Porque o canguru salta em duas patas?

Perguntado por: rgalvao . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

Os cangurus são atualmente o único grande mamífero a usar o salto sobre duas pernas como principal forma de locomoção. Eles são capazes de percorrer rapidamente grandes distâncias usando seu andar característico, que é mais eficaz em habitats abertos, como desertos e pradarias.

Canguru é um nome genérico dado a algumas espécies do gênero Macropus. Aqui vamos destacar duas dessas espécies, a Macropus rufus, conhecido como canguru-vermelho, e Macropus giganteus, conhecido como canguru-cinza-oriental.

Você sabia que os elefantes são incapazes de pular? Pois é, caro leitor, esses incríveis — e imensos — animais são famosos por seu extraordinário sentido do olfato, por raramente desenvolverem cânceres e por criarem complexos vínculos sociais, mas não conseguem dar simples pulinhos.

Cabra-das-montanhas
Apesar de serem muito pesados, eles conseguem ser ágeis. Prova disso é que conseguem saltar até 40 metros do penhasco abaixo, e horizontalmente podem saltar até quatro metros. Eles são considerados um dos animais que mais saltam no mundo.

Na época da colonização da Austrália, um assistente do explorador – Capitão Cook – ao ver aquele estranho animal dando pulos de até dois metros de altura, perguntou a um nativo como se chamava o dito. O nativo respondeu na sua língua: “gan-guruu”, que significa “não sei”. E assim o pobre animal passou a ser chamado.

Esses marsupiais não andam – nem para a frente e muito menos para trás pois não movem uma perna independentemente da outra, a não ser quando nadam. Por isso, passam a maior parte de suas vidas saltando.

Os cangurus, além dos grandes pés, possuem pernas traseiras grandes e bem desenvolvidas. As pernas fortes desse animal são essenciais para garantir-se um salto adequado.

O canguru é apenas uma espécie de marsupial e não vive no Brasil. Mas aqui tem muitas outras espécies. A característica que os diferenciam de outros mamíferos é sua forma de desenvolvimento. Marsupiais nascem prematuros e terminam o crescimento junto ao corpo da mãe.

Canguru-vermelho: 70 km/h

O canguru-vermelho, é o maior e mais conhecido de todos os cangurus, o maior mamífero nativo da Austrália, e o maior marsupial sobrevivente.

No caso da Austrália, diz o professor, o principal problema está na falta do predador natural do canguru - o dingo, da família dos lobos - naquele ambiente.

A velocidade atingida pelas cigarras da espuma chega a cerca de 14 km/h, o triplo do índice alcançado pelas pulgas, antes tidas como as campeãs do salto em altura. A aceleração após o salto pode ser de até 4000 m/s2, ou 408 vezes a da gravidade (seres humanos desmaiam sob efeito de uma aceleração muito menor).

O canguru e a ema são portadores do brasão australiano. Alegou-se que esses animais foram escolhidos para significar um país que está avançando por causa de uma crença comum de que nenhum deles pode retroceder. Dois cangurus vermelhos servem como portadores do Brasão de Armas da Austrália Ocidental.

  • Macropus giganteus
  • Canguru-vermelho
  • Macropus antilopinus
  • Macropus fuliginosus
  • Petrogale concinna

O elefante

O elefante é o único animal com quatro joelhos.

Um exemplo clássico de animais que não se locomovem são os corais, que pertencem ao filo dos cnidários e à classe Anthozoa. Muitas espécies de corais formam recifes, que são colônias típicas constituídas por esqueletos calcários produzidos pelos diversos pólipos que, em grande número, constituem a colônia.

Os elefantes são os únicos mamíferos que não podem pular. Não existem estudos que demonstram a razão para essa inabilidade. Contudo, biólogos estimam que parte do motivo é o fato de eles não terem músculos e tendões muito fortes nas patas e pouca flexibilidade nos tornozelos, além de serem muito pesados.

elefante-africano

Elefante
O elefante-africano é considerado o animal terrestre mais forte do mundo em força absoluta. A tromba é seu principal instrumento e pode levantar cerca de 350 kg com facilidade.