Porque o carregador pega fogo?

Perguntado por: zaragao3 . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 20 votos

"Têm componentes eletrônicos dentro e se estiverem com a vida útil deles mais desgastadas isso pode acontecer. O capacitor eletrolítico tem óleo dentro, que esquenta, começa a inchar e pega fogo. As pessoas devem fazer o carregamento do celular e, mesmo sem carregar totalmente, devem desconectar o carregador da tomada.

Acontece que as tomadas têm entre 110 e 220 volts, enquanto os carregadores do celular têm 5 volts. É uma diferença bem grande, né? E é por isso que o carregador esquenta, mas não é motivo para preocupação!

“Normalmente isso acontece quando tem um curto-circuito na bateria. Ocorreu um problema no carregador e ele mandou uma tensão para o celular maior do que [o aparelho] suporta. Com esse curto circuito, [o aparelho] sobreaquece e pega fogo”. Os choques ocasionados pelos aparelhos também ocorrem durante o carregamento.

Pode parecer apenas um jeitinho para driblar os preços de produtos originais, mas usar carregadores de celular estragados, falsificados ou defeituosos apresenta perigos reais. Eles podem afetar o funcionamento dos aparelhos ou, em casos mais preocupantes, machucar o usuário.

Especialistas consultados pela nossa reportagem confirmam que, desde que você utilize fontes originais, certificadas pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) ou pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), não há riscos em deixá-las sempre na tomada.

Sim, você pode deixar um celular carregando a noite toda, pois os celulares modernos possuem proteção contra sobrecarga. Depois de carregar 100%, esse sistema vai impedir que o celular continue recebendo energia do carregador.

Carregadores emitirem ruídos ao carregar é normal, isso acontece porque todo fluxo de energia elétrica acaba gerando energia estática o que cria um ruído. Em casos de carregadores turbo, pode ficar mais alto por ter mais energia correndo nele.

O celular esquentar durante o uso ou enquanto carrega é normal. Mas, se ele ficar tão quente que você não consegue segura-lo, aí temos um problema. Alguns malwares também podem fazer com que seu celular fique lento e superaqueça. Portanto, cuidado com os apps que você instala.

Desligue as funções que não estiver utilizando
Isso faz com o que o processador trabalhe menos e consuma pouca energia. Aproveite para desativar funções como Wi-Fi, Bluetooth, GPS e outros.

Veja o que você pode fazer para ele esfriar!

  1. Evite deixar muitas funções ativas. Gente, desativar funções que não estão em uso no celular pode ajudar a evitar aquecimentos. ...
  2. Deixe poucos aplicativos em segundo plano. ...
  3. Evite usar apps pesados por muito tempo. ...
  4. Diminua o brilho da tela. ...
  5. Tire a capinha do celular.

Verifique se ela possui as seguintes informações:

  1. Selo MFI (Made For iPhone/iPad);
  2. Logotipo da empresa;
  3. Inscrição “Designed by Apple in California”ou “Indústria Brasileira”;
  4. Se for importado, deve conter “Assembled in China”ou “Assembled in Vietnam”;
  5. Número de série com 12 dígitos.

A lógica por trás disso é que o arroz é um grão seco capaz de absorver a umidade do ambiente em que está. Se estiver no mesmo pote fechado com um aparelho celular úmido, por exemplo, pode absorvê-la, “secando o celular”.

Como evitar o efeito burn-in
Mantenha a configuração de brilho padrão ou use outra com nível ainda menor. Saiba mais sobre as configurações de tela e exibição. Não deixe o smartphone exposto ao sol. Se o smartphone ficar muito quente, espere ele esfriar.

Pode ter sido um pico de energia ou então você estava usando um carregador que não é original ou do modelo exato do seu celular. Talvez a entrada micro USB do aparelho pode ter queimado. Procure uma assistência para que um técnico faça uma melhor análise.