Porque o Chaves não passa mais no Brasil?

Perguntado por: eperalta2 . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.9 / 5 16 votos

No entanto, em 2020, após 36 anos de exibição, um impasse acabou impedindo que o contrato do SBT com a Televisa fosse renovado. Inclusive, o canal Multishow, que também repressiva o seriado, perdeu esses direitos.

A HBO Max anunciou a primeira série biográfica de Roberto Gómez Bolaños, conhecido por personagens como Chespirito, Chapolin Colorado e Chaves, que mostrará a vida de um dos personagens mais queridos da televisão latino-americana, graças à aliança estabelecida entre a Warner Bros.

Segundo comunicado oficial, o motivo é um problema com o titular dos direitos da história. O contrato do SBT com a Televisa era válido até esta sexta (31), mas a renovação teria sido acertada verbalmente, segundo o SBT.

Atualmente, não há nenhuma possibilidade de o programa voltar a ser exibido, nem no Brasil nem em qualquer outro lugar do mundo. Certamente, Chaves é um verdadeiro sucesso de audiência e muitas pessoas sentem falta das inesquecíveis frases dos personagens icônicos criados por Roberto Gomez Bolaños.

Mais de 200 episódios de Chaves estão no catálogo do Amazon Prime Video. O seriado Chaves chegou sem alarde ao Amazon Prime Video: são 221 episódios de sete temporadas originalmente exibidas entre 1973 e 1980 no México, e desde 1984 no Brasil através do canal SBT.

Todo dinheiro será dividido entre os seis filhos do ator, Roberto Gómez Fernández, Marcela Gómez, Graciela Gómez, Teresa Gómez, Paulina Gómez, Cecilia Gómez, frutos de seu primeiro casamento com Graciela Fernandez,e Florinda Meza, que interpretava D. Florinda no seriado Chavez, sua esposa.

Nesta entrevista, Florinda afirma que a Globo havia oferecido a Roberto 10 milhões de dólares, em 1996, pelos direitos dos roteiros de Chaves.

Em 2000, Bolaños renovou os direitos de suas obras com a Televisa por US$ 5 milhões, metade do valor oferecido pela Globo, por um período de 20 anos. O prazo venceu em julho de 2020 e, desde então, Chaves saiu do ar em todo o mundo.

De acordo com a assessoria de imprensa do SBT, o programa “Clube do Chaves” volta ao ar nos sábados a partir do dia 2 de maio, às 6h da manhã.

O primeiro país que transmitiu a série fora do México foi a Guatemala. Mais tarde, Porto Rico, República Dominicana e Equador na América e China, Marrocos, Índia, Rússia e Angola em outros continentes. Para Bolaños, a popularidade internacional da sitcom se deve ao sucesso de El Chapulín Colorado.

A Globosat comprou os direitos de transmissão dos programas Chaves e Chapolin, da Televisa. De acordo com o G1, a informação foi confirmada pela assessoria do Multishow, canal do Grupo Globo que vai passar os episódios. No entanto, ainda não há informações sobre exibição, estreia e detalhes do contrato.

A série foi cancelada porque Chespirito sofreu um acidente durante as gravações, em que uma parte do cenário atingiu seu olho. Ele se recuperou, mas depois disso concluiu que estava perdendo a agilidade para fazer cenas de ação e por isso decidiu encerrar o programa solo do Chapolin.

Rodolfo Pietro Filiberto Raffaelo Guglielm

Rodolfo Pietro Filiberto Raffaelo Guglielm seria este nome oficial da personagem segundo a cobertura do portal de notícias O Fuxico.

Não é a primeira vez que a emissora de Silvio Santos tira o seriado do ar. Em 2003, por exemplo, o programa saiu da grade de programação em 6 de agosto e acabou retornando dez dias depois, após protestos dos fãs.

Apenas quatro atores do elenco principal de Chaves estão vivos em 2023. São eles: Florinda Meza, a Dona Florinda; Carlos Villagrán, o Quico; Maria Antonieta de las Nieves, a Chiquinha; e Édgar Vivar, o Seu Barriga e o Nhonho.