Porque o chiclete fica duro quando bebe água?

Perguntado por: rgaspar . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.3 / 5 7 votos

Isso ocorre graças a uma característica da borracha sintética que compõe o chiclete: ela é termoplástica, ou seja, pode ser moldada por meio do calor (alta temperatura).

A digestão da goma de mascar, portanto, tem seu processo iniciado na boca, onde nossa própria saliva, com suas substâncias digestivas, faz com que seu gosto e coloração sejam modificados, restando somente a goma em questão. Esta, como um objeto borrachento, acaba sendo imune ao processo.

“Os chicletes mais indicados são as gomas de mascar sem açúcar e com xilitol. Mascar chicletes sem açúcar aumenta a concentração de bicarbonato na saliva, o que é muito bom para restaurar o pH bucal”, diz a dentista.

Do uso comum na cozinha, partes do boi podem ser utilizados com diferentes aplicações. Você sabia que o chiclete que masca vem de uma gelatina extraída do couro bovino?

Alguns utilizam como alívio ao estresse ou para inibir os desejos por comida. No entanto, há evidências convincentes de que mascar chicletes com frequência, é um hábito prejudicial, com ingredientes questionáveis ao seu impacto sobre os dentes e digestão.

Benefícios do hábito de mascar chicletes na saúde bucal

  • Purificação do hálito.
  • Aumento na produção de saliva.
  • Redução na formação de cáries.
  • Redução na formação de manchas brancas.
  • Controle do bruxismo.
  • Pessoas com problemas gástricos.
  • Desgaste nos dentes.

ATENÇÃO: Crianças menores de dois anos não devem mastigar chicletes, pois, se engolido, pode causar asfixia.

A elasticidade dos chicletes permite 'bolhas' de tamanhos pequenos e médios, mas o norte-americano Chad Fell desenvolveu técnica que o fez ter o recorde de maior bola de chiclete soprada no Guinness World Records, com diâmetro (segmento de reta que atinge dois pontos dentro do círculo tendo passado por seu centro) de ...

O hábito é inofensivo para quem não tem complicações gástricas, porém, a saúde bucal pode ser prejudicada se o consumo for excessivo.

No Brasil, o Trident, da Cadbury - a marca de goma de mascar mais vendida do mundo - é o chiclete mais popular, segundo o levantamento da "BusinessWeek". Segundo a companhia, o brasileiro gasta ao ano US$ 682 milhões com o chiclete.

Profissionais defendem que chiclete emagrece quando consumido nas versões sem açúcar, em principal por causa do seu poder de diminuir a vontade de comer, ou seja, melhora na saciedade. Consumir um chiclete light depois do almoço ajuda o corpo a não ficar com fome.

O chiclete deve ser descartado na lixeira de lixo não descartável.

É uma maneira fácil de melhorar a linha do queixo e a estética geral do rosto. Acontece que chicletes são, na verdade, um treino viável para os músculos faciais inferiores. Isso significa que a goma de mascar pode ajudá-lo a construir uma mandíbula mais forte.

Verdade. O petróleo é um dos ingredientes do chiclete. Depois do fim da Segunda Guerra Mundial, as resinas naturais (de sapoti, mastiche, casca de bétula) foram substituídas por substâncias sintetizadas a partir do refino do petróleo, por causa do custo de fabricação.

Os prejuízos da mastigação em excesso do chiclete
“Mesmo que você não tenha um problema sério, o mastigar excessivo de chicletes, por muitas horas diárias, pode causar uma hipertrofia da musculatura da mastigação” ressalta o dentista.

Trident é uma marca de gomas de mascar sem açúcar, sendo indicada até por dentistas por não provocar cárie. Também é muito consumida por diabéticos.