Porque o BPC demora tanto?

Perguntado por: greis3 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
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Mas por que o INSS demora tanto? A demora da análise de um benefício no processo administrativo do INSS pode ter origem em falhas internas do instituto ou por desatenção do próprio segurado, por exemplo.

O resultado da perícia médica do INSS não sair na hora, porém, é liberada no mesmo dia. O INSS disponibiliza o resultado para consulta, a partir das 21 horas do dia que a perícia foi realizada.

Basicamente, o pagamento do retroativo é definido de acordo com a forma com que foi estabelecido e o valor devido pelo INSS. Na prática, se o direito foi reconhecido administrativamente, os valores são disponibilizados diretamente na conta do segurado.

Benefício em análise é um status que indica que o seu requerimento está aguardando a avaliação do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Na fila de espera para ser analisado! O prazo fixado por lei para a análise de qualquer benefício é de 45 dias.

Como acelerar a resposta do meu pedido do INSS?

  1. Acompanhar seu pedido no Meu INSS;
  2. Enviar os documentos faltantes, conforme solicitado;
  3. Atualizar seus dados periodicamente;
  4. Entrar com uma ação na justiça pedindo respostas;
  5. Agendar a perícia médica, ou refazê-la quando necessário.

Como saber se o BPC foi liberado? É possível verificar através do site ou aplicativo Meu INSS, pelo telefone 135 ou presencialmente em uma agência do INSS, sempre com o número do CPF do titular.

Em muitos casos, ao fazer a consulta ao resultado o trabalhador verá a mensagem “Nenhum benefício encontrado para consulta”. Quando essa resposta aparece para um segurado que fez perícia, é grande a chance de que exista alguma pendência no cadastro.

Caso o resultado da perícia não tenha sido liberado pelo INSS após as 21 horas do dia da realização do exame pericial, é necessário que o segurado solicite junto ao INSS a abertura do requerimento de acerto pós-perícia, pelo telefone 135.

Por outro lado, para dar andamento a requerimentos em análise, você pode apresentar uma reclamação na Ouvidoria do INSS, um pedido administrativo de andamento ou ajuizar um Mandado de Segurança. Para todas essas opções, você pode contar com um advogado especialista em INSS para ajudar a encontrar a melhor solução.

Quem está com um processo administrativo atrasado pode fazer uma reclamação na Ouvidoria do INSS. É simples. Localize a Ouvidoria no site do INSS. Ao clicar nela aparecerá uma tarja amarela com letras garrafais: “CADASTRAR OU CONSULTAR MANIFESTAÇÃO”.

Conforme a Lei dos Processos Administrativos, o prazo geral para um benefício do INSS ficar em análise é de 30 dias. Contudo, a lei ainda permite que o INSS demore mais 30 dias, caso seja necessário, para apresentar uma resposta ao seu pedido.

Ou seja, ainda que o segurado tenha trabalhado durante o trâmite do processo será devido o BPC-LOAS, mas os atrasados do benefício não serão pagos nos meses em que houve recebimento de valores a título de atividade remunerada.

Sim, uma das razões da demora do INSS no resultado do pedido de aposentadoria é a necessidade de ter que protocolar diretamente no INSS. Ou seja, não é possível ingressar com uma ação diretamente na Justiça.

Benefício em análise significa que o INSS está validando as informações para responder se você tem ou não direito ao pedido solicitado. Geralmente, o benefício fica em análise ao requerer uma aposentadoria, auxílio ou pensão ou após cumprir alguma exigência do Instituto para dar andamento ao requerimento.