Porque o bombom fica esbranquiçado?

Perguntado por: sbrites . Última atualização: 26 de janeiro de 2023
4.1 / 5 16 votos

Se o seu chocolate ou cobertura está esbranquiçado, não se preocupe, ele não estragou ou está velho, apenas sofreu o chamado fat bloom , do inglês, “florescer da gordura”. Isso pode acontecer quando o chocolate foi exposto à mudança de temperatura extrema, e a manteiga de cacau se separou do restante dos ingredientes.

O chocolate fica esbranquiçado justamente por conta desse fat bloom, que acontece quando as moléculas dentro do doce começam a se mover. Basicamente, é quando a manteiga de cacau migra para a superfície do chocolate devido ao calor, exposição à luz ou manuseio inadequado, deixando uma mancha branca.

Quando o chocolate fica desembalado, em contato com ar e luz, lentamente a sua gordura começa a se deteriorar, deixando-o com cheiro e sabor desagradáveis. O chocolate em si costuma ter validade vários de meses, se bem armazenados.

O problema deve estar nas etapas anteriores de sua produção. O primeiro motivo pode ser uma temperagem incorreta do chocolate. Quando isso acontece, o chocolate não endurece e fica colado na forma. Além de derreter facilmente, sem a temperagem o chocolate fica sem brilho e com aspecto emborrachado.

O fat bloom aparece mais rápido em recheios com base em gordura (e.g. pralinês ou recheios com base de castanhas). Você pode evitar isso acrescentando 5% a 6% de manteiga de cacau em seus recheio e, então, pré-cristalizá-los (ou temperá-los).

Chocolate. Alguns chocolates podem ser conservados até um ano. O seu sabor pode perder a intensidade, o que faz com que seja preferível usá-lo em sobremesas. Prove o chocolate vencido e, se tiver gosto de óleo, descarte de imediato.

O chocolate às vezes adquire um revestimento esbranquiçado, causado pelo açúcar ou pela gordura. O “fat bloom” surge quando a gordura migra para a superfície do chocolate, fazendo-o perder o brilho e dando a ele uma camada com aparência de mofo.

Devido à ação do calor, a gordura presente no doce desloca-se para a superfície e se cristaliza novamente. Algumas vezes, podem surgir manchas escuras também. Vale ressaltar que o fat bloom – ou chocolate esbranquiçado – , por si só, não torna o chocolate impróprio para uso, nem altera seu sabor.

O chocolate estragado pode estar esbranquiçado, cheio de bolinhas na parte superior e com sabor bem diferente. Esses problemas, tecnicamente conhecidos como Fat Bloom e Sugar Bloom são muito comuns quando o controle de umidade na hora de armazenar o alimento não é feito da forma correta.

Bombons que levam leite condensado ( brigadeiro, doce de leite, etc): 2 meses. Bombons com leite condensado (puro): 7 a 10 dias; depois, tendem a cristalizar. Quanto mais fresco, mais cremoso e melhor. Bombons que levam coco: apenas 1 mês ( utilizar sempre coco de pacote (seco), nunca o fresco).

Agora, não exagere com a geladeira: o processo de cristalização leva em média 20-40 minutos numa temperatura entre 8°C e 10°C.

Chocolate não combina com umidade de geladeira ou freezer. O ideal é que os chocolates fiquem armazenados à temperatura ambiente, ou seja, 20 a 25 °C.

Um bombom com fruta fresca tem apenas 24horas de validade porque o morango não resiste mais tempo que isso em temperatura ambiente e já vai começar a proliferar bactérias e se decompor.

Se você for apenas derreter seu chocolate ao invés de temperá-lo antes de processá-lo, ele não dará os resultados que fariam dele um produto de chocolate atrativo. Precisaria de muito tempo (até mesmo horas) para endurecer, e a casquinha de chocolate teria uma aparência sem brilho e derreteria facilmente.

Se na hora de desmoldar seu chocolate você se deparou com esse problema é um indicativo que o processo de temperagem não foi feito corretamente, mas para corrigir esse efeito você pode derreter novamente e refazer a temperagem.

Se a sua casquinha de chocolate desenformou fácil, não precisou ficar 1 ou 2 horas na geladeira, não tem manchas, isso já significa que a temperagem tá no rumo certo. Se além disso tudo a casquinha tem brilho e faz snap quando você parte, então a temperagem foi perfeita.

Ao entrar em contato com ambientes úmidos, a água presente no ar se condensa ao tocar no alimento e “suga” ou extrai o açúcar presente no interior. Ao chegar na superfície, a água evapora naturalmente e o açúcar se recristaliza. Este fenômeno é chamado de sugar bloom, ou floração do açúcar.

O fat bloom vai ocorrer quando o chocolate não foi temperado corretamente. O chocolate não se estabilizará nunca como produto firme, brilhoso e de boa quebra; e o fat bloom vai aparecer em questão de horas.

Por sua vez, o efeito Sugar Bloom, ou “florescimento de açúcar” em tradução livre, é quando ocorre o surgimento de cristais de açúcar na superfície do chocolate, ou seja, quando ele fica com o aspecto de suado.

Chocolate e massas
Esses também são alimentos duradouros e que mesmo após a data de vencimento podem ser consumidos sem problema algum. Como são alimentos secos, não há risco de mofo. O chocolate, por sua vez, se mantém bom até dois anos após a data de validade.

Teoricamente, pode-se comer um produto vencido, porque a validade deles têm uma certa margem de segurança. O consumidor tem um prazo esticado por cerca de 10 dias para consumir o produto, já que, por exemplo, um produto com validade de 30 dias, na verdade, tem validade até 40 dias.