Porque o campo de futebol tem listras?

Perguntado por: lmedeiros4 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

Segundo ele, a Fifa exige um formato de desenho específico no campo e, apesar de ter uma função basicamente estética, sabe-se que as listras podem ajudar na organização do jogo e até facilitar o trabalho da equipe de arbitragem.

As linhas brancas do gramado, chamadas de demarcações, ajudam jogadores, árbitros e espectadores a entenderem determinadas cobranças como pênaltis, escanteios e reposições de bola.

As espécies mais indicadas de grama para campo de futebol são: Grama Batatais, grama Esmeralda e grama Bermudas. A grama para campo de futebol deve ser alta resistente à água das chuvas e com grande poder de absorção.

O árbitro Paulo César de Oliveira, que integra o quadro da Fifa e da Federação Paulista de Futebol (FPF), explicou que a meia-lua, tecnicamente chamada de arco penal, serve para determinar a distância de 9,15 m que existe da marca do pênalti até o perímetro que os demais jogadores devem permanecer durante a cobrança.

Origem do termo
No jargão futebolístico brasileiro, dar uma caneta (ou passar uma caneta) é o ato de passar a bola entre as pernas de um adversário.

Linhas Laterais e Linhas de Fundo
As duas linhas de marcação mais compridas denominam-se linhas laterais. As duas mais curtas chamam-se linhas de meta ou de fundo. O campo de jogo é dividido em duas metades (meio de campo) por uma linha de meio de campo (linha central) que une os pontos médios das linhas laterais.

A areia (de textura média) pode ser usada na cobertura do gramado, e é usada com dois propósitos: o de proteger a grama de geadas no inverno, em regiões de clima muito frio; o de nivelar o solo e encorajar brotação quando é feita no verão.

Basicamente, a linha de meio-campo serve para delimitar o espaço de cada time, já que cada equipe fica com uma área do gramado. Ela é importante porque mostra, por exemplo, se um time está mais no ataque ou na defesa.

A baliza ou meta, também chamada de gol no Brasil, ou ainda goleira no Rio Grande do Sul, é um conjunto de traves (ou postes) e um travessão, eqüidistantes das laterais do campo, por onde a bola deve entrar para que a equipe marque um ponto a favor.

Pela regra do jogo, a falta deve ser marcada onde a infração termina, ou seja, nesse caso dentro da área. Ressalto que, quando ocorre uma ação penal, a vantagem não deve ser dada; ela raramente pode acontecer, caso o gol aconteça praticamente de forma simultânea.

Ela retém muito calor, e a irrigação serve para ajudar a resfriá-la.

Com respaldo da dupla Fla-Flu, a opção pelo gramado híbrido, com 90% de grama natural e 10% sintético, se deu justamente pelas condições ruins que o estádio apresentou em algumas partidas do ano passado.

O meião furado de alguns jogadores durante as partidas tem chamado atenção na Copa do Mundo. Usar as meias com buracos ou cortada tem uma explicação. Trata-se de uma prática de alguns atletas para reduzir a pressão do tecido elástico contra os músculos da panturrilha.

Quem inventou esse drible foi Eduardo Amorim, jogador do Cruzeiro e do Corinthians, na década de 70 e 80.