Porque o cabelo crespo é tão seco?

Perguntado por: econceicao . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Verdade. Por causa da curvatura dos fios, o óleo natural que nosso couro cabeludo produz, possui maior dificuldade de percorrer todo o comprimento do cabelo, tornando o cabelo crespo naturalmente mais ressecado do que os fios lisos.

Cabelo crespo não absorve água da mesma maneira que cabelo liso, mas isso não significa que a água não entra aqui. É aquela crença de que o cabelo crespo é duro e ruim, uma bagunça.

O ideal é fazer esse processo no mínimo uma vez por semana para garantir cabelos sempre sedosos. Gostou de saber mais sobre as vantagens de hidratar o cabelo cacheado e crespo?

MASCARAS E ÓLEOS PARA HIDRATAR
Faça aplicação pelo menos uma vez por semana e, se sobrar tempo, aproveite quando for ao salão cortar para fazer um procedimento ainda mais potente. Os óleos vegetais também ajudam a repor nutrientes, combatendo o ressecamento, o frizz e a aspereza dos cabelos cacheados.

O ideal é lavar com água morna. O uso de óleo de tratamento antes do shampoo e condicionador ajuda a limpar os fios sem retirar toda sua hidratação natural. O uso semanal do creme de tratamento devolve a água e os nutrientes essenciais para deixar seu cabelo macio e forte novamente.

Óleos vegetais são os queridinhos na hora de nutrir cabelos cacheados e crespos. E a umectação é uma das melhores maneiras de nutrir o cabelo cacheado ou crespo. O tratamento é feito com a aplicação de óleos vegetais, de preferência puros, nos fios, para que haja uma maior absorção de nutrientes e lipídeos.

Para cabelos ressecados, vale investir em máscaras de tratamento enriquecidas com colágeno, ceramidas e proteínas, que repõem a massa capilar dos fios e ainda deixam os fios mais controlados. A melhor máscara de hidratação para cabelos ressecados é a Máscara Vizcaya de Tratamento Force Restore.

NUNCA penteie o cabelo cacheado ou crespo SECO:
A primeira “regra” é a mais essencial, pois quando penteamos esse tipo de cabelo à seco, os fios se enroscam, causam nós – tanto pequenos quanto grandes – e fica mais difícil de desembaraçar. E o pior, nós quebramos os fios e acabamos “estragando” o cabelo dessa forma.

Quem tem cachos deve lavar os fios, em média, três vezes por semana. Se o cabelo for crespo e volumoso, duas vezes por semana são suficientes para não danificar os fios.

A expressão “cabelo ruim” é um termo pejorativo utilizado para diminuir a beleza e respeito de pessoas com cabelos crespos ou cacheados. Essas pessoas normalmente são negras ou pardas, assim, é uma expressão extremamente racista e por isso deve ser abandonada.

Frequências das lavagens
Assim, o ideal é lavar os cabelos crespos e cacheados pelo menos dia sim, dia não. Porém, isso varia de acordo com o tipo de cabelo e a curvatura dos fios, podendo chegar até a uma vez por semana para quem tem o cabelo bem crespo.

A estrutura do cabelo crespo contribui para essa ilusão da falta de crescimento a partir da raiz, que tem os folículos paralelos, ovais e achatados, e que faz o fio nascer fino e torcido e em formato diferente: "diferente dos lisos, o crespo nasce para cima e forma enroladinhos que, quando puxados, dão o verdadeiro ...

Como arrumar o cabelo cacheado pela manhã

  1. Durma com fronhas de cetim. Os fios encaracolados não têm a oleosidade natural que faz com que eles fiquem mais hidratados. ...
  2. Aposte no coque abacaxi. ...
  3. Proteja o cabelo na hora de tomar banho. ...
  4. Use o umidificador sempre que for necessário.

O condicionador não deve ficar nos seus fios por mais que alguns minutos. Você pode deixá-lo no cabelo durante o tempo de se ensaboar, por exemplo, e remover depois de um ou dois minutos. Evite deixar o condicionador no cabelo por mais tempo que o necessário e sempre remova todo o produto do cabelo com água.

Ainda mais para os cabelos crespos e cacheados coloridos, o óleo de coco ajuda, inclusive, na proteção da cor. Já para os quimicamente tratados, ele auxilia na reparação e hidratação dos fios.