Porque o carbono e apolar?

Perguntado por: ocruz . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.2 / 5 20 votos

O dióxido de carbono é apolar devido à geometria linear que faz com que o momento dipolar resultante da molécula seja igual a zero. Em contrapartida, a água com sua geometria angular faz com que a molécula seja polar devido o vetor do momento dipolar ser diferente de zero.

O que é Apolar:
Apolar é a qualidade daquilo que não tem polaridade, normalmente relacionado às moléculas orgânicas. Na química, a polaridade das moléculas orgânicas está relacionada com a intensidade da eletronegatividade dos átomos que formam estas moléculas.

Se o número de ligantes iguais for igual ao número de nuvens no átomo central, a molécula é apolar; Se o número de ligantes iguais for diferente do número de nuvens no átomo central, a molécula é polar.

Se as moléculas se orientarem na presença desse campo, ou seja, se uma parte for atraída pelo polo positivo e a outra parte da molécula for atraída pelo polo negativo, então, elas são polares. Do contrário, se elas não se orientarem, elas são apolares.

Moléculas Apolares: não existe diferença de eletronegatividade entre os átomos. Moléculas Polares: existe diferença de eletronegatividade entre os átomos, apresentando um polo positivo e outro polo negativo.

Moléculas polares são aquelas que apresentam polos (positivo e negativo) e unem-se por meio desses polos, ou seja, polo positivo de uma molécula liga-se ao polo negativo da outra.

Essas moléculas não possuem regiões com cargas parciais positivas ou negativas, então elas não são atraídas eletrostaticamente pelas moléculas de água. Assim, em vez de dissolver-se, substâncias apolares (como, por ex., os óleos) permanecem separadas e formam camadas ou gotículas quando acrescentadas à água.

Uma ligação covalente é apolar quando apenas átomos de um mesmo elemento químico estão unidos; já quando são elementos diferentes, há diferença de eletronegatividade e a molécula é polar. A polaridade ocorre devido à formação de polos nas substâncias químicas, que são positivos e negativos de acordo com as cargas.

Moléculas diatômicas são aquelas que apresentam apenas dois átomos. A molécula será apolar apenas se os dois átomos presentes em sua constituição forem iguais, ou seja, pertencentes ao mesmo elemento químico. Exemplos: H2, Cl2, F2, Br2, O2, N2 etc.

Num solvente apolar, as moléculas de solvente possuem um momento dipolar nulo ou próximo de zero. Esta característica permite prever se um solvente consegue dissolver um determinado soluto.

As moléculas orgânicas podem ser polares ou apolares. Se tiverem apenas carbonos e hidrogênios serão apolares, mas se tiverem qualquer outro elemento serão polares. A polaridade de uma molécula orgânica ou inorgânica é definida pela diferença de eletronegatividade e pela geometria molecular.

OS OPOSTOS NÃO SE ATRAEM
Ela sugere que a água é polar e o óleo é apolar e, dessa forma, por apresentarem essa diferença de polaridade, eles não se misturam. É fato que substâncias apolares e polares se dissolvem melhor entre si, mas essa não é uma regra generalizada.

Se fôssemos fazer uma comparação: qual ligação, a covalente ou iônica, possui maior polaridade? A ligação iônica apresenta polarização máxima, ou seja, nenhum outro composto é mais polarizado que o composto iônico.

A ligação covalente polar ocorre quando dois átomos de elementos diferentes estão envolvidos em uma ligação. Sendo assim, os elétrons são compartilhados de maneira desigual, uma vez que, a eletronegatividade dos átomos é diferente.