Porque o Brasil foi chamado de país jovem?

Perguntado por: imodesto . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.6 / 5 6 votos

Até os anos 1980, o Brasil era considerado um país jovem, ou seja, o número proporcional de pessoas com faixas de idade inferiores era relativamente maior. No entanto, atualmente, assiste-se a um processo de amadurecimento dos habitantes do país e um consequente aumento da população mais velha.

Quase um quarto da população brasileira é composta por pessoas de 15 a 29 anos. Embora o contingente de quase 50 milhões - a maior geração de jovens da história brasileira - apresente enorme potencial para o desenvolvimento social e econômico do país, os jovens enfrentam um contexto excludente, violento e desafiador.

É na Índia onde se encontram a maioria deles, 356 milhões. O segundo lugar é ocupado pela China, que conta com 259 milhões. Indonésia, Estados Unidos e Paquistão aparecem em seguida com 67 milhões, 65 milhões e 59 milhões, respectivamente.

A Organização das Nações Unidas (ONU) definem 'jovem' como as pessoas com idades compreendidas entre os 15 e os 24 anos.

Jove é uma página criada para encorajar cientistas a publicarem suas pesquisas revisadas por pares em vídeo.

Tocantins é uma das 27 unidades federativas do Brasil, sendo o seu mais novo estado. Está localizado a sudeste da Região Norte e tem como limites Goiás a sul, Mato Grosso a oeste e sudoeste, Pará a oeste e noroeste, Maranhão a norte, nordeste e leste, Piauí a leste e Bahia a leste e sudeste.

Hoje, 20% da população brasileira têm entre 15 e 24 anos, são jovens que se espalham em bandos ou caminham solitários, moças e rapazes que temem a violência, o desemprego, mas admitem que a melhor coisa de ser jovem é simplesmente não ter preocupação com nada.

Em uma análise realizada na plataforma, constata-se que a região Norte é a mais jovem do país. Nos estados de Roraima e Amapá, por exemplo, uma a cada três pessoas possui menos de 14 anos. Na média da região, 30% das pessoas tem até 14 anos. E apenas 9% da população tem mais de 60 anos.

No Brasil, são consideradas jovens as pessoas entre 15 e 29 anos de idade.

40% dos jovens brasileiros vivem em famílias sem rendimento ou até com meio salário mínimo. A cada dois desempregados do país, um é jovem. Mesmo entre os ocupados, a maioria está na informalidade. Somente 35% têm carteira assinada.

O Brasil verá a população de jovens de 15 a 29 cair, a partir de 2021, em níveis sem precedentes na história do país, após se manter por quase duas décadas com pouco mais de 50 milhões de pessoas nessa faixa etária.

a Índia

Quer se trate do maior número de habitantes ou da maior superfície, ambas as comparações não incluem estados pequenos como Hong Kong ou Cingapura, embora desempenhem um papel imenso mesmo para nosso mundo ocidental. Com 1,426 bilhões de habitantes, a Índia é o país mais populoso do mundo.

No AR em 08/08/2021 - 19:30
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, os jovens entre 15 e 29 anos correspondem a 23% da população brasileira, somando mais de 47 milhões de pessoas.

O Brasil possui uma população de 210,1 milhões de pessoas, dos quais 53.759.457 têm menos de 18 anos de idade (Estimativa IBGE para 2019).

Os jovens sempre desempenharam papel importante nos movimentos sociais, assumindo postos de liderança em protestos mundo afora, organizando manifestações e ocupando o espaço público com demandas sociais, políticas, econômicas e culturais. Nas ruas, nas comunidades, nas redes sociais e internet em geral!

Origem etimológica:latim juvenis, -is. Plural: jovens. Superlativo: juveníssimo.

O livro A juventude brasileira no contexto atual e em cenário futuro afirma que até 2030 os jovens terão menor participação no mercado de trabalho, maior escolaridade, porém pouco avanço na redução da mortalidade causada por fatores externos, como violência e acidentes.