Porque o Brasil usa camisa azul?

Perguntado por: ialbuquerque . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.5 / 5 16 votos

A primeira vez que a seleção jogou com o uniforme foi justamente no dia em que conquistou a Copa do Mundo pela primeira vez, em 1958, na Suécia. A escolha pela cor, entretanto, surgiu após um imprevisto e teve como inspiração o manto de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

A sigla representa a união de todos os brasileiros e a força do futebol no país. A camisa do Brasil é um símbolo muito importante para todos os brasileiros e a sigla CBF representa isso. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) é a entidade máxima do futebol brasileiro.

Os germânicos usam branco em alusão ao antigo reino da Prússia, que predominava no território alemão no início do século 20. Os prussianos tinham uma bandeira branca com uma águia e listras pretas gravadas. O uniforme seguiu mesmo após a dissolução da Prússia, em 1932, durante o regime nazista.

A edição especial da camisa de goleiro desenvolvida pela Nike é inspirada na onça-preta, animal que traduz o lado surpreendente da natureza, à exemplo dos goleiros em campo. Os tons preto e cinza bordô reproduzem as alterações na coloração de uma onça-preta em movimento.

De acordo com o Blog do Torcedor, a explicação está na cultura ambiental da Austrália. O verde e dourado (amarelo) se referem à acácia, uma árvore considerada símbolo do país e tem estas cores. Essas cores começaram a ser usadas pela Seleção Australiana de Futebol a partir de 1984.

Japoneses, coreanos e chineses são descendentes de povos que viveram na Sibéria. Japoneses, coreanos e chineses possuem uma camada de gordura embaixo na pálpebra que faz com que esse pedaço de pele se projete para a fora. É o que se chama de “olho puxado”.

Na língua japonesa do passado, existiam palavras para apenas quatro cores básicas: preto, branco, vermelho e azul. Dessa forma, ao descrever algo verde, o pessoal apelava para o termo mais próximo a esse tom, ou seja, o azul.

O "9" costuma ser usado pelos centroavantes, que ocupam as posições ofensivas mais avançadas em campo e são, com frequência, os maiores goleadores da equipe.

Uniforme principal: Camisa amarela, calção azul e meias brancas. Uniforme de visitante: Camisa azul, calção branco e meias azuis.

Nas costas tem os detalhes das 5 estrelas acima do nome, o que representa a quantidade de copas do mundo que a seleção brasileira tem. Com relevos em formas de cacto, representado o nordeste.

Uniforme laranja em homenagem à família real
A origem do uniforme remete à monarquia holandesa, à qual a família real é da Casa de Orange-Nassau. A Federação Holandesa de Futebol decidiu representá-los e, como "Orange" significa "Laranja", a tonalidade foi estabelecida no futebol.

Inegavelmente, a cor que predomina a camisa do primeiro uniforme da Espanha é a vermelha. No entanto, diferente das edições anteriores, onde as linhas laterais sempre foram amarelas, agora elas estão na cor azul marinho, bem como os detalhes na gola.

A preocupação aumenta porque a Alemanha parece ter encontrado seu caminho a meses do Mundial. Na última quarta-feira, os alemães conheceram o primeiro resultado diferente de uma vitória desde que Hans-Dieter “Hansi” Flick assumiu o comando da seleção no lugar de Joachim Löw, após a Euro 2020, disputada no ano passado.

A seleção brasileira apresentou neste domingo (7) suas novas camisas 1 e 2 para a disputa da Copa do Mundo 2022. A coleção foi nomeada "Garra Brasileira", e tem seu desenho baseado na onça pintada, um dos mais emblemáticos membros da fauna nacional.