Porque o Brasil faz parte da Otan?

Perguntado por: usalgado . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.8 / 5 8 votos

O Brasil já tem um tratado de assistência mútua com os EUA. No campo dos estudos estratégicos, o TIAR é considerado uma aliança, porque é um tratado de assistência recíproca. Ou seja, se há um ataque a qualquer um dos territórios, os EUA teriam a obrigação de nos defender.

Aliado prioritário extra-Otan

  • Brasil.
  • Estados Unidos.
  • Finlândia.
  • Otan.

Atualmente, a Otan inclui 30 Estados-membros, entre os quais EUA, Reino Unido, Canadá, Alemanha e França — o Brasil não faz parte do organismo, mas desde 2019 é considerado como um parceiro, chamado de aliado preferencial extra-Otan.

China. Considerada a maior economia do Brics (Agrupamento Brasil-Rússia-Índia-China-África do Sul), com PIB (Produto Interno Bruto) de 15 trilhões, a China carrega o título de maior economia de exportação do mundo. É, atualmente, o principal parceiro comercial do Brasil.

O professor Vieira aponta que o Brasil já é parte de um tratado de defesa coletiva com os EUA anterior à própria Otan, o Tratado Interamericano de Assistência Recíproca (TIAR), criado pelo presidente americano Harry Truman, em 1947.

Sayle - A ideia da Rússia se juntar à Otan na verdade remonta aos anos 1950. Já em 1954, a União Soviética propôs que deveria aderir à Otan, e isso foi uma manobra de relações públicas, uma espécie de movimento de propaganda em que os soviéticos sabiam que a Otan diria não.

Quem poderia ser dispensado de uma guerra? As regras gerais de dispensa de convocados, que normalmente funcionam em tempos de paz, mudam em momentos de conflito. "Mesmo pessoas que aleguem convicção religiosa, política ou filosófica, podem ser convocadas.

Bruxelas, Bélgica

Brasil vence Estados Unidos e segue invicto na Copa América.

A Otan realizou operações militares em zonas conflituosas do globo, como o Bálcãs, o Oriente Médio e o Norte da África. O Brasil não faz parte da Otan, mas desde 2019 é tido como um parceiro dessa organização, chamado de aliado preferencial extra-Otan.

Estados Unidos

O maior exército do mundo, atualmente, é o dos Estados Unidos. Em seguida, vêm os exércitos da Rússia e da China. Já o exército brasileiro está em 10º lugar nessa lista. Como já era de se esperar, Estados Unidos, Rússia e China são de fato os países mais poderosos do mundo atualmente.

O atual secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, ressaltou que garantias de segurança para a Ucrânia serão discutidas na próxima cúpula da aliança, mas que garantias de defesa contra agressões estrangeiras são garantidas apenas para membros plenos do bloco militar.

Com 10 mil soldados de 25 países, Otan faz o maior exercício militar aéreo de sua história.

A Finlândia compartilha uma fronteira 1.340 km com a Rússia e solicitou formalmente a adesão à Otan com a Suécia em maio de 2021 por causa da guerra da Ucrânia. O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disse que estava "tentado a dizer que esta é talvez a única coisa pela qual podemos agradecer a Putin".