Porque o cabelo fica com caspa depois da progressiva?

Perguntado por: ajaques2 . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

Durante o procedimento químico, o couro cabeludo sofre micro agressões, o que causa o ressecamento. Essa 'casquinha' é uma proteção que temos na região, pois o organismo automaticamente começa a produzir mais sebo para mantê-lo hidratado. E isso é extremamente normal, o seu corpo está te defendendo!

Como proteção extra ao couro cabeludo, a dica é aplicar um óleo capilar na região - ele vai criar uma barreira entre a pele e o produto.

Quem tem o costume de fazer escova progressiva no cabelo, sabe o quanto é incômodo o surgimento daquelas casquinhas brancas no couro cabeludo após o procedimento. Essa descamação, chamada de caspa, pode durar dias, causando uma série de desconfortos na região, como coceira e vermelhidão.

A recomendação é evitar produtos de limpeza profunda ou com ação anti resíduos. Em geral, esse tipo de shampoo dispõe de sulfato, o que danifica os fios e também abre as cutículas capilares.

Se você tem caspa e deseja alisar os cabelos, deve optar por procedimentos seguros e usar produtos registrados na Anvisa². Agora, se você já seguiu esse conselho, mas ainda quer saber se quem fez progressiva pode usar shampoo anticaspa, saiba que a resposta é sim!

O que não pode fazer depois da progressiva? Não pode lavar o cabelo logo depois da progressiva, é indicado esperar pelo menos 2 dias para isso. Também não é indicado prender os fios logo depois do procedimento. Espere entre 2 e 3 dias para fazer isso, senão o cabelo vai ficar marcado.

Se os shampoos anticaspa não resolverem os casos mais graves de caspa, os dermatologistas prescrevem loções antifúngicas, como o cetoconazol e a ciclopirox olamina para combater a proliferação excessiva de fungos. Eles também podem prescrever períodos curtos de esteroides tópicos para acalmar a inflamação.

Recomendamos a Máscara Restauradora Pós Química da Hair Fly. É um produto que possui uma ação intensiva de hidratação, com ativos que combatem o envelhecimento e a queda dos fios, além de nutrir a fibra capilar.

Uma semana depois de fazer a escova progressiva, faça uma cauterização ou hidratação com queratina. Esses dois tratamentos ajudam a manter a escova por mais tempo, porque fecham as escamas dos fios e ainda entregam na hidratação, repondo a água e lipídios perdidos no alisamento.

O Shampoo Elseve Reparação Total 5 Extra-Profundo pode ser usado por pessoas que fizeram alisamento químico como escova progressiva ou permanente, pois não tira a química.

Por unir química forte ao calor do secador e chapinha, o couro cabeludo descamando pós-progressiva é um problema comum em quem faz o procedimento nos fios. Um dos jeitos de controlar a descamação é hidratar os fios com os produtos e técnicas certos e se controlar para não ficar tirando a caspa do cabelo.

Além do contato excessivo poder desgastar ainda mais a progressiva nos fios, o banho de piscina faz com que os cabelos sejam lavados várias vezes ao dia, levando ao primeiro erro acusado na matéria. Quanto mais se lavar as madeixas, mais rápido o liso sai do visual.

Opte por um shampoo suave!
Falando em lavar os cabelos, para esse cuidado, sempre opte por um shampoo suave e livre de sulfatos. Além de promover uma limpeza completa do couro cabeludo, esse tipo de shampoo ajuda a manter as cutículas fechadas, auxiliando na preservação do efeito liso e saudável das madeixas.

Misture meio copo de vinagre de maçã com meio copo de água. Mergulhe pedaços de algodão na misturinha e passe pelo couro cabeludo. Massageie seu couro cabeludo (não use as unhas, somente com as pontas dos dedos) de 3 a 4 minutos. Deixe a misturinha repousar na pele por aproximadamente 20 minutos.

a prohau Celeste Essa é a melhor alternativa para quem deseja uma progressiva sem formol para cabelos. loiros sua tecnologia avançada esse alisante foi especialmente desenvolvido para beneficiar os cabelos loiros.

Fique longe de shampoos de limpeza profunda nos cuidados pós progressiva. Os shampoos de limpeza profunda podem ajudar a diminuir a durabilidade da escova progressiva nos seus cabelos, já que eles abrem a cutícula dos fios. Nas primeiras semanas após o procedimento evite este produto.

O melhor kit pós-progressiva é aquele cujos produtos são compatíveis com esse tipo de química. Como dissemos, os shampoos e condicionadores que promovem limpeza profunda estão fora de questão. Cremes para cronograma capilar são muito bem-vindos, e os protetores térmicos não podem ser deixados de lado.

Com isso, não é recomendado o uso produtos Cetoconazol manipulado para pacientes que fizeram progressiva.