Porque o benjamim derrete?

Perguntado por: adamasio . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.4 / 5 11 votos

Normalmente isso ocorre porque a tomada está operando com uma corrente nominal (Ampéres) superior à sua capacidade (especifícação), acarretando um superaquecimento e muitas vezes, chegando a derreter a tomada e o plugue do equipamento, podendo gerar um princípio de incêndio.

O uso do benjamin, conhecido popularmente como T, ainda é comum em casas e escritórios, mas oferece riscos que vão desde choques e queima de aparelhos até incêndios originados por curto-circuito.

Quando usamos o benjamin possibilitamos que mais equipamentos sejam ligados a esta mesma tomada aumentando sua potência. O aumento de potência em uma parte do circuito faz com que naquele ponto haja um aumento da corrente circulante.

Normalmente isso ocorre porque a tomada está operando com uma corrente nominal (Ampéres) superior à sua capacidade (especificação), acarretando um superaquecimento e muitas vezes, chegando a derreter a tomada e o plugue do equipamento, podendo gerar um princípio de incêndio.

Isso acontece quando a corrente (medida em amperes) é maior do que a especificada pelo fabricante, gerando um superaquecimento que pode derreter a tomada, o plugue e até mesmo causar um incêndio.

Foi útil para você? Não poderás mais usar esse equipamento, caso queira continuar, colocará sua vida em risco.

Quando um adaptador é utilizado, ele pode não suportar a alta corrente exigida por aparelhos como a airfryer, resultando em superaquecimento e fusão dos componentes.

Fios ou cabos: condutores elétricos com cheiro de queimado, ressecados ou com rachaduras também merecem atenção. Caso isso aconteça, é provável que a instalação elétrica esteja inadequada para as atuais necessidades de consumo.

“Em resumo, nunca devemos utilizar um benjamim conectado a outro e não sobrecarregar um ponto de tomada, mas sim distribuir os Ts por outros pontos da casa, para dividir a potência da rede de maneira mais homogênea.

“Ao utilizar o benjamim para ligar vários equipamentos a uma mesma tomada, pode ocorrer uma má conexão dos pinos, o que certamente provocará um superaquecimento no ponto, deteriorando a isolação e tornando extremamente perigoso”, alerta.

Evite ficar perto do celular durante a recarga, principalmente em dias de temporal, e evite deixar o celular perto enquanto estiver dormindo — acrescenta. O especialista conta que tomadas T – ou benjamins – podem causar explosão mesmo sem o aparelho exigir resistência elétrica.

Reuben Berkley

O dono, Reuben Berkley Benjamin, inventou, além do T, vários equipamentos elétricos, como soquetes e adaptadores para lâmpadas. No Brasil, benjamin é mais usado no Sul e Sudeste, enquanto T é o mais falado nas demais regiões. As duas expressões estão corretas, mas o Inmetro adota benjamin.

Nunca utilize um benjamin conectado a outro para não ocasionar sobreaquecimento e curto circuito”, conclui o engenheiro.

Causa Raiz: A faísca é chamada de arco. Quando o plugue está conectado à tomada, ele pode acender porque a área de contato não é suficiente e a corrente elétrica chega até ele.

Tente diminuir essa carga, desconectando aparelhos da tomada, por exemplo. Tem chances ainda de o circuito voltar a funcionar e o fusível ou disjuntor falharem novamente. Nesse caso, o problema pode estar em algum aparelho que ainda está conectado, ou no próprio circuito elétrico.

Se você notar que um plugue não “entra” na tomada, o problema pode estar no diâmetro dos pinos. Nesse caso, evite forçar a tomada e não use adaptadores. Com 10 A e furos menores, a fiação pode ter diâmetro menor, adequada à corrente menos intensa.

Quando o equipamento precisa de uma carga mais reforçada para funcionar de mais de 1000 W, como é o caso de aparelhos de ar-condicionado, secadores de cabelo profissionais e secadoras de roupa, entra em cena a tomada de 20 A, com plugues mais grossos e capacidade maior de transmitir energia com segurança.

Provavelmente um secador de cabelo deve possuir uma potência relativamente alta. Normalmente em média de 1400W. Só por essa potência, se for uma instalação de 127V, consome 11A de corrente. Ou seja, um secador de cabelo deve ser ligado a uma tomada que não divida circuito com mais nenhuma.

Secador de cabelo 220 em 110V , Posso ligar ? Quando liga-se um secador 220 volts em tomada 110, a tensão será menor e a corrente também, isso resultando final em uma potencia baixa, ineficiência do equipamento.

Quando o plugue não encaixa é preciso trocar a tomada. E tem mais: você precisa saber se o cabo que alimenta esse ponto tem 2,5 mm², bitola que suporta até 23 A. Apesar de esse tipo de fio ser frequente, adote a recomendação do Inmetro e peça a um eletricista que avalie a instalação.