Porque o Brasil foi o único país a adotar a monarquia?

Perguntado por: asilveira . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 20 votos

Os anseios aristocráticos da elite brasileira possibilitou a formação de uma monarquia no Brasil. Além disso, quando a corte veio para o Brasil, muitos membros da elite colonial foram beneficiados pela corte e ganharam títulos nobres de D. João VI.

Com a abolição, os proprietários de escravos perderam a força de trabalho que mantinha seus negócios vivos, e a Coroa não ofereceu indenizações. Com isso, o descontentamento da elite se uniu às ideias do republicanismo, o que deu força ao movimento para a queda do Império.

Luís Gastão de Orléans e Bragança
Luiz de Orléans e Bragança, este seria o Imperador do Brasil hoje se ainda fossemos uma Monarquia, ele é o atual chefe da Casa Imperial e conta com o auxílio de seu irmão D. Bertrand segundo na linha sucessória nessa tarefa.

Se o Brasil tivesse continuado a ser uma monarquia até hoje, pouca coisa seria diferente: o Poder Moderador representaria custos a mais para o país, encenaria um papel apenas simbólico para a sociedade e haveria mais uma frente para a corrupção, na opinião do cientista político Fábio Wanderley Reis.

Sua Alteza Real a Senhora Dona Maria Gabriela Josefa Fernanda Yolanda Micaela Rafaela Gonzaga de Orleans e Bragança, Princesa do Brasil, Princesa de Orleans e Bragança, é a quarta na linha de sucessão ao Trono e à Coroa do Brasil.

Pedro 2º foi derrubado por um ex-monarquista, o marechal Deodoro da Fonseca, em um golpe militar. É fato que o Brasil se tornou oficialmente uma república em 15 de novembro de 1889.

A monarquia é uma forma de governo na qual o monarca pode alcançar o trono por sucessão ou por eleição. Existem, atualmente, monarquias constitucionais e absolutas. Elizabeth II foi a monarca com o reinado de maior duração na história da monarquia britânica.

Monarquia é uma forma de governo em que um monarca (tal como um rei ou imperador) exerce a função de chefe de Estado e mantém-se em tal cargo até a sua morte ou abdicação.

O enfraquecimento do regime monárquico se deu por diversos fatores. Enquanto o sistema não correspondia mais às necessidades da população, Dom Pedro II entrava em atrito com a Igreja Católica e com os militares. O Imperador também não tinha o apoio da elite agrária, que queria mais integrantes no poder político.

Vantagens da monarquia absoluta
A concentração do poder nas mãos de um único indivíduo significa que as decisões podem ser alcançadas rapidamente, se o monarca é decisivo, ao invés de ser retardada por debates.

Na monarquia, o rei pode ser visto como uma pessoa que considera o país sua propriedade privada, e as pessoas que vivem nele são seus inquilinos, que pagam um tipo de aluguel ao rei. Por outro lado, consideremos os políticos eleitos sob um sistema democrático.

Por casamento

NomeNascimentoMarido
Mariana Vitória da Espanha31 de março de 1718Príncipe José
Maria Francisca Benedita de Portugal25 de julho de 1746Príncipe José
Carlota Joaquina da Espanha25 de abril de 1775João VI de Portugal
Maria Leopoldina da Áustria22 de janeiro de 1797D. Pedro de Alcântara

Atualmente, a Família Imperial Brasileira mora em uma casa alugada em Higienópolis, bairro nobre da capital paulista, e é composta por sete pessoas, descritas a seguir por ordem de sucessão no trono.

O rei herda o controle político de um determinado Estado e, durante o seu domínio, continua a preservar os mesmos limites territoriais. No outro caso, o título de imperador indica uma condição de superioridade alcançada por um rei que promoveu a expansão dos territórios por meio de anexações ou conflitos militares.

Monarquias governantes
Arábia Saudita, Marrocos, Jordânia, Omã, Kuwait, Catar, Emirados Árabes Unidos e Bahrein são países com monarcas que exercem poderes políticos. Em geral, os líderes ocupam o cargo de chefe de Estado, podendo também ser chefe de governo.

Repúblicas parlamentares: funcionam basicamente como uma monarquia constitucional, mas o papel do rei é substituído pelo do presidente, que tem mandato por determinado período de tempo, poderes limitados e é visto como uma figura simbólica. O chefe de governo é o primeiro-ministro.

A rainha Elizabeth era apaixonada por corridas de cavalo e apostou na modalidade durante 70 anos. Foi aí que nasceu a amizade dela com John Warren, genro de um amigo próximo da rainha.

Maria I se tornou a primeira rainha de Portugal e Algarves de 1777 até 1815, e posteriormente, Rainha do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves a partir de 1815 até sua morte, em 1816.

Luís XIV (1638-1715)
Foi a pessoa com o maior reinado da história da monarquia no mundo inteiro. Conhecido por Rei Sol por sua personalidade absolutista, que tomava para si qualquer decisão possível para o país.

sumérios

Os sumérios eram um povo que se estabeleceu na Mesopotâmia a partir de 5000 a.C., ao sul dessa região. Eles foram considerados o primeiro povo a fixar-se de forma sedentária com a fundação de suas cidades. Atribui-se a eles grandes construções e a invenção da primeira forma de escrita da humanidade.

Existem diversos tipos de monarquia (absoluta, constitucional, parlamentarista) que expressam características particulares.