Porque o cérebro deixa de produzir melatonina?

Perguntado por: esalazar9 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.9 / 5 20 votos

Isso acontece porque a luz, mesmo artificial, inibe a produção da melatonina. O envelhecimento também leva à redução da produção do hormônio. Outro fator, este mais temporário, é o famoso jet-lag. Ele ocorre quando fazemos uma viagem para um local com fuso-horário muito diferente do país original.

Envelhecimento. A partir dos 30 anos tem-se uma redução da capacidade de produção da melatonina.

A falta de sono é o primeiro sinal que a produção da melatonina está baixa. Portanto, questões relacionadas como despertar noturno e dificuldade em voltar a dormir, podem indicar a necessidade de reposição do hormônio.

Hormônio do sono: 10 alimentos ricos em melatonina para dormir...

  1. Abacaxi. A fruta cítrica também contribui com a produção de serotonina, conhecida como o hormônio da felicidade. ...
  2. Aveia. ...
  3. Grão-de-bico. ...
  4. Kiwi. ...
  5. Nozes. ...
  6. Tâmara.

Precisa dormir melhor? Estes 5 alimentos ricos em melatonina podem ajudar

  1. Nozes. As nozes têm grandes quantidades de melatonina. ...
  2. Peixes. Peixes são ricos em melatonina. ...
  3. Ovos. Grandes quantidades de melatonina já foram medidas em ovos. ...
  4. Cerejas. ...
  5. Leite.

O gatilho de produção da melatonina é a entrada de luz pela retina. Quando a nossa exposição a ela cai no começo da noite, a glândula pineal sabe que é hora de acelerar a produção do hormônio em preparação para o sono. É por isso que o uso de eletrônicos, emissores de luz azul, atrapalham tanto na hora de dormir.

Existe a dosagem de melatonina na saliva e no sangue (dosagem sérica).

Contudo, um dos fatores que influencia na atuação da melatonina é a luminosidade do ambiente. A presença de luz, mesmo artificial, inibe a produção da substância pelo corpo.

A melatonina é um hormônio produzido pelo nosso organismo, mais precisamente na glândula pineal, que fica no nosso cérebro. Ela é liberada no início da noite, quando cai a iluminação natural, porém tem um pico de produção maior algumas horas após o anoitecer e ajuda a promover o início do sono. Sem tempo para ler?

Melaton Tea

Uma xícara de chá por dia, inúmeros benefícios toda noite
Porém a presença da Melatonina nos níveis ideias como oferecidos no Melaton Tea, possuem também ação antioxidante, melhora da imunidade já que é durante o sono que o corpo se recupera e atuação contra certos graus de depressão.

A melatonina é produzida pela glândula pineal na vigência de estimulação noradrenérgica simpática, através de inervação pós-ganglionar originada no gânglio cervical superior.

A melatonina é um hormônio ligado ao ciclo circadiano, o popular relógio biológico. Ela começa a ser produzida pelo organismo após escurecer, por volta das 20 horas.

Sim, a melatonina deve ser usada diariamente, para a regulagem do ciclo de sono. Apesar disso, vale lembrar que o seu uso durante o dia, ou seja, fora do horário de repouso, não é indicado. O uso durante o dia pode fazer você sentir-se sonolento em horas inapropriadas, comprometendo a qualidade do sono durante a noite.

Entre os adultos geralmente é recomendável de 1 a 5 mg para tratamentos contra insônia. Grávidas e lactantes devem consultar o médico antes de tomar melatonina.

Entre as principais estão a Vitamina D, B6 e B12. Os problemas ocasionados pela deficiência delas afetam o sono de diversas formas, mas principalmente na duração e na dificuldade de adormecer.

Cereja

Cereja. A cereja não é apenas decorativa durante as festas de final de ano, ela é também excelente reguladora do sono. Além de ser fonte natural de melatonina, a fruta vermelha também é rica em triptofano, um aminoácido que beneficia o sono e demais vitaminas e minerais.