Porque o cachorro chora quando o dono chega?

Perguntado por: anascimento5 . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.9 / 5 4 votos

Segundo os pesquisadores, a produção de lágrimas está ligada à presença do “hormônio do amor”, ou oxitocina. Os estudiosos também tentaram entender a parte funcional dessas lágrimas. Para isso, pediram aos donos que ordenassem fotos de seus cães em função de quais delas lhes davam mais vontade de cuidar dos animais.

Como acontece com os latidos, os cães, quando choram estão tratando de comunicar alguma coisa. Emoção, ansiedade, frustração, dor, ou talvez estão tratando chamar sua atenção. Existem muitas razões para os cães utilizarem esse tipo de recurso.

Entre suas causas estão um vínculo muito forte com o tutor e a falta de independência e de estímulos capazes de distrair seu amigo de quatro patas quando ele está sozinho.

Evite deixá-lo muito tempo sozinho
Além disso, o choro pode incomodar os vizinhos, causando ainda mais problemas para você. Leve o seu peludo com você! Dê preferência a lugares que aceitam cachorros, com certeza ele vai adorar o passeio.

De acordo com o especialista em comportamento canino Adem Fehmi, os “aumigos” têm, sim, um tempo “limite” para ficar sozinhos. “Idealmente, devemos procurar deixar nossos cães adultos sozinhos por não mais do que quatro horas por vez”, revelou, em entrevista ao The Mirror.

Sim, pode acontecer. Em uma família, sempre tem uma pessoa pela qual o pet dedica intenso afeto — em especial cães e gatos, que interagem mais com os tutores. A paixão é tanta que reflete em seu comportamento.

automutilação; alimentar-se somente na presença do tutor; andar em círculos; fazer movimentos repetitivos.

Ficar triste sem motivo aparente
Um dos principais sinais de que o cachorro sente falta do dono é quando ele fica triste sem razão aparente. Basta você sair do lar, que o pet vai para algum canto, se isola nele e passa um bom tempo deitado e com uma expressão descontente, permanecendo assim até o seu regresso.

Quando a ansiedade é patológica, os sintomas que podemos encontrar são: contínuo estado de alerta, hiperatividade, lambedura excessiva, queda de pelo, problemas digestivos, uivos, tremores, gemidos, latidos em excesso, medo exagerado, agressividade e comportamentos destrutivos, que podem aumentar quando os cães ficam ...

Deixe o cômodo por um curto período de tempo. Se possível, espere até o seu cão ficar em silêncio antes de voltar para o cômodo onde ele está. Não faça muita festa nele ao voltar; recompense-o com elogios e talvez um petisco – mas só depois que ele se acalmar. Isso mostrará ao seu cão que ficar sozinho não é ruim.

Ansiedade de separação é uma condição de pânico que se manifesta em comportamentos destrutivos como arranhar portas e janelas, latir ou uivar constantemente, urinar e defecar pela casa (mesmo em cães treinados), e, em alguns casos, pode resultar no cachorro se machucando sozinho.

O cachorro muito apegado dá alguns sinais disso e requer alguns cuidados e mudanças na rotina para que consiga ficar bem mesmo quando você não estiver por perto. Brinquedos, enriquecimento ambiental e até mesmo alguns treinamentos podem ajudar o animal a lidar com esse sentimento de dependência.

Bingo! Essa atitude “inconveniente” dos cães nada mais é do que uma tentativa de saber mais sobre os humanos. O nosso odor funciona para eles como um belo cartão de visita e, por isso, eles recorrem à nossa “fragrância” para poder nos conhecer e socializar.

Como saber se o cão é manhoso? O principal indicativo de que seu cão é manhoso, é ele ficar choramingando o tempo todo perto de você. Por exemplo, se você acaba de dar comida para o pet e ele começa a chorar, pode ser que ele queira fazer suas necessidades ou queira um afago.

Deixar ou não a luz acesa para o cão? Muitos tutores ficam com dó de sair de casa e deixar o cachorro no escuro, mas a verdade é que a luz apagada pode até ajudá-los a relaxar e pegar no sono. Gustavo Luiz acrescenta que não há necessidade de sair ligando a luz de todos os ambientes quando for deixar o pet sozinho.

Um cão mais velho pode levar até seis meses para estar completamente adaptado ao novo lar. Mas a cada dia devemos apresentar algo novo ao animal, que seja do interesse dele. Não adianta eu comprar todo um enxoval antes dele chegar, sem conhecer a personalidade e gostos dele.

Eles podem até reconhecer o cheiro de uma pessoa que já morou na casa. Quanto mais agradável a experiência, mais tempo ela permanece na mente do cão. Assim, o falecimento do dono de um cachorro pode permanecer na memória do cachorro por cerca de um ano, mas não por um período maior do que isso.