Porque o bombom Serenata mudou de embalagem?

Perguntado por: imatos . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

Você deve ter percebido que a embalagem do Serenata de Amor mudou recentemente. Por trás dessa mudança, está uma manobra estratégica da fabricante Garoto/Nestlé para pagar menos impostos. A fábrica passou a classificar este produto como "Waffer” e não mais como bombom de chocolate.

Com esta mudança, queremos renovar a marca e trazer ainda mais qualidade, proporcionando uma deliciosa experiência de consumo em diferentes formatos”, diz Yana Leocádio, gerente de Marketing de Chocolates de Impulso para a Mondelez Brasil, dona da marca Lacta. A mudança também vale para os bombons Ouro Branco.

São Paulo, setembro de 2019.
Chega ao mercado a nova embalagem do icônico produto em formato flowpack, que é mais moderna, fácil de abrir e mantém a crocância do bombom por muito mais tempo.

Em primeiro lugar, é importante esclarecer que não foi só a embalagem que mudou. O famoso bombom mudou a sua classificação de chocolate para wafer, fazendo com que esse produto entrasse em uma nova classificação na Tabela de incidência de IPI (TIPI).

Bombons que levam leite condensado ( brigadeiro, doce de leite, etc): 2 meses. Bombons com leite condensado (puro): 7 a 10 dias; depois, tendem a cristalizar. Quanto mais fresco, mais cremoso e melhor. Bombons que levam coco: apenas 1 mês ( utilizar sempre coco de pacote (seco), nunca o fresco).

A transformação das embalagens possibilita a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) dos bombons de 5% para zero. Isso porque, com a nova apresentação, a classificação do item conforme a Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM), documento que norteia a aplicação da alíquota, passou de bombom para wafer.

foi alterada pela kraft que comprou a lacta em 1996 pois antes o chocolate que cobria o sonho de Valsa era cheiroso e gostoso era prazeroso comer o chocolate, mais depois mudaram e colocaram um chocolate horrìvel... tanto gosto quanto no cheiro.

O Sonho de Valsa foi criado em 1938, pela Lacta (que hoje, como quase tudo na vida, é da Kraft Foods) e o Serenata de Amor, em 1940, dois anos depois, pela Garoto.

O Sonho de Valsa foi criado pela Lacta em 1938, quando era vendido em quilos em bombonières sofisticadas e durante quatro anos foi consumido apenas por mulheres. Em 1942, o tamanho do chocolate foi aumentado e começou a ser comercializado individualmente em bares e armazéns.

Em 1996 a Lacta foi comprada pela Kraft Foods. A empresa americana logo percebeu que o Sonho de Valsa era, para o brasileiro, um símbolo do amor romântico. O bombom mais famoso do Brasil já vendeu mais de 21 bilhões de unidades até hoje. sabor Sonho de Valsa, em parceria com a Kibon.

Passaram a ser vendidos por unidades em bares e armazéns com o slogan: “Saboreie um bombom com a sua namorada”. Em determinada época, as embalagens traziam – além do casal dançando – um trecho da partitura da opereta “Sonho de Valsa”, do compositor austríaco Oscar Straus, de 1907.

LACTA | Caixa de Bombom Lacta Favoritos
Recheada de clássicos, a caixa possui 15 bombons no total, sendo eles de 13 sabores diferentes.

O bombom Sonho de Valsa, tão popular, não é feito com chocolate.

Pacote de 1kg contendo aproximadamente 45 unidades.