Porque o cachorro fica atrás da gente?

Perguntado por: rAvila2 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.8 / 5 4 votos

Esse excesso de dependência e a falta de segurança e autoconfiança para ficar a poucos metros do tutor é algo extremamente preocupante. Pode parecer um sinal de amor, do cachorro querer estar com você o tempo todo. Mas o motivo dele ser sua sombra não é nada fofo. Isso acontece por angústia.

A preferência depende de alguns fatores, como prazer, segurança e confiança garantidos pelos tutores. Se o seu cachorro segue uma pessoa específica da família pela casa, dorme apenas com ela e manifesta confiança apenas com esse alguém, é provável que ele tenha um "humano preferido".

Sentidos caninos. Os sentidos dos cães são tão apurados que alguns acreditam que eles podem sentir até mesmo a presença de espíritos no ambiente. Crenças à parte, os cães realmente conseguem 'sentir no ar' que algo está para acontecer, que vão desde a chuva até o falecimento de um membro da família.

Não é raro que os cachorros literalmente grudem o focinho nas pernas dos tutores enquanto caminham com eles pela casa. A sensação de proximidade traz segurança e bem-estar, mesmo que seja no banheiro, bem ao lado do vaso sanitário.

Assim como com gatos, na linguagem corporal de cães, beijo é algo que não existe. É por isso que é muito provável que ele fuja ou se sinta intimidado quando beijamos ele. Concluindo, o cão rejeita o beijo porque é algo incompreensível para ele, não tem nenhum significado particular.

Quando está estressado, assustado ou se sentindo ameaçado de alguma forma, o cachorro pode desviar o olhar ou virar as costas. É uma forma de se retirar de um possível conflito. Algo como “melhor eu ignorar/sair antes que dê briga”.

Ficar triste sem motivo aparente
Um dos principais sinais de que o cachorro sente falta do dono é quando ele fica triste sem razão aparente. Basta você sair do lar, que o pet vai para algum canto, se isola nele e passa um bom tempo deitado e com uma expressão descontente, permanecendo assim até o seu regresso.

Apesar dos cachorros serem ótimos leitores corporais e se comunicarem bastante conosco por gestos, eles podem, sim, aprender por associação o significado das palavras. Ou seja, eles são capazes de entender (e responder) ao seu nome!

Expressão facial do amor
Não importa o quanto desejemos esconder nossos sentimentos, a maioria dos donos de pet sabe que eles são sensíveis ao estado emocional do tutor. Estudiosos dizem que, quando um cão se sente conectado a alguém, ele ergue a sobrancelha esquerda mais do que a direita.

Na maioria das vezes, isso ocorre quando o pet não foi devidamente socializado. Para resolver o problema, é recomendado buscar a ajuda de um veterinário e um adestrador que ajude o cachorro tímido a perder o medo de outras pessoas e animais.

Um dos principais sentidos dos cães é o olfato. Em alguns casos, eles conseguem identificar a presença de micro-organismos nocivos à saúde humana – é o caso de algumas bactérias, fungos e, com menor frequência, de vírus.

Câncer de pulmão, intestino, ovário, próstata, mama e até melanomas fazem parte dessa lista. Assim como outras doenças, o câncer tem marcadores detectados, em alguns casos, nos fluídos humanos. Sendo assim, cães são treinados para detectar a presença desses compostos na pele, urina, hálito, fezes e suor dos pacientes.

Há ainda, segundo os especialistas, mudanças corporais que indicam o ciúme do animal, como o pelo do pescoço arrepiado. Orelha em pé é um sinal de atenção e alerta, enquanto recuar latindo demonstra a insegurança do cão e a procura por um lugar para se proteger.

Olhar de saudade: seu cão quer algo
Na maioria das vezes que você pega seu cachorro olhando para você, é porque você tem algo que ele quer. Isso pode ser um brinquedo, um petisco saboroso ou uma mão que deveria acariciá-la. Olhar para você também pode ser um sinal de que seu cão quer sair para passear.