Porque o cachorro lambe a gente quando saio do banho?

Perguntado por: aoliveira . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.5 / 5 16 votos

Existem muitas causas possíveis para esse hábito. Por isso, não se deixe enganar: lamber os pés e outras partes do corpo humano não se trata apenas de uma questão de afeto. Na realidade, essa é uma prática que faz parte do instinto canino. Afinal, os cães compartilham lambidas entre si desde filhotes.

Se o rabo inteiro movimenta-se de um lado ao outro, em uma oscilação relaxada, é sinal de muita alegria. Aproveite e retribua com uma bela coçada atrás das orelhas para agradecer. Já as lambidas são o equivalente canino ao beijo e expressam amor e gratidão. Os cachorros só lambem quem é muito querido.

Ele passa o seu dia observando o que o rodeia e enxergando a querida família dele. A visão dele é bem diferente da nossa, por isso mesmo ele não o enxerga do mesmo jeito que você a ele.

Lambeijos e mais lambeijos
Certamente, em mais de uma ocasião, seu cachorro o lambeu depois de você acariciá-lo, lhe dar comida ou brincar com ele. Pois bem. Saiba que dar esses 'lambeijos' é uma das formas que os cães têm de agradecer. É a maneira deles de demonstrar afeto e, geralmente, o fazem no rosto ou nas mãos.

Os cães são animais cursoriais, ou seja, eles têm a corrida como principal forma de defesa. Ao ser abraçado ele é imobilizado e "perde" esta defesa, o que o faz se sentir ansioso e desconfortável.

Há ainda, segundo os especialistas, mudanças corporais que indicam o ciúme do animal, como o pelo do pescoço arrepiado. Orelha em pé é um sinal de atenção e alerta, enquanto recuar latindo demonstra a insegurança do cão e a procura por um lugar para se proteger.

Como saber se o cachorro está feliz? 5 sinais que você precisa observar

  • Ficar com a postura relaxada. Um primeiro sinal de cachorro feliz é ele estar com a postura relaxada. ...
  • Demonstrar confiança. Seu cachorro sente-se seguro ao seu lado? ...
  • Estar com um bom apetite. ...
  • Ficar perto. ...
  • Manter-se ativo.

Há algumas favoritas: as palavras e frases “sente”, “vamos”, “bom garoto/garota”, “deite”, “fique”, “espere”, “não”, “sim” e “solte isso” foram reconhecidas por 90% dos cachorros. O próprio nome do animal também entra nessa lista.

Ficamos assim a saber que um cão normal pode aprender uma média de 165 palavras, mas os mais inteligentes, como os border collie (ver tabela), podem mesmo chegar às 250.

O ato de desviar o olhar e evitar ao máximo o contato olho no olho significa que o cão está dizendo que não quer brigar. Os cães que piscam enquanto olham nos olhos dos humanos também estão dizendo que não querem briga.

Apesar dos cachorros serem ótimos leitores corporais e se comunicarem bastante conosco por gestos, eles podem, sim, aprender por associação o significado das palavras. Ou seja, eles são capazes de entender (e responder) ao seu nome!

Estudos mostram que cães exploram mais na presença de alguém da confiança deles. Então ter um humano preferido aumenta muito a autoconfiança do cachorro", explica. Os sentimentos caninos são bem variados e também expressos de diferentes maneiras.

Sendo assim, como é possível os bichinhos diferenciarem pessoas, uma vez que a aparência pouco importa? De fato, os rostos das pessoas não fazem tanta diferença para esse reconhecimento. Um detalhe que será crucial, no entanto, é seu cheiro. Estudos indicam que os cães conseguem diferenciar as pessoas pelo olfato.

O ideal é não dar “tchau” ao sair e nem fazer festa ao chegar. Ao se despedir e fazer festa ao chegar, você mostra que é muito mais legal estar com você do que ficar sozinho. Assim, ele passará o dia todo ansioso pela sua chegada.

Isso significa que eles conseguem perceber quando os tutores estão ansiosos, tristes ou com raiva, por isso, tentam se aproximar deles para demonstrar apoio e consolá-los. O comportamento canino é muito complexo, mas é possível encontrar semelhanças entre os hábitos dos cães e dos humanos.

Já se o bichinho convive com você, ele certamente vai se sentir mais confortável em expor todo o corpo para receber as carícias. Geralmente, os melhores lugares para fazer carinho no cachorro são a barriga, peitoral, orelhas e pescoço. Alguns também apreciam no espaço entre os olhos.

A maioria dos cães não gosta de receber carinho no topo da cabeça, nas pernas, patas, cauda e focinho. Evite a virilha, a extremidade traseira e o rosto dele. A barriga pode entrar nesta lista especialmente se ele não confia em você.

Um cachorro mimado é aquele que chora para tudo, ou faz faniquito por querer algo, que late para conseguir o que quer e é atendido prontamente.

Abraçar o animal de estimação pode parecer uma boa ideia, principalmente quando o tutor estiver tentando animar ou recompensar o pet. Especialistas em comportamento canino, no entanto, alertaram que o gesto pode desencadear estresse no cachorro, tornando-o agressivo.

Raças de cães mais ciumentos!

  1. Chihuahua. Saiba Mais. Openinghttps://www.portaldodog.com.br/cachorros/racas/dalmata-e-bravo/ ...
  2. Dachshund. Saiba Mais. Openinghttps://www.portaldodog.com.br/cachorros/curiosidades/caes-ciumentos/ ...
  3. Pug. Saiba Mais. ...
  4. Labrador. Saiba Mais.

Apesar dos locais utilizados durante uma consulta veterinária, na verdade, seu pet pode sentir mais cócegas nas regiões das orelhas, costas e barriga. Nessas regiões encontram-se um grande número de terminações nervosas. O reflexo de coçar tem uma função muito importante para os cachorros para sua sobrevivência.