Porque o CHCl3 e Polar?

Perguntado por: amarques9 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 17 votos

Como a molécula de triclorometano apresenta no seu átomo central 4 nuvens eletrônicas (4 ligações simples) e 3 átomos do mesmo elemento (cloro) ligados a ele, ela é polar.

Determinar a polaridade a partir da relação entre nuvens eletrônicas e ligantes

  1. Se o número de ligantes iguais for igual ao número de nuvens no átomo central, a molécula é apolar;
  2. Se o número de ligantes iguais for diferente do número de nuvens no átomo central, a molécula é polar.

A polaridade das moléculas pode ser visualizada quando a sua substância constituinte é submetida a um campo elétrico externo. Se as moléculas se orientarem na presença desse campo, ou seja, se uma parte for atraída pelo polo positivo e a outra parte da molécula for atraída pelo polo negativo, então, elas são polares.

A molécula de Triclorometano apresenta geometria tetraédrica, com comprimento de ligação C–Cl de 173 pm e ângulo de ligação Cl–C–Cl de 108,7 °.

Ligações apolares: os átomos envolvidos na ligação possuem diferença de eletronegatividade igual ou muito próxima de zero. Ligações polares: a diferença de eletronegatividade entre os átomos da ligação é diferente de zero.

A molécula de CH3Cl pertence ao grupo de simetria C3V, apresentando os seguintes elementos de simetria: eixo de rotação e planos de simetria. O Clorometano é uma substância muito polar, apresentando momento de dipolo molecular resultante de 1,892 D.

Compostos moleculares são classificados de acordo com a polaridade. Moléculas Apolares: não existe diferença de eletronegatividade entre os átomos. Moléculas Polares: existe diferença de eletronegatividade entre os átomos, apresentando um polo positivo e outro polo negativo.

Todas as ligações dos compostos orgânicos são covalentes, assim, se houver diferença de eletronegatividade na molécula, ocorrendo um deslocamento de carga, ela será polar; mas se não houver diferença de eletronegatividade entre os átomos, a molécula será apolar.

Temperaturas extremamente baixas durante quase todo o ano; Baixa umidade do ar; Predominância de geleiras; No verão e inverno existem períodos de luz ou escuridão que duram 24 horas.

Não há diferença de eletronegatividade entre os átomos de carbono, pois são iguais e a diferença de eletronegatividade entre um átomo de carbono e um átomo de hidrogênio é tão pequena que essas ligações são praticamente apolares.

Moléculas polares são estruturas que apresentam dois polos e interagem por meio de forças dipolo induzido. Moléculas polares são aquelas que apresentam polos (positivo e negativo) e unem-se por meio desses polos, ou seja, polo positivo de uma molécula liga-se ao polo negativo da outra.

A molécula será apolar apenas se os dois átomos presentes em sua constituição forem iguais, ou seja, pertencentes ao mesmo elemento químico. Exemplos: H2, Cl2, F2, Br2, O2, N2 etc. Nessa molécula, o átomo central é o carbono (pertencente à família IVA), pois ele realiza o maior número de ligações.

O que é Apolar:
Apolar é a qualidade daquilo que não tem polaridade, normalmente relacionado às moléculas orgânicas. Na química, a polaridade das moléculas orgânicas está relacionada com a intensidade da eletronegatividade dos átomos que formam estas moléculas.

Clorofórmio é um composto pertencente ao grupo dos haletos orgânicos. Ele é na realidade o composto triclorometano (CHCl3).

- Geometria Tetraédrica: com ângulo de 109° 28'. Acontece em moléculas que possuem cinco átomos (moléculas pentatômicas). Quatro nuvens eletrônicas fazem ligações com outros quatro átomos ao redor do átomo central. Exemplos: CH3Cl (Clorometano), CH4 (Metano), NH4 (Amónio).

O trióxido de enxofre é uma molécula formada por ligações duplas covalente entre átomos de S e O, cuja fórmula molecular é SO3. Apresenta geometria trigonal plana com ângulos de 120º entre as ligações S=O, e por isso o momento dipolo da molécula é nulo, o que confere a ela um caráter apolar.

A água é uma molécula "polar", o que quer dizer que ela tem uma distribuição desigual da densidade de elétrons. A água tem uma carga negativa parcial ( ) junto ao átomo de oxigênio, por causa dos pares de elétrons não-compartilhados, e tem cargas positivas parciais ( ) junto aos átomos de hidrogênio.