Porque o camarão é Remoso?

Perguntado por: avieira3 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 19 votos

Consumir camarão em excesso pode ser prejudicial ao organismo, sabia? Isso porque esse crustáceo faz parte do grupo de alimentos remosos - isto é, pode ser tóxico para o organismo e, então, desencadear processos inflamatórios.

Algumas substâncias encontradas em certos alimentos ajudam a reconstruir o tecido lesionado durante uma cirurgia. Mas em contrapartida, há itens que devem ser totalmente evitados, e quem está no topo dessa lista é o camarão: ele modifica os níveis de algumas proteínas no organismo, levando a um estado inflamatório.

Alimentos vilões da cicatrização
É uma delícia mesmo, e é a comida preferida de muitas pessoas. Mas para a cicatrização, ele deve ser evitado. O crustáceo eleva o nível de proteína no organismo, o que gera um processo inflamatório. Isso atrasa a cicatrização.

O camarão é rico em vitaminas, como as do complexo B, que atuam no metabolismo; vitamina D e vitamina E, que previne o aparecimento de doenças neurológicas. O camarão é também uma boa fonte de ômega-3 os ácidos gordos, que reduzem o risco de problemas cardiovasculares, pois reduz o colesterol no sangue.

Carne de porco

Também chamados de “alimentos carregados”, o que os reimosos costumam ter em comum é a alta concentração de proteína e gordura animal. Carne de porco e de pato, camarão, caranguejo, moluscos e ovos encabeçam a lista.

O que são alimentos remosos? Parece um conceito difícil ao escutar o termo, mas alimentos remosos são aquelas opções no seu cardápio que atrapalham o processo de cicatrização, sendo ricos em açúcares e sal, gordura, óleo e afins.

5 alimentos que inflamam o corpo e que devem ser evitados

  1. Açúcar. Nosso organismo não consegue processar o açúcar com rapidez. ...
  2. Alimentos ricos em gorduras saturadas ou gordura trans. ...
  3. Carboidratos refinados. ...
  4. Álcool. ...
  5. Alimentos ultraprocessados à base de carne.

O camarão (crustáceos)tem uma proteína que dificulta a cicatrização e deve ser evitado em torno de 30 dias.

Olá! Pode comer camarão, desde que esteja limpo, pois é possível que algum fragmento da casca penetre na região operada e lhe cause grandes problemas.

Como o camarão está longe de ser o único patrocinador de inflamações, a relação de ingredientes contraindicados a quem tem encontro marcado com o bisturi não é pequena. Para ter ideia, todos os alimentos ricos em gorduras trans, como salgadinhos, sorvetes, biscoitos e congelados, figuram na lista.

Os alimentos remosos ou reimosos também são conhecidos pela alcunha de “alimentos carregados” e costumam apresentar quantidades elevadas de proteína e gordura animal. O camarão faz parte dos que são considerados alimentos remosos, ao lado de outros itens como carne de porco, carne de pato, caranguejo, moluscos e ovos.

O consumo de álcool, o tabagismo e a má alimentação são vilões para uma boa recuperação e cicatrização. Esses são hábitos que provocam reações negativas no nosso organismo, dificultando o desenvolvimento da imunidade e da regeneração do corpo.

tilápia

A tilápia não é considerada um pescado remoso, ou seja, pode ser consumido pós cirurgias, tatuagens e durante a gravidez. Possui sabor suave, cor branca e baixo teor de gordura e até 20% de sua composição é pura proteína. Rica em Ômega-3, gordura essencial para o nosso organismo.

Segundo a especialista em nutrição, Beatriz Robles, “o recomendável é não comer a cabeça dos camarões nem o corpo dos caranguejos, enquanto que as pernas no caso dos caranguejos e o corpo no caso dos camarões se podem consumir, porque a quantidade de cádmio presente não é elevado, não representado qualquer perigo para ...

A tripa, linha preta dentro do camarão é uma víscera do crustáceo e deve ser retirada antes do cozimento. Acredita-se que ela possua restos de areia e uma concentração de chumbo e cádmio (este tanto por dentro quanto na casca).

9 Isto comereis de tudo o que há nas águas: tudo o que tem barbatanas e escamas nas águas, nos mares, e nos rios; isso comereis. 10 Mas tudo o que não tem barbatanas nem escamas nos mares, e nos rios, de todo réptil das águas, e de toda alma vivente que há nas águas, esses serão para vós abominação.