Porque o besouro fica de cabeça para baixo?

Perguntado por: hfogaca . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.4 / 5 13 votos

De acordo com o site, a explicação mais comum dada por especialistas é algo chamado de “posição de flexão”. Um inseto morto (ou quase morto) não aguenta a tensão em seus músculos da perna, e, naturalmente, caem em um estado de relaxamento. Neste estado, as pernas vão “enrolar”, fazendo com que o inseto vire.

Eles se alimentam de tronco em decomposição, são inofensivos e difíceis de identificar a nível de foto, porque analisamos a morfologia da cabeça. Possivelmente trata-se de um Passalus sp. Esses besouros vivem em grupo no tronco e cuidam de suas larvas, além de produzirem sons para comunicação, são besouros subsociais.

No abdome, geralmente há um par de espiráculos por segmento, um posicionado de cada lado do besouro. Espiráculos podem ter um átrio com uma valva, o que confere possibilidade de abertura e fechamento desse orifício. Traqueias são invaginações da epiderme e, portanto, também são envolvidas por cutícula.

De acordo com o site, a explicação mais comum dada por especialistas é algo chamado de “posição de flexão”. Um inseto morto (ou quase morto) não aguenta a tensão em seus músculos da perna, e, naturalmente, caem em um estado de relaxamento. Neste estado, as pernas vão “enrolar”, fazendo com que o inseto vire.

Vivem cerca de 6 meses. A fêmea deposita cerca de 300 ovos, que eclodem com cerca de 15 dias. A duração da fase larval é de 90 dias e da fase de pupa é de 15 dias. A fase adulta dura cerca de 2 meses e apresentam dimorfismo sexual a partir do 10º dia.

Diferente do que a maioria das pessoas pensa, o potó não pica a pele e não é a urina dele que causa ferimentos. Na realidade, ele libera uma secreção tóxica que causa queimaduras ao ter contato com o corpo.

Outra alternativa para o controle de besouros numa plantação é o uso da Calda Sulfocálica, que atua como inseticida e pesticida orgânicos, criando uma camada protetora e protegendo as plantas, não só do ataque de besouros, mas também de fungos e ácaros.

São um excelente alimento para um grande número de animais, entre os quais rãs, sapos, tartarugas, lagartos, camaleões, salamandras terrestres, peixes, cobras, aranhas, escorpiões, macacos, pequenos mamíferos e pássaros, não só insetívoros mas também omnívoros e frugívoros, principalmente quando estão criando os ...

De acordo com muitas pesquisas, a hipótese mais conclusiva a que muitos especialistas chegaram é que os insetos noturnos em geral são atraídos pelas lâmpadas, pois confundem esse brilho com o da Lua. A realidade é que eles usam a luz para se localizar, método de orientação também chamado de orientação transversal.

Fraquezas. Besouro não é bom em lutas físicas e apesar de lançar lasers, ele não suporta golpes de lasers. Os inimigos podem pega-lo pelo seu chifre e jogar ele para longe, como visto em A Noite do Pesadelo Vivo. Besouro também possui um ponto fraco, que no caso é o seu chifre ou a região entre seus olhos.

Formigas e besouros, como as joaninhas, sugam gotas da chuva ou do orvalho. Já as baratas absorvem as gotas depositadas sobre sua cutícula. Há casos raros, como as larvas de alguns besouros do gênero Tenebrio, que extraem água do vapor existente no ar.

Segundo um artigo publicado na conceituada revista Science, em 2010, o besouro da espécie Onthophagus taurus (pertencente à família Scarabaeidae) é capaz de carregar mais de mil vezes a sua própria massa corporal, sendo que seu comprimento que não passa de um centímetro.

Pyrophorus noctilucus

Trata-se do Pyrophorus noctilucus, conhecido como Besouro de Fogo ou Cucujo. E é barulhento: provoca fortes estalos dobrando segmentos do corpo. Ele parece exibir luz contínua e brilha muito mais forte quando está estressado; sempre que o tocamos ou quando cai de alguma altura.

Onychocerus albitarsis, conhecido como besouro-escorpião, é o único considerado venenoso e capaz de picar pelos ferrões que compõem as antenas.