Porque o Brasil não tem metrô?

Perguntado por: xbarbosa8 . Última atualização: 3 de maio de 2023
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Um dos motivos pelos quais a maioria das capitais brasileiras – e também importantes cidades do interior do país – não possuem o transporte sobre trilhos é o fato de a implantação do sistema requerer um alto aporte de recursos e, em algumas capitais, recuperação e até alterações na infraestrutura local.

Entre os mais velozes estão a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e a Trensurb de Porto Alegre onde os trens podem chegar a uma velocidade de 90 km/h. O metrô mais antigo do Brasil, de São Paulo, opera a uma velocidade máxima de 87 km/h.

A linha 3-vermelha do Metrô, que no ano passado transportou 283 milhões de pessoas, tem o maior número de passageiros por quilômetro entre os principais representantes desse tipo de transporte do mundo. Isso traduz para números os empurrões e apertos enfrentados pelo usuário dos horários de pico.

Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, optou pelo sistema de BRT (sigla para trânsito rápido de ônibus, em inglês) para resolver seu problema de mobilidade.

Desta lista, o Metrô da capital mineira é o menor e mais enxuto. O sistema é operado pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), através da Superintendência de Trens Urbanos de Belo Horizonte (STU/BH). Possui atualmente somente uma linha – Linha 1 – com 19 estações e 28,2 km de extensão (toda em via dupla).

Metrô de São Paulo

Sua capacidade total suporta mais de 800 mil usuários que andam pelas três linhas disponíveis. Metrô de São Paulo: o maior metrô do Brasil tem 6 linhas e 104,4 km de extensão que operam na maior cidade do país desde 1974.

O metrô de Santiago, no Chile, é uma das melhores alternativas para você se deslocar na cidade. Com linhas que cobrem os principais pontos de interesse, o metrô é rápido, barato e super funcional. Entenda aqui como funciona e como usar o metrô de Santiago.

O metrô (chamado de "subte" em Buenos Aires) é a forma mais rápida e fácil de chegar ao destino na Cidade de Buenos Aires. As seis linhas estão conectadas com as principais avenidas e estações de trem e ônibus e convergem para o micro-centro da cidade, a principal zona hoteleira e de atrativos turísticos.

A Linha Sul do Metrô de Fortaleza é atualmente a maior via de transporte de passageiros sobre trilhos em operação no Ceará, tanto em extensão (24,1 km), como em número de estações (20) e de passageiros transportados (32 mil/dia).

Viajar sentado no piso do trens
Outra cena comum, mas proibida, a viagem sentado no piso dos trens deve ser evitada por atrapalhar a circulação dos usuários assim como por ocupar praticamente o espaço de outro passageiro em pé. Também não é permitido sentar em muretas e escadas das estações.

As desvantagens associadas a este meio de transporte são a lotação, pouco conforto, preço alto, e ocasionalmente problemas derivados da falta de manutenção. A história do metrô começa em 1863, com a abertura do Metropolitan Railway, hoje o ponto seminal do metrô de Londres.

A partir de 65 anos todos os cidadãos têm gratuidade, segundo o Estatuto do Idoso. Com a publicação do decreto, as pessoas entre 60 a 64 anos poderão usufruir da gratuidade no metrô, nos trens, no VLT (veículo leve sobre trilhos) e nos ônibus intermunicipais.

As razões pelas quais não há rede de trens de alta velocidade para passageiros na América Latina são variadas: as distâncias, o custo e a opção pelo carro e avião como meios de transporte principais para viajar distanciaram o continente das viagens de trem de longa distância.

para preservar os serviços de trens o governo americano criou a empresa estatal amtrak que funciona até os dias de hoje e só sobrevive Graças aos subsídios do governo. existem muitas estradas de ferro em solo americano.

1. Estação Toledo | Nápoles, Itália. O metrô de Nápoles é o queridinho dos rankings de metrôs mais bonitos do mundo.