Porque o carregador do Xiaomi é diferente?

Perguntado por: lnascimento . Última atualização: 7 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 5 votos

Referente ao carregador por ser um produto importado, o padrão é estrangeiro, não há como alterar uma vez que não somos os fabricantes, e o produto vem lacrado de fabrica.

Xiaomi Mi Turbo Charger — 120 watts
Por isso, o carregador mais rápido da Xiaomi atualmente é o Mi Turbo Charger, que oferece potência de até 120 watts. Lançado em 2020, esse dispositivo é capaz de recarregar em 100% uma bateria de 4.500 mAh em apenas 23 minutos.

A Xiaomi lançou duas versões diferentes da pulseira Mi Band 7 Pro. De um lado, a versão chinesa, que é voltada para o público de seu país de origem. Do outro, a global, para atender ao resto do planeta.

Se você verificou esses quesitos e viu que o carregador é totalmente compatível com o seu aparelho, pode usá-lo sem medo. Mas lembre-se, a melhor alternativa é usar sempre produtos originais.

Tem uma coisinha que você precisa ter como regra principal: sempre colocar o celular quando ele estiver entre 30 e 50 por cento de bateria! Se você quiser ser preciso, ou se for virginiano, 40% é o melhor ponto para carregar, ficando no meio-termo entre ambos.

De modo geral, antes de usar em seu aparelho um dispositivo de carregamento turbo, será necessário verificar a amperagem e a potência que o carregador costuma transferir. Se for igual ou menor ao que o aparelho suporta, você poderá usar sem problemas.

Ele suporta o protocolo de carregamento proprietário da Xiaomi com energia de 11 V a 3 A e 33 W de potência.

Você também pode conferir a autenticidade e qual é a versão do produto (global ou chinesa) no site oficial da Xiaomi. Para isso, utilize o IMEI ou número de série do smartphone e acesse a aba “Autenticação de produto” do site mi.com/global/.

Xiaomi Mi Mix 4
Outro Xiaomi que vai bem no quesito carregamento é o Xiaomi 13 Pro, aparelho avançado da marca que foi apresentado no final de 2022 e conseguiu carregar completamente em menos de 30 minutos, uma marca que só é possível com o auxílio do robusto carregador de 120W da marca.

Com essa base, o GT Neo 5 será o smartphone com carregamento mais rápido do mundo. O dispositivo precisará de somente 9 minutos para carregar 100% da bateria. Com apenas 30 segundos na tomada, o celular pode reproduzir até 1 hora de conteúdo audiovisual, como filmes e séries.

Hoje, o aparelho mais caro vendido pela Caviar é o iPhone 14 Pro Max Diamond Snowflake, que traz acabamento cravejado de diamantes e apenas 3 unidades fabricadas para o mundo todo — a peça rara é vendida por mais de US$ 600 mil, ou cerca de R$ 3,1 milhões, em conversão direta e sem impostos.

Na verdade, a única pequena diferença está no suporte a bandas de rede. Felizmente, os celulares da Xiaomi com versão global aceitam as bandas 4G disponíveis no Brasil, que são 1, 3, 5, 7 e 28 — essa última não roda em todos os modelos.

Xiaomi. Xiao significa pequeno. Mi significa arroz. Em chinês, claro, já que é essa a origem deste fabricante de produtos eletrónicos que de pequeno não tem nada.

Para saber se um smartphone Xiaomi possui versão global, por exemplo, acesse o site en.miui.com e procure o modelo. Por ser uma versão oficial, a global permite que o usuário receba atualizações de segurança e de versões do Android normalmente ao longo dos meses, é como um aparelho oficial normal.

Para que você possa carregar o celular com um carregador alheio, é preciso que a corrente seja igual à capacidade máxima exigida pelo celular ou superior. Mesmo ultrapassando o limite de amperes, o celular não estará em risco, uma vez que usará somente o necessário para recarregar a bateria e descartará o restante.

No entanto, ao não utilizar o carregador original, o consumidor corre o risco de ter avarias no celular e até de perder a garantia dos fabricantes.

Não há um risco iminente em mexer no celular enquanto ele carrega. Principalmente, se estiver fazendo uso de um cabo e um carregador original, ou seja, o que veio junto do aparelho, da fábrica, ou de uma marca que seja não só compatível com o seu smartphone, como também de boa qualidade.

Cuidados a serem tomados
Como podemos concluir, não há problema nenhum deixar o celular carregando a noite toda, é até indicado porque assim você já começa o dia com a carga cheia.

Você já deve ter ouvido conselhos como tirar o carregador da tomada antes da bateria ficar 100% carregada ou não deixar o smartphone carregado na tomada pra não viciar! Mas a verdade é que nada disso vale pros modelos atuais de smartphone.

A principal vantagem do carregamento rápido é mais do que óbvia: com ele você pode carregar o seu smartphone em menos tempo e com isso ter que esperar menos para tê-lo cheio de energia em suas mãos.

O carregador turbo proporciona 100% de carga de bateria em um telefone celular com muito mais velocidade que um modelo padrão. Ou seja, quando temos um carregador turbo, podemos deixar o smartphone na tomada por um período bem menor para carregar.