Porque o cação e barato?

Perguntado por: dteixeira . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

O nome “cação” é dado devido a cartilagem no qual a carne é formada. Por isso, ela acaba sendo uma opção barata para consumo. Segundo a Sea Shepherd Brasil, nosso país é o maior consumidor e importador de carne de tubarão do mundo. Porém, em meio a esse alto consumo, é preciso ficar atento na hora da compra.

pertencente à mesma espécie do tubarão, o cação contém ômega 3, selênio e vitamina A. Por isso, inseri-lo na dieta ajuda no bom funcionamento do sistema imunológico e na saúde dos olhos. muito comum na criação em cativeiro, é fonte de selênio, vitamina A e ômega 3.

"O que se pensa, geralmente, é que cação é um tipo de peixe ou é um tubarão pequeno capturado perto da costa. Mas, na verdade, cação é qualquer espécie de tubarão: pequenos, filhotes e até mesmo os oceânicos, de grande porte", diz Bianca.

tubarão

Muitos comem cação, mas nem todo mundo sabe que trata-se de carne de tubarão. Você pode estar surpreso, mas não está sozinho. Segundo uma investigação feita por pesquisadores brasileiros, publicada pela revista Science, 69% da população não sabe que a carne de cação é de tubarão.

A carne de cação, vendida em peixarias e mercados por todo o país, na verdade, é carne de tubarão. O Brasil tem cerca de 160 espécies de peixes cartilaginosos, incluindo tubarões e raias. Os mais comuns no comércio são o cação ou peixe anjo, a raia viola, mangona e o cação ou tubarão azul.

Peixes para moqueca
Alguns dos peixes mais utilizados são robalo, badejo, dourado, namorado, cação e garoupa, que são peixes de cor clara, consistentes e muito saborosos.

Nessa embalagem, o Cação vem cortado em postas, que é um corte de aproximadamente 2cm de espessura, perpendicular a espinha do peixe. São embalados em práticas embalagens com ziplock, que permitem que você utilize a quantidade desejada.

A imagem acima corresponde a um individuo da espécie Squatina squatina, semelhante a Squatina guggenheim. Habitat: Este tubarão vive na plataforma continental em substratos arenosos e lamacentos, geralmente entre os 10 e 80 m de profundidade, mas pode ser encontrado a até 400m de profundidade.

Isso acontece devido ao lançamento direto da ração rica em compostos orgânicos e fósforo na água, ou pela liberação de resíduos da produção de sistemas fechados nos ambientes aquáticos. Os peixes produzidos também excretam uma grande quantidade de compostos nitrogenados e fosforados, podendo causar eutrofização.

Entre elas, o salmão, o linguado, a sardinha, a anchovas e a tilápia foram considerados excelentes fontes de proteína. A pesquisa também destacou que esses peixes são ricos em nutrientes como selênio, iodo, vitamina D, vitamina B12, ferro, zinco e fósforo.

O Cação é um pescado de carne macia e delicada, tem sabor leve e não contém espinhas. Assim ele é um dos peixes mais indicados para crianças e idosos.

Desinformação sobre o assunto é grande
“Sempre falo na sala de aula: cação é o que você come e tubarão é o que come você. Por que é apenas uma questão de nomenclatura. As pessoas não sabem o que estão comendo”, diz. Há quem diga que para ser cação tem que ser filhote ou ter menos de 1m20, porém, isso não é verdade.

Riscos para saúde. Rangel e Gil alertam ainda para o risco à saúde relacionado ao consumo da carne de tubarão. "Como se trata de um grande predador, um animal topo de cadeia alimentar, o nível de toxicidade de sua carne é maior. Ou seja, existe um risco à saúde para quem come tubarão.

Portanto, a partir do citado, pode-se dizer que não há diferença entre os termos, a não ser o uso de “tubarão” para o animal vivo, e cação para os produtos derivados do mesmo, como a carne e barbatanas.

Por isso, você precisa evitar o consumo desse tipo de carne. A presença de metais pesados no corpo humano pode causar problemas como doenças neurológicas, como o mal de Alzheimer e o mal de Parkinson. Sem contar que, ao parar de comer cação, você também para de contribuir com a indústria de crueldade animal.

Para comparação, o quilo da carne de tubarão gira em torno de R$ 25 a R$ 30 no Brasil. Essas frotas internacionais, no entanto, estão proibidas de praticar o finning, ou seja, de manter as nadadeiras e descartar a carcaça no mar a fim de liberar seus porões para mais barbatanas.

O vinagre também pode servir como um ótimo desinfetante natural nesses casos! Assim como no caso do limão, enquanto você prepara o peixe coloque em uma panela a mistura de 3 partes de água para 2 de vinagre branco. À medida que o vinagre for fervendo, ele irá absorver o cheiro desagradável exalado durante o preparo.

Dica:pode - se substituir o cação por filés de pescada e pescadinha.

  1. Peixes.
  2. Camarão.
  3. Peixe.
  4. Bacalhau.
  5. Paella.
  6. Salmão.
  7. Sardinha.

Gadus morhua

A palavra bacalhau dá nome a três coisas. 1. Qualquer peixe da família Gadidae, entre eles o nobre e valorizado Gadus morhua, pescado no extremo norte do Atlântico, e o Gadus macrocephalus, seu primo menos popular e de carne menos nobre, que vive no Pacífico.