Porque o Brasil tem usina nuclear?

Perguntado por: aneves4 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 18 votos

Um deles é a proximidade com o Rio de Janeiro e São Paulo, que facilita a transmissão da energia elétrica produzida para os grandes centros que precisam dela. Outro fator que pesou na decisão é a proximidade com o mar, cuja água auxilia no sistema de resfriamento das usinas.

O interesse pela tecnologia nuclear no Brasil começou na década de 50, com o pioneiro, nesta área, Almirante Álvaro Alberto, que entre outros feitos criou o Conselho Nacional de Pesquisa, em 1951, e que importou duas ultra-centrifugadoras da Alemanha para o enriquecimento do urânio, em 1953.

No Brasil, temos duas usinas nucleares, em operação na cidade de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Neste sentido, as primeiras usinas nucleares iniciaram suas operações durante a década de 1950.

Entre as vantagens da energia nuclear estão a abundância de urânio na natureza, os baixos custos de operação e a alta eficácia das usinas nucleares. Não há emissão de gases poluentes da atmosfera na geração de energia nas usinas nucleares.

Para começar, ela produz calor sem criar chamas e não emite poluição na forma de fumaça, sendo, desse modo, livre de emissão de carbono. Em segundo lugar, apesar do alto investimento envolvido na construção de uma usina nuclear, seus custos operacionais são geralmente baixos, uma vez que o urânio é barato e abundante.

Atualmente, o único estado no Brasil que possui a produção de energia nuclear é o Rio de Janeiro. As usinas nucleares estão localizadas no litoral do estado, na cidade de Angra dos Reis, Angra 1 e Angra 2. Há também o projeto de construção da usina Angra 3, porém, desde 1986, as obras estão paralisadas.

Risco de contaminação derivada de acidentes e vazamentos: Embora possua monitoramento constante, o processo de geração de energia nuclear possui riscos de vazamentos e acidentes, como os que aconteceram em Chernobyl (1986) e em Fukushima (2011), que colocam em risco o meio ambiente e a vida de trabalhadores das usinas ...

As razões determinantes dessa localização foram a proximidade dos três principais centros de carga do Sistema Elétrico Brasileiro (São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro), a necessária proximidade do mar, e a facilidade de acesso para os componentes pesados, como o urânio - fundamental para o ciclo nuclear.

Um ataque a uma usina de energia nuclear pode levar à liberação de radioatividade equivalente a várias vezes o que foi liberado em Chernobyl. A realocação da população pode ser necessária para grandes áreas (de até 100.000 km2). O número de mortes por câncer poderia ultrapassar um milhão.

O Brasil possui apenas duas usinas nucleares ativas em seu território. Ambas estão localizadas em Angra dos Reis e são responsáveis por 3% da energia consumida no país.

Usina nuclear é uma estrutura que permite a geração de energia por meio da fissão de materiais nucleares. Ela geralmente é polêmica devido ao risco de acidentes. A energia nuclear é muito importante para a geração de energia elétrica em vários países.

Estados Unidos

Os Estados Unidos, com 98 usinas em funcionamento, é o país que mais gera energia por fonte nuclear no mundo, sendo responsável por aproximadamente 1/3 da produção total deste tipo de energia.

Oferta de energia
Segundo ele, o desligamento de Angra 1 e Angra 2 retiraria 2 mil megawatts do sistema. "Desligar as usinas não ajudaria em nada a cidade e ainda prejudicaria o sistema de energia pois retiraria 2 mil megawatts do sistema elétrico.

A Tokyo Electric Power Company é a maior usina nuclear do mundo. Localizada no Japão, ela possui capacidade líquida de 7.965MW, contando com 7 reatores de água BWR, com capacidade instalada bruta de 8.212 MW.

Não utilização de combustíveis fósseis, o que significa que não há emissão dos gases poluentes responsáveis pelo efeito estufa, os quais seriam os causadores do aquecimento global. Baixo custo da produção desse tipo de energia, justamente pela abundância do urânio.

Desde 2005, o programa nuclear brasileiro tem passado por uma revitalização por causa da necessidade de o país ampliar e diversificar a sua matriz energética. Pelo menos, é isto que o governo justificou para retomar a construção de Angra 3 e planejar outras 4 usinas que devem ficar prontas até 2030.

Comissão Nacional de Energia Nuclear
Em 1898, Madame Curie, em Paris, descobriu, ao mesmo tempo que Schmidt,na Alemanha, que entre os elementos conhecidos, o tório apresentava características radioativas, do urânio. O casal Curie já explicava a radioatividade como uma propriedade atômica.

No Brasil, segundo o assistente para Governança do Setor Nuclear, do Ministério de Minas e Energia, Eduardo Grand Court, o urânio é utilizado, basicamente, para a produção de energia, dentro de usinas nucleares, e para a propulsão nuclear de submarinos. Ele destacou a importância da retomada do urânio para o país.

O Brasil possui recursos significativos de urânio, o que leva o país a ocupar posição de destaque no ranking mundial. Os recursos são da ordem de 232.813 toneladas de urânio contido (U3O8), distribuídas entre os estados da Bahia, do Ceará e outros.

A empresa estatal Indústrias Nucleares do Brasil (INB) vai fabricar urânio enriquecido em Resende, no sudoeste fluminense, a partir do próximo mês. Até o final do ano a produção deve chegar a 12 toneladas da matéria-prima do combustível utilizado em usinas nucleares.

Desligar uma usina nuclear é uma operação complicada, que requer a interrupção das reações nucleares, enquanto previne o combustível de aquecer e causar o derretimento dos equipamentos – o que poderia levar a um desastre.