Porque o céu da boca fica machucado?

Perguntado por: abaptista . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

Os pesquisadores acreditam que essas lesões podem ser causadas por problemas no sistema imunológico e podem ser desencadeadas por estresse, alterações hormonais, determinados alimentos, entre outras coisas.

O que fazer para acabar com a afta?

  1. 1 – Extrato de própolis. O extrato de própolis é uma substância natural que tem propriedades bactericidas, cicatrizantes e anti-inflamatórias, portanto, ele pode ser um aliado no combate às aftas. ...
  2. 2 – Chá de saquinho. ...
  3. 3 – Bochecho de água com sal. ...
  4. 4 – Leite de magnésia. ...
  5. 5 – Gelo.

Flogoral é destinado ao tratamento de processos inflamatórios e dolorosos da boca e/ou garganta porque apresenta propriedades anti-inflamatória, antisséptica, analgésica e anestésica.

Para cuidar bem do céu da boca com ferida, é importante ter atenção com os produtos de higiene bucal utilizados durante o tratamento. A especialista destaca que o mais indicado é usar creme dental, escova de dente e enxaguante bucal específicos, recomendados pelo dentista.

Para aliviar o desconforto nesse meio tempo, coma alimentos mais moles e ingira bebidas frias. Mas se a dor for intensa, o(a) dentista pode recomendar o uso de um enxaguante bucal para aliviar o desconforto e ajudar na cicatrização mais rápida.

As lesões bucais podem ser provocadas por aftas, impactos fortes, irritações ou até por infecções, virais ou bacterianas. Um exemplo de infecção viral comum entre as pessoas é a herpes labial, surgem pequenas bolhas na região dos lábios que causam dor e ardência.

Tratamento da estomatite

  1. Evitar bebidas e alimentos quentes.
  2. Evitar alimentos salgados, condimentados e à base de citrinos.
  3. Tomar analgésicos, como ibuprofeno (é um anti-inflamatório)
  4. Gargarejar com água fria, caso exista uma queimadura na boca.

A inflamação é uma reação normal do sistema imunológico a uma agressão no organismo que deve ser neutralizada ou eliminada. Pode ser gerada por infecções de bactérias, vírus e outros parasitas, além de outros fatores como calor, traumas físicos e exposição à radiação e a produtos químicos irritativos.

O extrato de própolis tem ação cicatrizante, anti-inflamatória e bactericida, ou seja, é um excelente remédio caseiro para o tratar afta. Para utilizá-lo, é só aplicar uma ou duas gotas na ferida de quatro a cinco vezes ao dia.

Usa géis ou desinfetantes de sulfato de zinco, para ajudar as bolhas a secar mais rapidamente. Também podes adicionar um pouco de pasta de dentes, devido ao seu poder de secagem, ou usar medicamentos específicos para impedir a propagação do vírus e reduzir o tempo de cicatrização.

O bicarbonato é a melhor solução para aftas? O bicarbonato é bom para diminuir o pH da saliva e aliviar os incômodos da lesão, mas está longe de ser o melhor tratamento para o problema.

“É possível utilizar pomadas que ajudam na cicatrização e alívio do céu da boca queimado”, aconselha a dentista. Além disso, é importante optar por uma dieta morna ou fria, já que alimentos quentes ou picantes podem machucar ainda mais o local sensível.

Pode aplicar pulverizadores bucais, cremes ou géis localmente na úlcera da boca, ou utilizar um colutório para acelerar a cicatrização e reduzir o risco de sofrer de uma infeção secundária. Um médico ou dentista pode prescrever antibióticos se a úlcera da boca tiver uma infeção bacteriana.

“A afta pode aparecer no céu da boca, na gengiva e até mesmo na garganta e não existe uma causa específica para o quadro. Na verdade, ela pode surgir diferentes fatores, como causa hereditária, ansiedade, baixa imunidade ou pode ser causada por alguma doença específica, como diabetes”, revela.

Candidíase oral (Sapinho)
A candidíase oral, conhecida também como sapinho, é uma infecção fúngica que afeta principalmente crianças. Ela se manifesta pelo aparecimento de pequenas aftas brancas espalhadas na boca e língua, dor de garganta e dificuldade para engolir.

Sabe aquela ferida na boca que não cicatriza de jeito nenhum? É melhor tomar cuidado. Pode ser que este machucado incurável seja mais perigoso que uma simples gengivite e indique uma doença mais grave. Isso porque muitas doenças sistêmicas, que envolvem vários órgãos, podem dar seus primeiros sinais na boca.

Feridas que duram mais de uma semana devem ser consultadas pelo seu dentista para análise do problema”, alerta o cirurgião buco maxilo facial, Dr. Alessandro Silva. Os tipos mais comuns de feridas são as aftas e herpes, mas existem outras não tão conhecidas, mas que também podem ser graves.

Sífilis Primária: de 3 a 90 dias (média de 21 dias) após o contágio surgem lesões como pequenas feridas, inicialmente de cor rósea, que evoluem para um vermelho intenso com fundo esbranquiçado, como se fosse uma “afta”. Esta lesão se chama “cancro duro”. Geralmente é única e NÃO DÓI.

Infecção na boca

  1. dor.
  2. pus.
  3. sangramento.
  4. eventualmente febre.
  5. CUIDADO: pode ser silenciosa. Por isso, é importante ir ao dentista uma vez por ano.