Porque o chuveiro dá choque quando estamos com o dedo cortado?

Perguntado por: izaganelli . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.8 / 5 6 votos

Há uma camada de gordura, que serve como proteção e isola um pouco a pele do contato da eletricidade”, explica Claudio Wulkan, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Assim, quando há um rompimento dessa barreira, você pode sentir mais intensamente a descarga elétrica por meio do machucado.

Os pequenos choques (leve formigamento) que se sentem em algumas situações ao se tomar um banho de chuveiro são devidos às diferenças de potencial entre nossos pés molhados e a manopla de ajuste do fluxo de água. Para evitar estes choques, basta colocar um condutor conectado à manopla e o piso do banheiro.

Como se leva um choque elétrico no chuveiro
Líquidos salinizados – A energia tem mais facilidade de ser conduzida por meio de líquidos mais salinizados. Em outras palavras, água salgada, suja ou com bastantes sais minerais pode facilitar isto.

A corrente elétrica é faz o seu caminho de um jeito “preguiçoso”. O que isso significa? Ela vai pelo caminho mais curto e fácil de seguir, sem sofrer interrupções. Então, quando uma pessoa toca o registro para abri-lo ou fechá-lo, a eletricidade pode ir em direção à terra através do seu corpo, e então ocorre o choque.

A depender do tipo de lesão, o organismo reage de maneira específica. Um corte na mão, por exemplo, resulta em sangramento porque os vasos sanguíneos são seccionados. Após um tempo, é iniciada a coagulação do sangue na extremidade desses vasos sanguíneos rompidos (que podem ser veias, artérias e capilares).

Tomar banho, nadar, se molhar, pode efetivamente eliminar a acumulação de carga eletrostática da superfície corporal: ao aumentar a umidade ocorre uma liberação parcial de eletricidade estática facilmente.

A dica para sentir menos é: aumente a área de contato. Repare que você sente mais a corrente quando toca só o dedo no objeto carregado ou em alguém. Então, se você encostar a mão inteira, o braço, a perna, aumentará a área de transição e certamente sentirá menos.

É recomendado ainda instalar o fio terra em chuveiros e torneiras elétricas.

O tempo ideal de um banho deve ser de até 10 minutos, no máximo. Entenda. Quando o assunto é banho, muita gente pensa logo em ficar debaixo do chuveiro curtindo a água quentinha caindo no corpo, o que é extremamente prazeroso, além de fazer parte da nossa higiene pessoal diária.

Quando o fio terra é colocado no ponto referente ao neutro no disjuntor, por exemplo, ele fica energizado, podendo causar choque elétrico. Para evitar esse problema o fio fase fica na entrada da esquerda do disjuntor, o fio terra na entrada do meio e o fio neutro na direita.

Os nervos digitais dos dedos são frequentemente acometidos nos cortes de dedos e o sintoma típico é dormência numa das bordas dos dedos, associado a sensação de choques na região do corte.

Como os cortes são superficiais, eles não sangram nem formam muito coágulo, fazendo com que tecidos e nervos fiquem expostos.” “Toda vez que você usa suas mãos a ferida se abre, perturbando estes nervos.”

Segundo as médicas, o tempo é fundamental para a cicatrização e é importante respeitá-lo – quando ocorre um corte na pele, por exemplo, a camada mais superficial e fina demora de 7 a 10 dias para fechar.

As manifestações da eletricidade estática são observadas, principalmente, em locais onde a umidade do ar é muito baixa, ou seja, locais secos. Ao manusear um agasalho de lã sintética, por exemplo, é possível ouvir pequenos estalos que ocorrem em razão das descargas elétricas que acontecem entre seus fios.

O culpado pode ser a pele seca. Tente usar uma loção hidratante na pele após cada banho e intermitentemente ao longo do dia. A pele seca pode acumular mais elétrons que a pele macia e úmida e pode estar contribuindo para suas saudações eletrizantes.

A eletricidade usada pelo nosso corpo é produzida a nível celular por meio de uma diferença na concentração de eletrólitos positivos e negativos: o sódio e o potássio, presentes no interior e no exterior das células em suas formas iônicas.

Em teoria, o que acontece é que estamos o tempo todo gerando energia dentro do nosso corpo e a umidade do ar permite que ela flua livremente. Sem as partículas de água no ar, acumulamos tudo na gente e, quando tem algum objeto ou alguém que permite fazer essa energia sair, tomamos os sustos e os dolorosos choques.