Porque o brasileiro pouco lê?
A falta de estímulo, de estrutura, fatores sociais e políticos podem ser algumas das causas, como explica Luiz Rohden, decano da Escola de Humanidades da Unisinos. Outro fator que pode ser analisado é a concorrência, pois a escolha de ler um livro pode bater de frente com a de consumir outros tipos de mídia.
Porque as pessoas não têm o hábito de ler?
De acordo com a pesquisa, as pessoas não mantêm o hábito de ler porque não gostam (28%) ou simplesmente porque não sabem ler (16%), mas nenhum outro motivo supera a falta de tempo, justificativa utilizada por 34% dos entrevistados. Ainda assim, 82% deles afirmam que gostariam de ter lido mais.
Qual a situação da leitura do Brasil atual?
De acordo com a pesquisa, o Brasil tinha, em 2019, 100 milhões de leitores, ou 52% da população. São considerados leitores aqueles que tinham lido pelo menos um livro, mesmo em parte, nos últimos três meses. São 4,6 milhões e menos de leitores do que o registrado na pesquisa anterior, de 2015.
Por que os jovens estão lendo menos?
"Os jovens estão desenvolvendo uma impaciência cognitiva que não favorece a leitura crítica. Deixamos de estar profundamente engajados no que estamos lendo, o que torna mais improvável que sejamos transportados para um entendimento real dos sentimentos e pensamentos de outra pessoa", pontua.
Qual é o país que mais lê no mundo?
A Índia encabeça a lista, com uma média de 10,7 horas semanais de leitura por habitante. Em seguida temos a Tailândia (9,4 horas semanais), China (8h), Filipinas (7,6h) e Egito (7,5h). O Brasil aparece em 27º, com uma média semanal de 5,2 horas de leitura por habitante.
Quantos leitores o Brasil perdeu?
A importância da leitura
A 5ª edição da pesquisa “Retratos da leitura no Brasil”, desenvolvida pelo Instituto Pró-Livro, aponta que o país perdeu cerca de 4,6 milhões de leitores nos últimos anos.
Qual o país que mais lê livros?
No topo da lista aparecem Cingapura (587), Irlanda (577), Hong Kong (573) e Rússia. Como o levantamento é limitado a 57 nações, não é possível comparar o Brasil com alguns países vizinhos da América Latina, como Argentina, Uruguai e Paraguai, onde não foram aplicados os testes do Pirls.
O que acontece se não lermos?
Estudos apontam que ler pode ser uma forma de proteger a mente contra o surgimento de doenças neurodegenerativas. Segundo a professora Aline, quando lemos melhoramos o funcionamento cerebral, o que ajuda a “atrasar” sintomas de doenças como demência e Alzheimer.
O que dificulta o encontro dos jovens com a leitura?
#4740. Os livros estão cada vez mais distantes do dia-a-dia dos jovens no Brasil, isso se deve a inúmeros fatores, tais como a influência de terceiros, o lançamento de novas tecnologias e a falta de interesse do indivíduo pela leitura.
Quantos brasileiros nunca leram um livro?
No Brasil, 44% da população não lê e 30% nunca comprou um livro, diz Rafael Guimaraens.
Quem lê mais no Brasil?
Crianças representam 23% da população geral e costumam ler diariamente. A última edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil revelou que 31% dos brasileiros nunca compraram um livro e quase metade da população não tem o hábito de ler.
Qual a região que mais lê?
A 5ª Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, estudo realizado a cada quatro anos pelo Instituto Pró-Livro, revelaram que a região Nordeste é a que mais lê.
Quais são as consequências da falta de leitura?
Consequências da falta de leitura: Fracasso escolar; Incapacidade de estabelecer uma comunicação eficaz; Dificuldade de concentração; Dificuldade em interpretar textos; Dificuldades de escrever corretamente; Falta de senso crítico; A pessoa não é capaz de usar argumentos sólidos.
Qual a porcentagem de jovens leitores no Brasil?
A pesquisa aponta que 67% dos jovens brasileiros de 15 a 29 anos afirmam gostar de ler, mas leem apenas dois livros em média por ano – patamar inferior quando comparado com Espanha, Chile, Argentina, Colômbia e República Dominicana.