Porque o cachorro se esconde quando está doente?

Perguntado por: earaujo . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.4 / 5 7 votos

Este é um comportamento instintivo do cachorro doente: eles procuram um lugar seguro e escondido para se proteger de possíveis predadores. Nestas circunstâncias, você deve levar o doguinho ao veterinário imediatamente.

Cachorro quieto e triste, o que pode ser? De fato, se o cachorro aparenta estar triste e fica mais quieto que o normal, é provável que seja sinal de alguma doença física ou até mental, como a depressão, ou apenas que algo está incomodando, como mudanças em sua rotina.

Um cachorro que se esconde pode ser uma preocupação em casos de ansiedade ou doença; assim, se você estiver preocupado com essa conduta, não hesite em levá-lo ao veterinário.

Choro ou grito. Por falar em choro, gritar alto é uma das formas de avisar que está com dor. Contudo, gemido ou choro baixinho também são sinais de cachorro com dor no corpo. No geral, quando ele está sempre chorando é porque está com dor crônica e precisa da sua ajuda rapidamente.

Por exemplo, é possível saber se o cachorro está com febre caso ele apresente:

  1. Focinho quente e seco.
  2. Orelhas quentes.
  3. Letargia, desânimo, falta de energia, cansaço.
  4. Tremedeiras.
  5. Olhos vermelhos.
  6. Vômito.
  7. Tosse.
  8. Perda de apetite.

Nesses casos, o cachorro esfrega o rosto no chão apenas naquele momento. Quando retira o que o incomoda, tudo volta ao normal. Por outro lado, quando o peludo começa a se esfregar com frequência, algo não está bem. Nesse caso, o cachorro se esfregando no chão pode estar com coceira, ou seja, você precisa ajudá-lo.

Os principais sintomas são: Apatia, Perda de apetite, Diarreia, Vômito, Febre, Secreções oculares (remela em grande quantidade), Secreções nasais (pus), Convulsões, Paralisias, Tiques nervosos e falta de coordenação.

Como ajudar o cachorro doente
É importante estimular que o cachorro coma, mas sem forçar. Somente alimentado ele terá forças para se restabelecer. Neste caso, podem ser oferecidos alimentos ricos em vitaminas (B6, B12, selênio). Legumes e frutas são exemplos.

Costuma, em grande parte dos casos, ser causada por alguma lesão ou trauma na medula espinhal, apresentando sintomas típicos como caminhar cauteloso, pescoço rígido e até mesmo paralisia dos membros.

O tratamento do cachorro com fraqueza vai variar de acordo com o diagnóstico. Caso a apatia do cão esteja ligada a um quadro de desidratação, por exemplo, é provável que, antes dos exames complementares serem feitos, o médico-veterinário já dê início à fluidoterapia (soro na veia).

Cachorro sem apetite, mole e triste: causas
Se, ainda assim, ele não quiser comer e não demonstrar interesse, é sinal de que algo não está bem com a saúde do peludo. Portanto, o próximo passo é levá-lo a uma consulta veterinária.

Por isso, alguns motivos pelos quais os cães gostam de dormir no chão, são: Conforto; Temperatura agradável em dias muito quentes; Temperatura agradável em dias muito frios (caso o local esteja pegando sol);

Portanto, dar dipirona para cachorro é sim possível, no entanto, essa não costuma ser a primeira opção de veterinários devido ao desenvolvimento de vários antipiréticos e anti-inflamatórios para cães mais seguros e eficazes no tratamentos.

O medo nos cachorros pode ser causado porque ele teve uma socialização deficiente, na qual o cão não foi adequadamente introduzido a todos os estímulos com os quais viverá na vida adulta (pessoas, animais, ambientes, ruídos...), herança genética e experiências vividas.

Vocalização. O latido do cachorro é a maneira mais comum que ele tem para se comunicar e expressar o que está sentindo. Se ele late com intervalos de segundos, pode estar pedindo por comida ou água. No caso do uivo, o animal pode estar querendo chamar a atenção dos tutores por sentir-se sozinho.

Nos casos em que o pet gosta de ficar o tempo todo ao lado do tutor, não é preciso se preocupar. Não é nenhum tipo de carência ou dependência emocional. É apenas uma forma de o cão estar próximo de quem ele ama, seja protegendo ou tendo como uma referência.

Nos dias em que as dores estiverem bem intensas, faça compressas de água quente na região afetada. É importante que o animal esteja com a coluna ereta para o cuidado ter efeito. Verifique antes se a água não está muito quente, pois pode queimar o cão.