Porque o cabelo transplantado cai?

Perguntado por: udrumond5 . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

Após algumas semanas do transplante capilar, é natural que os cabelos implantados comecem a cair. Isso acontece devido a renovação celular que é necessária para que os fios se fortaleçam e não sofram com a ação do hormônio DHT, responsável pela queda de cabelo que a área sofreu anteriormente.

Os riscos mais comuns são a cicatriz (nos casos do FUT) e o crescimento insuficiente ou queda dos fios transplantados, que costuma ser reversível. Especialistas ainda dizem que algumas complicações também podem ocorrer, como hematomas, inchaço na área, coceira e a formação de casquinhas, porém nada grave.

Segundo vários consensos de especialistas na área, ocorre no pós operatório do implante capilar: cerca de 3-4 meses após a realização do transplante já começam a surgir fios novos, que vão ganhando corpo e espessura cerca de oito meses depois do procedimento e resultado final em cerca de 12 meses.

Assim, o uso do minoxidil deve continuar, mesmo após o transplante capilar. Este medicamento retarda a progressão da calvície e não a interrompe.

O ideal é optar por máscaras enriquecidas com aminoácidos, ácidos graxos, proteína e queratina e com um pH adequado. Dependendo do estado dos fios de cabelo, a hidratação deve ser feita semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente.

Todo transplante capilar deve ser realizado com cuidado e respeitando as características naturais do cabelo do paciente, para que assim se promova um resultado natural. Por fim, é importante ressaltar que pode ser realizada uma segunda sessão ou até mesmo três sessões, conforme as necessidades e complexidade do caso.

DHT é um hormônio que é produzido quando a testosterona combina com a enzima 5-alfa reductase. DHT exerce seus efeitos a nível celular no folículo piloso causando o encolhimento, tornando o cabelo fino e fraco, tornando-se irreconhecível e causando queda de cabelo levando à alopecia.

Pode cortar ou pintar o cabelo no pós-operatório do transplante capilar? Cortar o cabelo com tesoura pode ser feito após 10 dias e com máquina após 30 dias do procedimento. É possível pintar o cabelo com tinturas após 4 semanas. A recuperação tanto da área doadora quanto receptora é rápida.

Logo após a cirurgia, é comum que formem pequenas crostas no couro cabeludo. Na técnica FUT, ela terá um formato linear; já na FUE, serão diversas microcicatrizes puntiformes em toda a cabeça. Por volta de 10 dias depois, elas vão cair.

A rejeição pode ser leve e facilmente controlada ou grave, o que resulta na destruição do órgão transplantado. A rejeição pode ser controlada através do uso de fármacos denominados imunossupressores, que inibem o sistema imunológico e a capacidade do organismo de reconhecer e destruir as substâncias estranhas.

A unidade folicular (UF) retirada no transplante capilar consiste de 1 a 4 folículos agrupados que compartilham da mesma glândula sebácea e do mesmo músculo piloeretor. Em outras palavras, quando olhamos no tricoscópio, vemos que do mesmo ponto do couro cabeludo, podem sair de 1 a 4 fios.

Boné: Evite o calor intenso em cima dos implantes durante dois meses, após duas semanas poderá expor-se ao sol com boné. Pode utilizar bonés largos que não comprimem a cabeça, o ideal é manter a cabeça bem arejada para ajudar no processo de cicatrização.

No headings were found on this page. O paciente que pretende passar por um transplante capilar, precisa ter conhecimento que após a sua realização não terá cabelo comprido ou diferente do que era antes do aparecimento dos sinais de calvície.

Veja essas dicas! Após o período necessário de recuperação, é possível cortar os fios normalmente, desde que a base dos folículos esteja fixada adequadamente no couro cabeludo. Dessa forma, não existem riscos de queda de cabelo durante ou depois do corte.

Todo e qualquer tratamento da calvície deve ser contínuo e por tempo indeterminado Isso porque o tratamento não irá alterar a genética da calvície , apenas irá diminuir a intensidade e evolução da queda de cabelo. Portanto, sim ! O tratamento deve ser contínuo e por tempo indeterminado .

Quando o tratamento com o minoxidil é interrompido, haverá uma queda de cabelo excessiva depois de cerca de 3 meses, pois os fios que estavam sendo mantidos em fase de crescimento pelo minoxidil passarão naturalmente para a fase de queda. Ou seja, não é que o minoxidil depois causará uma perda de cabelo.

Queda de cabelo devido ao uso de Minoxidil
Este tratamento com Minoxidil normalmente é indicado após 15 dias do transplante, de acordo com a necessidade de cada paciente.

Pessoas que acabaram de fazer implante capilar precisam esperar quatro semanas para remover os pontos e tomar sol. É muito importante que essa recomendação seja seguida, a fim de evitar possíveis complicações pós-cirúrgicas. Quem fizer tudo conforme as orientações médicas, verá os resultados definitivos em até 1 ano.

Os médicos recomendam que você lave a cabeça diariamente durante os primeiros 10 a 14 dias após o transplante, com água morna (mais fria do que quente) e o shampoo especial.