Porque o cachorro fica tossindo como se estivesse engasgado?

Perguntado por: lvieira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 17 votos

O cachorro tossindo como se estivesse engasgado é comum a várias doenças, portanto, leve regularmente o seu pet ao médico-veterinário para avaliação e prevenção de doenças do coração, bronquite, colapso de traqueia e outras enfermidades respiratórias que causam tosse crônica.

“Segure o pet com as costas apoiadas em seu peito. Em seguida, abrace-o com as mãos abaixo das costelas e faça força, pressionando para cima, com o objetivo de empurrar o que quer que esteja obstruindo a via respiratória do seu cão”, orienta Beatriz.

Os pets possuem uma válvula na parte superior da laringe (chamada de epiglote). Ela fica aberta e por conta disso líquidos e alimentos podem acabar seguindo para a laringe. Para que isso não aconteça, o organismo acaba produzindo jatos de ar, deixando o cachorro fazendo barulho como se tivesse engasgado.

Cachorro com tosse e Problemas Cardiovasculares
“Algumas doenças cardíacas fazem com que regiões específicas do coração aumentem de tamanho. Nesses casos, a cada pulsação, esta região aumentada pode entrar em contato físico direto com um dos brônquios, que possuem receptores nervosos muito sensíveis.

Mel natural
Por isso é tão usado como remédio caseiro contra tosses e resfriados. Dê uma colher de chá a cada cinco horas para seu cachorro lamber. Não abuse, pois o mel pode causar desconforto no estômago dele. E lembre-se de usar mel natural, pois o açúcar das versões industrializadas pode fazer mal ao animal.

Cachorro tossindo: sintomas de que o cachorro está engasgado

  1. O cachorro pode ficar inquieto;
  2. Aumento na salivação ou espumas;
  3. Tentativa de tirar algo da boca com as patas;
  4. Dificuldade para beber água e se alimentar;
  5. Vômito;
  6. Piloereção (pelos arrepiados).

Se você está se perguntando “como saber se meu cachorro está engasgado“, observe se ele:

  1. Balança a cabeça.
  2. Bate as patas na boca.
  3. Choraminga.
  4. Saliva em excesso.
  5. Mantém a boca aberta.
  6. Faz mímica de vômito.
  7. Não para de se mexer.

Doxiciclina

Já em casos mais severos, em que o animal tenha quadros de broncopneumonias bacterianas, é indispensável o uso de antibióticos no tratamento. A Syntec oferece ao mercado veterinário o Doxitec®, o Hiclato de Doxiciclina líder de mercado, nas apresentações de 50mg, 100mg e 200mg.

Dentre as tetraciclinas, a doxiciclina é o antibiótico de eleição, sendo preconizada na dose de 5-10 mg/kg de peso a cada 12 ou 24 horas, respectivamente, por até 5 dias após o término dos sinais clínicos ou por pelo menos 14 dias (Nelson e Couto, 2015).

As principais alternativas de tratamento são: Diuréticos, como por exemplo furosemida. Medicamentos inodilatadores, por exemplo pimobendan. Inibidores da ECA (enzima conversora de angiotensina) para relaxar os vasos sanguíneos e assim reduzir o esforço do coração.

A tosse seca tem mais semelhança a um engasgo e pode vir acompanhada de espirros, febre, falta de apetite e secreções. Esses sintomas podem estar associados a alguma doença contagiosa. É necessário levar o animal ao veterinário para avaliação e para que ele indique algum remédio ou xarope para tosse de cachorro.

Sinais de Alerta de Problemas do Coração em Animais

  • Intolerância à atividade física (cansaço fácil): É um dos sinais que mais chamam a atenção dos responsáveis. ...
  • Cianose: ...
  • Emagrecimento: ...
  • Tosse: ...
  • Aumento do volume abdominal: ...
  • Dificuldade respiratória: ...
  • Desmaios:

Quando a tosse persiste por mais de três semanas, ela pode ser considerada subaguda, a partir de oito semanas passa a ser crônica. Para ambas as situações, a preocupação em procurar um médico é indicada para obter um diagnóstico o mais cedo possível.

Normalmente, a doença é autolimitante e a cura ocorre entre 4 dias e 3 semanas. Entretanto, o tratamento para tosse dos canis também inclui o isolamento do animal acometido por, pelo menos, 15 dias como profilaxia para evitar o contágio de outros cães, incluindo a separação de comedouro e bebedouro.

De acordo com o especialista, os medicamentos para humanos podem causar graves problemas nos peludos. Por isso, cuidado! Cachorro não pode tomar xarope em hipótese nenhuma!

Nesse caso, é muito simples aprender como desengasgar cachorro: basta levantar as patas traseiras do pet, de forma que a força da gravidade pode ajudá-lo a tossir e expelir o motivo do engasgo. No caso de raças pequenas, é indicado fazer esse movimento com muita delicadeza.