Porque o cachorro engordar quando é castrado?

Perguntado por: agomes7 . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.6 / 5 14 votos

O cachorro engorda quando castra por se movimentar um pouco menos do que antes. Além disso, com as alterações hormonais, ele acaba precisando de uma nutrição diferenciada. É por isso que, quase sempre, é recomendado trocar a ração comum pela especial para peludos castrados.

Castrar seu cachorro não altera em nada o comportamento e os instintos caninos. Muitos donos pensam que ele ficará mais agressivo, agitado ou estressado pelo fato de não poder mais se reproduzir, que ficará entediado ou não que será mais um bom companheiro.

O que acontece é que há uma alteração hormonal depois do procedimento, levando a aumentos de apetite e comportamentos mais sedentários. Nesse caso, cabe ao tutor ficar atento a essas mudanças e adaptar alimentação e rotina de exercícios ideal para seu pet manter o ritmo saudável.

4 dicas para ajudar o cachorro a emagrecer

  1. Procure um veterinário. O médico-veterinário é o profissional mais indicado para diagnosticar a obesidade canina. ...
  2. Não reduza a quantidade de ração por conta própria. ...
  3. Estimule exercícios físicos (com orientação de um veterinário) ...
  4. Peça a colaboração de todos os membros da família.

O tempo de recuperação de um cachorro castrado varia entre uma semana e 12 dias, aproximadamente. Existem diversos cuidados que precisam ser tomados, principalmente com os pontos. Para não ter o perigo de estourar os pontos, o cão pode utilizar um colar elizabetano. A ferida da cirurgia precisa ficar sempre limpa.

Além de vantagens especificas relacionadas ao gênero, existem algumas em comum para machos e fêmeas, como controle populacional, diminuição do risco de transmissão de doenças sexualmente transmissíveis, e aumento da expectativa de vida. O mito de que a castração reduz a agressividade do cão é falso.

Auxílio no tratamento de doenças não relacionadas ao sistema reprodutivo, como diabetes e epilepsia; Possível redução de comportamentos indesejados como territorialismo, agressividade e marcação de território. Dentre os inúmeros benefícios da castração, destaca-se também a diminuição da superpopulação pet.

“Após a castração, é necessário controlar a alimentação e fornecer um alimento com baixo teor de gordura e rico em fibras”, explica. “Assim, o animal diminui o aporte energético, sem ficar com fome”, completa.

O resultado de como fica o saco do cachorro castrado após a cirurgia pode variar. Na maioria das vezes, os veterinários apenas fecham a pele com dois ou três pontos após a retirada dos testículos. Assim, a pele continua intacta, mas sem os testículos em seu interior.

Em média, leva-se de 7 a 21 dias para sarar os pontos em cães. Esse tempo pode variar, já que o processo não é o mesmo para todas as raças. Alguns se recuperam rapidamente, enquanto outros precisam de mais dias para se recuperar totalmente. A cicatrização completa dos pontos também precisa considerar algumas situações.

Evite atividades físicas. Durante o período de recuperação, o animal precisa de repouso. É difícil impedir que ele se movimente, mas você pode evitar de incentivar ele a correr, pular, brincar, passear, conviver com outros animais e fazer outros movimentos que podem prejudicar a recuperação, pelo menos por um tempo.

Os cães jovens podem querer voltar a brincar no mesmo dia. No entanto, os cães devem ser mantidos calmos por 10 a 14 dias após a cirurgia, ou por quanto tempo seu veterinário recomendar.

Com isso, as rações para gatos castrados contêm menos gordura do que rações tradicionais. “Elas também têm um índice alto de fibras na composição, o que ajuda na saciedade do animal e também na eliminação de bolas de pelos, uma vez que ele tende a ficar mais parado se lambendo”, diz Farah.

Por que cachorros engordam? As causas mais comuns de cachorro obeso são a alimentação inadequada e pouco exercício físico – ou as duas coisas! O problema pode ser o tipo de ração que o cachorro come ou a rotina de alimentação.

“Mas é importante tomar cuidado com a alimentação para evitar obesidade”, alerta. Não há restrições para a dieta após a castração. O alimento, porém, deve ser de alta qualidade e oferecido na quantidade diária certa para que não haja excessos.

A troca da ração ou a alimentação natural com quantidades insuficientes de calorias, proteína e gordura também são motivos para o cachorro perdendo peso. A ração precisa ser o mais completa possível para o cachorro ter todos os nutriente e vitaminas necessários.

Outras situações em que a fralda para cachorro pode ser usada é em cadelinhas não castradas que estão no cio ou em casos pós-cirúrgicos, que necessitam de atenção especial.