Porque o café faz mal para quem tem gastrite?

Perguntado por: eassuncao . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.9 / 5 2 votos

Segundo especialistas, o café pode causar irritação da mucosa gástrica, reduzindo os mecanismos de defesa do estômago, além disso, ele pode provocar relaxamento do esfíncter do esôfago permitindo a ocorrência do refluxo.

Quem tem gastrite pode tomar café com leite? Pode fazer o consumo com moderação.

Alimentos que podem piorar a gastrite, em geral, incluem pimentas, frituras e alimentos gordurosos e/ou muito condimentados, café, chás e refrigerantes com cafeína, balas e gomas de mascar, enlatados, molhos e condimentos, álcool, entre outros.

“Também devem ser consumidos alimentos ricos em fibras, como pães integrais, torradas integrais, aveia, chia e granolas. Esses alimentos são indicados pelo fato de diminuírem a secreção do suco gástrico, reduzindo os sintomas da inflamação”, destaca.

Como aliviar a Gastrite?

  • Passe longe de vícios. Fumar causa problemas de saúde, inclusive gastrite. ...
  • Moderar no café O café exerce uma ação irritante se a mucosa do estômago estiver inflamada. ...
  • Alimentação balanceada. ...
  • Comer de três em três horas. ...
  • Controlar o estresse e a ansiedade.

A resposta para essa pergunta é sim. O ovo pode ser incluído na dieta de quem tem gastrite, mas desde que seja cozido (ou mexido) e servido apenas com um pouco de sal. O uso de temperos (como pimentas e ervas), azeite ou manteiga - alimentos mais agressivos para o estômago - deve ser cortado nesse período.

Laranja-lima, banana, maçã, goiaba, peixe, frango, gengibre e suco verde são alguns dos alimentos com efeito positivo no processo de digestão e podem amenizar os sintomas da gastrite. Por isso, o consumo é recomendado no dia a dia.

Pode comer feijão? Não existe nenhum alimento formalmente contra-indicado para pacientes com gastrite. Cada caso é analisado individualmente numa consulta. De uma maneira geral, orientamos que o paciente evite o alimento que seja o gatilho dos seus sintomas.

O Omeprazol é indicado para tratar esofagite de refluxo, gastrite, úlcera gástrica e úlcera duodenal. Ele também funciona como um protetor gástrico para quem vai usar medicamentos que “machucam” o estômago.

Além de não provocar o desconforto, a fruta tampouco agrava os sintomas de quem já possui o problema gástrico, garante Anamelia. Ou seja, até mesmo pessoas que já sofrem de gastrite podem tomar limão com água diariamente.

Elimine os alimentos irritantes da sua dieta
Essa é a dica mais importante no tratamento de gastrite. Elimine todos os alimentos e guloseimas que podem irritar a mucosa do estômago. A maioria das pessoas que tem gastrite sentem a piora dos sintomas quando ingerem alimentos processados, fritos ou picantes.

Alguns dos medicamentos mais usados para o tratamento de gastrite são:

  • Esomeprazol Magnesio.
  • Omeprazol.
  • Pantoprazol.
  • Mylanta.

Entre os alimentos que podem ser ingeridos no café da manhã para quem sofre com gastrite estão: o ovo mexido, o queijo branco, frutas e até um pãozinho francês. O importante, neste momento, é não abusar nos alimentos e não consumir frituras. Outro alerta dado pela gastroenterologista tem a ver com os carboidratos.

“É possível eliminá-la com o tratamento medicamentoso a base de antibióticos e medicamentos inibidores da bomba de prótons, utilizados de forma contínua por 14 dias”, afirma o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos. De acordo com o especialista, a primeira opção de tratamento consegue eliminar totalmente a H.

Na gastrite alimentos gordurosos podem piorar os sintomas clínicos. Prefira queijos com menor teor de gordura, como o cottage e a ricota. O consumo de queijos não atrapalha o tratamento do H. Pylori, que é uma bactéria.

Laranja lima, banana, maçã, pêra, goiaba e mamão estão na lista de frutas liberadas, já que não agridem o estômago. Os seus sucos também podem ser ingeridos sem medo.

Prevenindo a gastrite
Para estas pessoas, os médicos podem receitar junto com o anti-inflamatório, um antiácido como ranitidina ou omeprazol.

Lozeprel 20mg, caixa com 14 cápsulas duras de liberação retardada.