Porque o Brasil tem tantos problemas sociais?

Perguntado por: ubittencourt . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.8 / 5 10 votos

Podemos citar diversas causas dos problemas sociais no Brasil. Algumas delas são a falta de políticas públicas e de orçamento e má gestão do Estado nas esferas onde esses problemas se concentram. Além da má distribuição de renda estrutural, a falta de oportunidades, o preconceito e a corrupção.

Educação insuficiente, desemprego, violência e criminalidade, escassez de moradia, saúde precária, falta de saneamento são alguns dos problemas sociais do Brasil.

O processo de urbanização no Brasil se intensificou a partir da década de 1950. As atividades industriais se expandiram, atraindo cada vez mais pessoas para as cidades. Porém, a urbanização sem um devido planejamento tem como consequência vários problemas de ordem social.

Educação insuficiente, desemprego, violência e criminalidade, escassez de moradia, saúde precária, falta de saneamento são alguns dos problemas sociais do Brasil.

Os brasileiros se preocupam mais com pobreza e desigualdade social, crime e violência e corrupção do que com inflação, mudanças climáticas, conflito militar entre nações e covid-19. Essa é a conclusão de uma pesquisa online global realizada pelo Instituto Ipsos em 29 países entre fevereiro e março deste ano.

Blog

  1. Praticar a solidariedade no cotidiano. ...
  2. Doar em campanhas responsáveis e comprometidas. ...
  3. Escolher representantes políticos que lutem contra a desigualdade. ...
  4. Cobrar e fiscalizar políticas públicas. ...
  5. Compartilhar informações fidedignas. ...
  6. Contribuir com o acesso à educação.

A desigualdade social no Brasil
De acordo com o estudo liberado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a concentração de renda aumentou em 2018 no país. Os dados mostram que o rendimento mensal dos 1% mais ricos do país é quase 34 vezes maior do que o rendimento da metade mais pobre da população.

O país precisa de uma economia rica, competitiva e produtiva, que atualmente é baixíssima. A solução está em mercados mais abertos, que buscam exportar mais e se especializar em áreas que. exigem muito conhecimento, como as indústrias farmacêutica e química.

A fome é o maior problema do mundo, de acordo com a Onu. Segundo dados do Programa Mundial de Alimentos, também da Onu, ela mata mais do que a AIDS, malária e tuberculose juntas, e é, por isso, o maior risco para a saúde humana.

Principais desejos dos brasileiros são casa própria, educação e saúde | Radioagência Nacional.

Entre 2020 e 2021, 11,7 milhões de pessoas entraram em situação de pobreza, elevando a 30,4% a taxa de pessoas nessa condição. A pobreza social no Brasil bateu recorde durante a pandemia de Covid-19, atingindo 64,6 milhões de pessoas em 2021.

Portanto, é necessário que políticas públicas sejam desenvolvidas para solucionar esses problemas, de forma a reduzir a desigualdade no campo, fiscalizar as condições de trabalho, além de oferecer subsídios para os pequenos produtores rurais.

A pobreza tem aumentado e continua aumentando, por duas razões: o crescimento demográfico, que tem sido bem maior nas camadas mais pobres que nas camadas mais ricas, e a falta de capacidade de nos ajustarmos as mudanças tecnológicas.

Vivemos num mundo cada vez mais individualista, menos solidário, onde as pessoas, muitas vezes, menosprezam valores que foram passados pela família ou na escola para fazer suas vontades pessoais. Além disso, querem ganhar sempre, levar vantagem, serem espertas, mesmo que isso possa prejudicar o outro. Falta empatia.

De acordo com o IBGE, 90% dos municípios brasileiros apresentam problemas ambientais. Entre os mais relatados estão queimadas, desmatamento e assoreamento.

Linha da pobreza no Brasil
A linha da pobreza vem aumentando de forma significativa no Brasil. Os últimos dados apresentados pelo IBGE, referentes ao ano de 2021, apontam que há cerca de 62,5 milhões de pessoas na pobreza, e 17,9 milhões de indivíduos desse grupo são classificados como pessoas em extrema pobreza.

Os pesquisadores avaliam que a pobreza e a extrema pobreza provavelmente seguirão em tendência de redução em 2023, devido a recentes aprimoramentos na retomada do programa Bolsa Família, bem como os efeitos do Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência (BPC-LOAS) e de outras políticas públicas de assistência ...

Tráfico de drogas, abuso de drogas, desemprego, criminalidade e abuso de álcool foram considerados problemas graves por mais de 45% da população.

Ela decorre, principalmente, da má distribuição de renda e da falta de investimento na área social, como educação e saúde. Desta maneira, a maioria da população fica a mercê de uma minoria que detém os recursos, o que gera as desigualdades.

  • Desigualdade de classe social. Um dos principais problemas brasileiros é a desigualdade social. ...
  • Desemprego. O desemprego é um problema social brasileiro que afeta grande parte de sua população. ...
  • Fome. ...
  • Integração da Amazônia. ...
  • Desindustrialização brasileira. ...
  • Educação básica.

5 dicas para aprimorar sua habilidade de resolver problemas

  1. Entenda o problema. ...
  2. Abandone a postura de 'sabe tudo' ...
  3. Visualize o problema. ...
  4. Concentre-se na raiz do problema, não nos sintomas. ...
  5. Seja simples, mas criativo na sua solução.