De quem o Brasil importa diesel?

Perguntado por: eresende . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

O Brasil importa hoje cerca de 25% do que consome de óleo diesel, a maior parte proveniente dos Estados Unidos, de refinarias da região do Golfo do México.

As refinarias da Petrobras produzem óleos diesel A (isentos de biodiesel). As companhias distribuidoras, por sua vez, realizam a adição de biodiesel aos óleos diesel A, de acordo com o teor vigente na legislação, que passam se chamar óleos diesel B.

Portanto, Importamos mais do que Exportamos Gasolina no último ano.
...
Quem compra Gasolina do Brasil?

Compra Gasolina do BrasilValor Fob US$
Estados Unidos1,2 Bilhão
Países baixos62,43 Milhões
Cingapura17,49 Milhões
Argentina5,23 Milhões

Isso acontece porque o petróleo nacional, mais denso e mais barato, o torna ideal e muito utilizado para fabricar asfaltos no exterior. Assim, a Petrobras exporta o petróleo excedente e importa o óleo leve para fazer a mistura.

Segundo a FUP, motivo é a escassez de oferta no mercado internacional e o baixo nível dos estoques mundiais. A FUP (Federação Única dos Petroleiros) disse nesta 3ª feira (24. mai. 2022) que o Brasil corre o risco de desabastecimento de óleo diesel no começo do 2º semestre de 2022.

Refinaria Henrique Lage (Revap)

Apesar de ser autossuficiente em petróleo, o Brasil importa 25% do diesel consumido no país.

A Refinaria de Paulínia (Replan), da Petrobras, no Estado de São Paulo, liderou o ranking de processamento de petróleo, tendo respondido por 20,7% do volume semestral.

A Petrobras produz o óleo e refina, então a margem para absorver variações é muito grande.

Os Estados Unidos foram o principal comprador e exportador de combustível. Fique informado em tempo real!

A diferença, dizem analistas, está associada a uma combinação de fatores. A gasolina sentiu mais o recente corte de ICMS (imposto estadual), enquanto o diesel é afetado por um descompasso entre oferta e demanda no mercado internacional.

Em busca da mistura perfeita de derivados de petróleo
"A gente importa quantidade pequena do mercado internacional porque existem qualidades físico-químicos diferentes de petróleo. Importamos para compor o blend, uma mistura, que atende ao nosso parque de refino."

DECISÃO: Aquisição de gasolina venezuelana constitui crime de contrabando. Em seu voto, a relatora, juíza federal convocada Rogéria Castro Debelli, afirma que a importação de gasolina da Venezuela é crime de contrabando, sendo proibida por constituir monopólio da União, nos termos...

A consultoria Leggio não acredita numa escassez generalizada do produto no mercado brasileiro, mas destaca que os estoques nacionais estão em queda e que em alguns estados, onde as cadeias de suprimento são mais vulneráveis, pode, sim, faltar combustível nos próximos meses.

A política de reajuste, que segue paridade internacional, mais a inércia do governo, que não cria instrumentos para amortecer o impacto nos preços da economia e no bolso do trabalhador mais pobre, explicam o problema, num contexto em que o Brasil privatizou a distribuição e reduziu drasticamente os investimentos em ...