Porque o cabo de rede tem 8 fios?

Perguntado por: ecaetano . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.3 / 5 4 votos

Os cabos de categoria 8 conseguem chegar perto do nível da fibra óptica em termos de velocidade de transmissão, conseguindo atingir até 40Gbps em distâncias de até 30 metros, ou seja, se você tiver uma distância maior do que essa para cobrir, apesar da alta velocidade, é mais indicado ficar com os cabos CAT7.

Os cabos Cat 8 são a última palavra em tecnologia de cabos de rede. Eles oferecem um aumento significativo na largura de banda em relação às gerações anteriores de cabos de rede e podem suportar velocidades de até 10 Gigabits por segundo (Gbps).

Confira o que cada cor quer dizer: azul: são os condutores neutros com isolação; verde ou verde com amarelo: também conhecidos como "fio terra", são os condutores de proteção; qualquer outra cor: são os condutores fase, ou seja, os que possuem "carga".

7 tipos de cabo de rede para conhecer e principais características

  • Cabo coaxial. Quando o assunto é transmissão de sinais, o cabo coaxial figura entre os principais. ...
  • Cabo de rede par trançado blindado. ...
  • Cabo de rede par trançado não blindado. ...
  • Fibra óptica. ...
  • Cabo serial e paralelo. ...
  • USB. ...
  • Cabo de rede crossover.

Já os cabos têm bitolas formadas por sete fios, com seção nominal de até 35 mm²; 19 fios, que vão de 50 mm² até 95 mm²; e 37 fios, a partir de 120 mm². “Fios são mais adequados para instalações prediais, já os cabos são usados em ambientes industriais.

Cabos de rede possuem dois padrões específicos, T-568A e T-568B, cada um com uma ordem como visto na imagem.

O que diferencia cabos e fios elétricos
Nesse aspecto já temos uma diferença: o fio é feito por um único filamento, portanto, não pode ser dobrado. Por outro lado, o cabo é formado por muitos finos filamentos, garantindo mais flexibilidade ao material. Então: quantos mais fios dentro de um cabo, mais flexível ele será.

Na ponta 2, a sequência de cores do cabo de rede é:

  • Verde e branco;
  • Verde;
  • Laranja e branco;
  • Azul;
  • Azul e branco;
  • Laranja;
  • Marrom e branco;
  • Marrom.

O CAT6 é considerado a melhor opção entre os cabos mais utilizados atualmente, sendo usado por diversas companhias de alta tecnologia, devido ao seu alcance de 10 Gbps.

O cabo de rede, também conhecido como cabo ethernet, é um item extremamente comum nas instalações de rede de acesso, seja doméstica ou comercial.

A fim de evitar interferências eletromagnéticas (EMI), os cabos blindados possuem uma trança metálica ou folha de metal ao redor do condutor isolado.

Os fios e os cabos, também chamados de condutores elétricos, são os responsáveis pela condução e distribuição de energia elétrica. Os fios são formados por apenas um filamento metálico e rígido.

Quando os cabos são crimpados de forma incorreta, um dado chega antes do outro gerando um erros e tendo que fazer retransmissões, às vezes a rede até cai com isso.

O cabo azul claro é utilizado para condutores neutros.
Geralmente, esse tipo de condutor não tem carga e é utilizado para criar uma diferença de potencial em relação ao condutor com energia — o condutor fase. Isso é o que faz a corrente elétrica fluir e estabelece a referência para circuitos de 127V.

Cat5e

Cat5e. O Cat5e é o mais usado atualmente em vez do modelo anterior. Apesar de muito semelhantes, essa versão é composta por trançamentos mais justos dos quatro pares. Sendo assim, o número de torções por polegada é maior, o que proporciona um cabo um pouco menos suscetível a interferências.

Em todas as categorias, a distância máxima permitida é de 100 metros (com exceção das redes 10G com cabos categoria 6, onde a distância máxima cai para apenas 55 metros).

Diferenças entre Cat5e vs Cat6
O cabo Cat5e possui condutores de cobre mais finos, quase sempre 24 AWG (quanto maior o AWG, o cobre fica mais fino). O Cat6 suporta velocidade de 10 Gigabit or 10.000 Mb/s em até 33 metros, muitas vezes até 50 metros se não houver muitas interferências no caminho.