Porque o cachorro puxa a roupa do varal?

Perguntado por: nximenes6 . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 6 votos

Isso pode acontecer pois o animal está se sentindo entediado, porque quer chamar a atenção ou simplesmente porque eles são curiosos, e querem saber como aquilo funciona.

Pode ser que a roupinha seja incômoda e esteja restringindo seus movimentos, como também pode ser que seu pet simplesmente não se adapte a elas. No primeiro caso, uma dica é procurar um modelo de roupa para cachorro mais confortável e soltinho, como algo sem manga. Se mesmo assim o pet não se acostumar, a Dra.

Pendure um sino ou uma latinha com algo que faça barulho no varal, se ele mexer na corda, o sino fará barulho e, assim, se ele não se intimidar com o barulho, ao menos você saberá que ele está mexendo nas roupas.

Os cães são animais cursoriais, ou seja, eles têm a corrida como principal forma de defesa. Ao ser abraçado ele é imobilizado e "perde" esta defesa, o que o faz se sentir ansioso e desconfortável.

Isso porque, ao se deitarem sob os pés, os cães deixam um cheirinho característico nessa parte do corpo. Por conta do olfato muito desenvolvido desses animais, esse é um ato que serve para deixar claro aos outros pets que possam se aproximar do tutor que aquele humano já tem “dono”.

O que explicaria essa atitude é que os cães costumam querer ficar próximos de quem oferece mais afeto a eles. Ou seja, é comum que ele siga o tutor que dê o que ele precisa: carinho, comida, água e brincadeiras. Isso porque ele sabe que com aquela pessoa, não ficará desamparado.

'Cães parecem ser sensíveis ao estado emocional dos donos'
Mas a maior velocidade com que os animais de donos que choravam fizeram isso indica que eles estavam reagindo ao fato do humano estar em uma situação de estresse e tentaram ajudar.

Justamente por conta dessa relação de afeto, acredita-se que, embora de maneira bem distinta de nós, um cachorro sente saudade do dono quando não está por perto.

Eu quero sua atenção!
Também é comum que ele deite sobre algo e recuse se levantar. Às vezes, ele faz isso só para chamar a atenção do tutor. Assim, esse é mais um motivo que explica por que cachorro dorme em cima do chinelo. É comum estar atarefado em casa, sem conseguir dar a devida atenção ao peludo.

Dorme sobre as suas coisas
Deitar sobre mochilas e roupas do dono mostra que ele se sente confortável e seguro para dormir ali e que gosta de sentir o seu cheiro. E caso o seu cachorro decida fazer xixi sobre o seu travesseiro ou a sua cama, não entenda isso como vingança.

Além de inútil, tanta roupa pode botar o cão em risco”, alerta o veterinário. “O cachecol, por exemplo, às vezes provoca acidentes quando ele, tentando se desvencilhar da peça, acaba se enforcando.” Cães de pelagem longa definitivamente não precisam de roupa nenhuma, por mais frio que esteja o clima.

“Se o cachorro demonstrar estar confortável com a situação, segure a roupa de forma que a mão passe por dentro de onde passa a cabeça do cão, liberando a recompensa lentamente.” Em roupinhas abertas, a adestradora recomenda colocar a peça no lombo e liberar recompensas frequentemente, abrindo e fechando a roupinha.

De acordo com a Dra. Karina Mussolino, médica-veterinária e gerente técnica da Petz, muitos cães sentem frio, sim. Além disso, eles ficam sujeitos a doenças associadas à friagem. Assim, ela explica que o uso de roupas de frio para cachorro é indicado, principalmente, para os pets de pelo curto.

risco de infecções tanto da mãe, quanto dos bebês", afirma. E, por mais fofos que os filhotes sejam, não se deve ficar encostando neles. "O tutor não deve não tocar nos filhotes, para que não haja rejeição da mãe", completa o veterinário.

Um cachorro mimado é aquele que chora para tudo, ou faz faniquito por querer algo, que late para conseguir o que quer e é atendido prontamente. Em sua casa, há mais coisas para o animal, do que para o próprio humano.

Au-Phone

Qual o celular preferido do cachorro? Resposta: Au-Phone.

O estudo revelou que o cachorro consegue diferenciar entre o cheiro da pessoa apresentando e do seu dono no seu cérebro e fica feliz ao cheirar o seu dono, mesmo quando ele não está presente. Interessantemente, ao ser apresentado ao cheiros do seu dono, a região do cérebro do cachorro relacionada a recompensa ascendia.

Bem, sem mais rodeios então, a reposta para essa pergunta é: por toda vida! As associações que são realizadas em seu cérebro e que estão relacionadas com o que essa pessoa o fez sentir, com seus gestos e movimentos, com seu olhar, sua voz e seu cheiro, é uma lembrança que sempre permanecerá em seu animal de estimação.