricidade e pode causar um choque fatal. O ideal nesses casos é secar as mãos e desligar o disjuntor. Outro agente extintor é o bicarbonato de sódio.

Nas palavras dele, "a água apaga o fogo porque é ótima para absorver calor e, quando evapora, na maioria dos casos, abafa a chama.". Furukawa faz a ressalva de que jamais devemos jogar água em combustíveis líquidos, como, por exemplo, óleo em uma panela em chamas.

É muito importante saber Como apagar um incêndio elétrico

  1. Corte a eletricidade. ...
  2. Adicione bicarbonato de sódio. ...
  3. Remova a fonte de oxigênio. ...
  4. Não use água para apagá-lo. ...
  5. Verifique o seu extintor de incêndio.

O primeiro sintoma de uma instalação mal dimensionada é a frequente queda de energia no prédio, que é desligada pelo disjuntor para proteger o sistema elétrico. Inclusive, alguns síndicos tentam contornar essa situação trocando apenas o dispositivo responsável pelo desarme, isso mesmo, o disjuntor.

Curto circuito pode queimar aparelhos? Sim, um curto-circuito pode danificar ou queimar aparelhos elétricos. Isso acontece porque, quando um circuito entra em curto, toda a rede elétrica é comprometida. Portanto, se um aparelho estiver ligado a essa instalação, é possível que ele seja danificado.

Desligue a eletricidade
Primeiro, desconecte a eletricidade da fonte do fogo. Se a fonte for um eletrodoméstico, desconecte-o imediatamente. Desconectá-lo reduzirá o risco de as chamas se espalharem, e você pode concentrar seus esforços nessa única fonte de fogo.

Antes de apresentar as medidas que o usuário pode adotar para evitar o curto-circuito nas instalações elétricas, é necessário destacar alguns exemplos que identificam essa condição: cheiro de queimado, tomadas com manchas pretas, queda de energia constante e lâmpadas inutilizadas com frequência.

"Em casos extremos, como a água é um condutor de eletricidade, o usuário pode sofrer choque elétrico quando em contato com a região molhada ou úmida", acrescenta o engenheiro Darcio Melian, da L2C Engenharia.

A sobrecarga do sistema é um dos maiores problemas que irá causar a ativação do desarme do disjuntor. Muito comum em instalações elétricas antigas, que não foram projetadas para o perfil de consumo de energia da população atual, como a grande quantidade de equipamentos conectados a rede simultaneamente.