Porque o brasileiro não tem o hábito de ler?

Perguntado por: aalbuquerque9 . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

A falta de estímulo, de estrutura, fatores sociais e políticos podem ser algumas das causas, como explica Luiz Rohden, decano da Escola de Humanidades da Unisinos. Outro fator que pode ser analisado é a concorrência, pois a escolha de ler um livro pode bater de frente com a de consumir outros tipos de mídia.

Os jovens estão muito na vadiagem, não se dedicam a nada. Não reservam um momento para estudar e muito menos para ler por iniciativa própria". "Acho que a TV, a preocupação com o corpo e com as baladas, tudo isso tomou o lugar da leitura. Mesmo assim, muitos jovens ainda gostam de ler.

Com a rotina acelerada, muitas vezes os pais têm menos tempo disponível para dedicar à leitura com seus filhos, seja lendo para eles ou incentivando-os a lerem por conta própria. A falta de incentivo e estímulo à leitura desde cedo pode contribuir para a formação de um hábito de leitura menos desenvolvido nas crianças.

A pesquisa mostra ainda uma série de dificuldades de leitura. Entre os entrevistados, 4% disseram não saber ler, outros 19% disseram ler muito devagar; 13%, não ter concentração suficiente para ler; e, 9% não compreender a maior parte do que leem. Há ainda entraves para acesso aos livros.

Para criar o hábito de ler
Aproveite as brechas do seu tempo para ler, seja em filas de banco, sala de espera de consultório médico ou qualquer momento em que se sentir sem ter o que fazer. Isso significa levar livros ou revistas (ou I-pad com tudo isso) para qualquer lugar.

Uma pesquisa realizada pelo IBOPE em 2019 revelou que o Brasil perdeu 4,6 milhões de leitores nos últimos quatro anos. Entre os que mais deixaram de ler estão as classes altas da Região Sudeste. Em contrapartida, as crianças são as que têm se dedicado mais à leitura nesses últimos anos.

O estudo apontou que o número de leitores no país caiu de 56% para 52% — totalizando os 4,6 milhões. Ele considera como leitor toda pessoa que leu, inteiro ou em partes, pelo menos um livro nos últimos três meses antes da aplicação da entrevista.

a Índia

O país que mais lê no mundo é a Índia, que ocupa essa distinção desde 2005. Os indianos dedicam, em média, 10 horas e 42 minutos semanais para ler. Os seguintes três postos também são ocupados por países da Ásia: Tailândia, China e Filipinas. Já o quinto é, notavelmente, o Egito.

Ler em uma posição desconfortável ou ficar fazendo movimentos com a cabeça, o pescoço ou os braços – o que inclui acompanhar a leitura com o dedo ou um lápis – são características do mau leitor. “Quando lemos, só nossos olhos devem se mover, e o resto do corpo deve permanecer perfeitamente relaxado.

Para desatar os nós dos hábitos de leitura de jovens, especialistas concordam que é imprescindível investir na formação de professores e outros profissionais que conectam leitores e livros. Mas 16% dos professores não leem no Brasil, e a média de livros lidos é de 5,21.

Crianças representam 23% da população geral e costumam ler diariamente. A última edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil revelou que 31% dos brasileiros nunca compraram um livro e quase metade da população não tem o hábito de ler.

No Brasil, 44% da população não lê e 30% nunca comprou um livro na vida.

Ter acesso aos livros é importante para que o adolescente se sinta estimulado a ler. Por isso, ofereça um espaço calmo e com uma boa variedade de leitura em casa. Assim, você estará encurtando a distância que há entre o jovem e os livros.

No Brasil, pouco mais da metade da população (52%) tem hábitos de leitura.

Socidedade sem criatividade, com péssima comunicação, completamente alienada e ainda prejudicando no desenvolvimento da nação, são apenas algumas das conseqüências da falta da leitura.

Além de aumentar o conhecimento, o hábito da leitura aprimora o vocabulário e ajuda na construção textual. Um dos grandes desafios dos professores da educação básica é ensinar a leitura para os alunos, mas ensinar não só a decifrar códigos, e sim a ter o hábito de ler.