Porque o Blu-Ray não emplacou?

Perguntado por: acastro . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 20 votos

Conclusão: só um milagre salva o Bluray no Brasil e este milagre veio por um motivo triste: a Pandemia, que inflou as compras on-line, gerando fluxo de caixa para as empresas investirem em pré-vendas que garantiam parte do pagamento dos custos de um filme no formato.

Capacidade de produzir até 2 horas de reprodução full HD ou 23 horas de vídeo padrão. Pode ser usado por até 200 anos com base no National Institute of Standards and Technology. Um exclusivo laser azul-violeta utilizado por todos os drives graváveis Blu-ray permite armazenar os dados em um tamanho compacto.

Os discos em Blu-Ray custam mais caro do que os DVDs tradicionais, principalmente porque a qualidade de imagem é melhor. Para ter uma ideia, um filme norte-americano de um lançamento do cinema de 2016 custa R$ 69,90, praticamente a metade do preço em DVD tradicional, a partir de R$ 35,90.

Archival Disc

Apesar do nome chato de ser pronunciado, ele deve ser o padrão no futuro e substituir o Blu-ray. De acordo com um release das empresas, o Archival Disc será capaz de armazenar até um 1 TB de informação. Um Archival Disc seria capaz, portanto, de armazenar os dados de 20 discos Blu-ray ou de quase 1 500 CDs.

A vantagem do Blu-ray é a incrível quantidade de informação que ele pode guardar. Um disco Blu-ray de camada única, que tem aproximadamente o mesmo tamanho de um DVD, pode guardar até 27 GB de dados, o que é mais de duas horas de vídeo em alta definição ou cerca de 13 horas de vídeo padrão.

A principal diferença entre os formatos é a capacidade de armazenamento, com vantagem para o Blu-ray, que armazena 25 GB em discos de uma camada (50 GB em duas camadas), contra 15 GB do HD-DVD de uma camada (30 GB em duas camadas).

É um código sempre acompanhado das siglas IFPI (International Federation of Phonographic Industry, Federação Internacional da Indústria Fonográfica. Assim, com uma embalagem resistente, uma impressão de alta qualidade, encarte detalhado, mídia prateada e código da IFPI, uma mídia é 100% original e você pode confiar.

O nome Blu-ray dá pistas sobre outra característica deste padrão. A ideia inicial é a de que fosse adotado o termo "Blue-ray", "raio azul" em inglês. Esse nome foi dado porque o feixe laser dos dispositivos responsáveis pela leitura dos discos é azul-violeta, ao contrário do CD e do DVD, onde o feixe é vermelho.

Uma das principais dicas pro momento de usar seus DVDs ou Blu-Rays é segurar eles pelo furo do meio. Então, um dedo fica nesse furo e outro na borda do disco, sabe? Isso evita que eles risquem com o contato com os seus dedos.

Lave o DVD ou Blu-Ray em água corrente com um pouco de detergente neutro. Espalhe o detergente por toda a superfície para remover formações de bolor e resíduos mais resistentes. Enxágue e seque com um pano limpo de microfibra.

Gameflip é a melhor maneira de vender Blu-rays ou filmes digitais não utilizados da sua coleção. Você pode vender os últimos títulos de sucesso ou clássicos favoritos. Seja novinho em folha, usado, físico ou digital: você pode vendê-los no Gameflip.

Mas foi só no ano passado que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) oficializou o fim da era dos DVDs nos lares brasileiros. Para fazer o cálculo da inflação, o IBGE tirou os DVDs e incluiu os serviços de streaming entre os hábitos das famílias no país.

Fazer a comparação
Um DVD só poderá armazenar cerca de 4,7 GB de dados, o que equivale a cerca de duas horas de um filme. Um Blu-ray pode armazenar cerca de 25 GB de dados, o que permite mais informação de alta definição.

A humanidade já passou por isso quando começou a deixar de lado as mídias magnéticas, como fitas K-7, disquete e VHS. Já faz algum tempo que elas foram substituídas por alternativas ópticas, que oferecem mais durabilidade e confiabilidade para os dados armazenados.