Porque o cabelo embaraça na nuca?

Perguntado por: icoutinho . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 2 votos

"A principal causa do cabelo embaraçado é o ressecamento. Qualquer coisa que deixe os fios secos ajuda a aumentar o problema. Químicas, o clima, água do mar e da piscina, tudo causa o inconveniente", explicou a cabeleireira Aline Santanna.

Aplique um pouco de óleo ou leave-in antes de dormir
Passar um pouco de óleo ou algum finalizador leve nas pontas é uma boa para trazer mais maleabilidade aos fios. Isso evita que eles agarrem uns nos outros por estarem mais escorregadios.

Sinta a textura dos fios
Cabelos arrepiados na frente, podem ser, também, arrepiante, certo? Então, aqui vai outra dica: os fios novos tendem a ser mais macios, à medida que os danificados são mais ásperos. O novo crescimento também parece mais fino do que o cabelo quebrado, pois ele cresce em locais mais aleatórios.

Em geral, o cabelo cresce cerca de 1 a 1,5 cm por mês em média.

Como abaixar os cabelos novos arrepiados?

  1. Spray fixador. Use um pouco de spray nos fios para diminuir a aparência arrepiada do cabelo. ...
  2. Óleo capilar. ...
  3. Pente fino. ...
  4. Secador. ...
  5. Shampoo e condicionador hidratantes. ...
  6. Cuidado com a água quente. ...
  7. Água fria e sem cloro no último enxágue. ...
  8. Faça movimentos leves.

O que pode causar o cabelo poroso? Um cabelo poroso, normalmente, é resultado do excesso de química, como descolorações, tintura, progressivas e outros tipos de alisamentos. No entanto, o uso excessivo de ferramentas térmicas também pode contribuir para desequilibrar o nível de porosidade dos fios.

O embaraçar dos fios também ocorre quando lavamos as nossas madeixas com shampoo, por exemplo. Isso ocorre porque os shampoos retiram a oleosidade do couro cabeludo, o que faz com que nosso cabelo fique mais seco, pelo menos antes de aplicar o condicionador.

Use a velha e boa touca para dormir
A maneira mais tradicional de manter os fios bem escovados e sem frizz no dia seguinte é do tempo da sua avó e consiste em colocar uma touca antes de dormir. Para isso, enrole os fios na cabeça e então cubra com um pedaço de meia-calça.

Deixar a máscara de hidratação no cabelo por mais tempo do que o indicado na embalagem pode causar o mesmo efeito que aplicar o produto em excesso nos fios: ressecamento e falta de brilho.

Em primeiro lugar, evite pentear os cabelos quando eles estiverem secos. As cacheadas e as crespas devem desembaraçar os fios após aplicar o condicionador durante o banho. Essa é a melhor maneira de pentear, pois previne tanto o embaraço, quanto os nós. Outra dica importante é pentear seus fios de baixo para cima.

Você coloca um fio de cabelo em um copo d'água, se ele afundar, aposte nas reconstruções, se ficar no meio do copo, vá de nutrição, mas se boiar, você só precisa de hidratação. Assim fica muito mais fácil na hora de apostar em tratamentos ideais para as necessidades do cabelo.

Por mais que não pareça, prender o cabelo em forma de tranças ou rabo de cavalo contribui para acelerar o crescimento dos fios. A pressão natural desses penteados estimula o crescimento, no entanto, para evitar que os fios quebrem, é importante evitar excesso de peso ou pressão.

O ideal é higienizá-lo pelo menos 1 vez na semana. Para um cabelo saudável, com bom crescimento, é fundamental cuidar bem do couro cabeludo, pois tudo começa por ali! Equilíbrio é tudo na vida! Por isso, lavar o cabelo de 3 a 4 vezes na semana é o cenário ideal.

Seu uso para dormir é fundamental, pois o atrito de alguns tecidos pode deixar o nosso cabelo ressecado. Porém, por ser feita de cetim, a touca evita o atrito dos fios com a fronha, os protegendo contra o frizz e a perda de umidade e oleosidade natural do couro cabeludo.

Cabelos cacheados e crespos têm mais frizz que os lisos? Como uma das causas do frizz é o ressecamento, os cacheados e crespos têm, sim, uma tendência maior a sofrer com o problema. Como o formato do fio é espiralado, a oleosidade natural precisa enfrentar obstáculos físicos para conseguir chegar até as pontas.

Memorize: o que falta em um cabelo com frizz é água. Quando as escamas dos fios estão abertas (isso acontece quando o fio está danificado), eles perdem água e nutrientes. Por isso é tão importante fazer hidratação para reduzir o frizz do cabelo.

Por conta disso, os cabelos crespos também tendem a ser mais ressecados e apresentar mais frizz. Eles são classificados pelo número 4 e divididos nas categorias 4A, 4B e 4C.

Segundo especialistas, um fio saudável cresce, em média, um milímetro a cada 3 dias ou 1 cm a cada mês, totalizando 12 cm em um ano! Pode parecer pouco, mas não é. O ciclo de vida de um fio de cabelo é complexo e dura em média 2 a 7 anos.

vitaminas B7

As vitaminas B7 (biotina), C e D são as melhores para fazer o cabelo parar de cair. A deficiência destes três nutrientes está relacionada com o desenvolvimento da alopecia, que é uma condição caracterizada pela queda repentina e excessiva de cabelo.

Em média, os fios crescem de um a 1,5 centímetro por mês. Mas esse número pode variar para mais ou para menos, é claro. “Um ponto fundamental que deve ser esclarecido é que o tamanho, o formato e a velocidade de crescimento dos cabelos são determinados geneticamente”, explica a dermatologista Fabiana Seidl.

Como o próprio nome indica, o cabelo ressecado são fios que estão secos pois perderam água e nutrientes e que necessitam de reposição hídrica para voltar ao normal. Por isso, para acabar com o problema é preciso investir na hidratação capilar para repor a umidade natural e nutrientes que os fios precisam.