Porque o Brasil é quente?

Perguntado por: ichaves . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 9 votos

A maior parte do território brasileiro encontra-se nas áreas de baixas latitudes, entre o Equador e o Trópico de Capricórnio. Por essa razão, predominam os climas quentes e úmidos.

Os últimos oito anos foram os mais quentes já registrados, aponta a Organização Meteorologica Mundial (OMM). Segundo a entidade, isso se deve ao fato de termos concentrações cada vez maiores de gases de efeito estufa e calor acumulado.

Os principais climas do Brasil são: equatorial, tropical, semiárido, tropical de altitude, tropical atlântico e subtropical.

O primeiro fator importante acerca do clima da região Norte refere-se às baixas latitudes. A proximidade com a linha do Equador faz com que essa área receba grande quantidade de radiação solar, tornando-se bastante quente (as médias anuais são acima dos 25 ºC).

O aumento da emissão de gases estufa como o dióxido de carbono por nós, humanos, é em grande parte responsável por isso. A animação da GSFC Scientific Visualization Studio divulgada pela NASA mostra a evolução da temperatura de 1880 a 2015. É possível ver que o aquecimento se concentrou nos últimos 35 anos.

Julho de 2022 foi o mais quente já registrado no Brasil desde 1961.

Curiate, em Omã, também figura como lugar mais quente do mundo por manter um recorde curioso “a maior menor temperatura já registrada em um dia”. Em 18 de junho de 2018, a menor temperatura registrada, durante a noite, foi de 42,6°C.

O título de cidade mais quente do Brasil fica para a cidade de Corumbá, no Mato Grosso do Sul.

Entre maio e junho haverá uma forte frente fria, que chegará pelo Centro-Oeste e parte do Sudeste, pois além de forte será continental, além de outra mais forte frente fria em meados de junho também, segundo alguns modelos meteorológicos.

O verão 2023 terá uma mudança importante em relação aos dois últimos anos: o fenômeno oceânico-atmosférico La Niña finalmente vai se desconfigurar no decorrer da estação, depois de influenciar o Clima global por três anos consecutivos, o que é raro.

O verão 2023 começa astronomicamente às 18h48 do dia 21 de dezembro de 2022 e se estende até às 18h24 do dia 20 de março de 2023. As principais características da estação no Brasil são a chuva frequente em praticamente todo o país e temperaturas altas, com sensação de abafamento em grande parte da estação.

Devido à proximidade do mar, a maritimidade é uma constante no clima local, sendo responsável por evitar dias de calor intenso no verão e noites de frio intenso no inverno. Durante o verão, por conta da altitude e chuvas típicas da época, raramente as temperaturas mínimas são superiores a 22 °C.

Na história brasileira, as temperaturas mais baixas já registradas foram de -11,6°C, em Xanxerê (SC) no ano de 1945; de -10°C, em Palmas (PR) em 1933; e de -9,8°C, em Valões (SC) no ano de 1947.

O Brasil fica bem mais próximo à linha do Equador, que divide o globo terrestre bem na metade vertical. Por estar bem no meio, de acordo com o movimento de rotação da terra, os países que estão mais próximos a essa linha imaginária recebem mais incidência dos raios solares.