Porque o bebê só quer dormir no colo?

Perguntado por: eibrahim . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 8 votos

Além disso, seu bebê está preparado para sobreviver. Ele sabe, por instinto, que precisa de um lugar seguro para dormir, e o seu colo é exatamente isso. Quando entra em pânico ao ser colocado para dormir, o bebê produz adrenalina. Além de despertá-lo, isso torna a tarefa de acalmá-lo muito mais difícil.

Porque o bebê dorme no colo e acorda no berço? O bebê aprende tudo muito rápido, inclusive por repetição, por isso, ele vai aprender que quando chorar alguém vai pegá-lo imediatamente. E claro que o colo da mamãe e do papai é o melhor lugar do mundo e mais confortável que o berço, o carrinho e o bebê conforto.

Se infelizmente a criança já tiver associações de sono como dormir só no colo, mamar para dormir, um adulto recolocando a chupeta na boca dela diversas vezes durante a noite etc., trabalhe de forma gradual a retirada de cada uma dessas associações e, na sequência, procure conduzir o processo de reeducação de sono para ...

A seguir é indicado o passo a passo para ensinar o bebê a dormir sozinho:

  1. Respeitar a rotina do sono. ...
  2. Colocar o bebê no berço. ...
  3. Consolar se ele chorar, mas sem tirar do berço. ...
  4. Se afastar aos poucos. ...
  5. Mostrar segurança e firmeza. ...
  6. Ficar no quarto até ele dormir. ...
  7. Evitar estímulos antes de dormir.

Estudos comprovaram que dar o colo ao bebê, ao contrário do que muitos pensam, traz benefícios tanto afetivos, quanto cognitivos, atuando na saúde e no desenvolvimento e influenciando por toda a vida.

No entanto, a nossa pediatra consultada não recomenda deixar um bebê chorar até dormir: “eles, eventualmente, podem até dormir após chorar muito, mas só vão porque estão exaustos e ao perceberem que não serão acolhidos”, explica. Segundo a Dra.

Na maioria das vezes, os bebês não querem ou não conseguem dormir no berço, pois se sentem inseguros. Por isso é muito importante fazer com que o berço seja um lugar aconchegante, seguro e de muita tranquilidade para seu bebê.

O que leva o bebê a esse estado de choro constante é o sono!
Quando os pequenos não tiram sonecas satisfatórias durante o dia, chegam à noite exaustos. Isso gera um estresse enorme no corpo dos bebês, ao ponto deles não conseguirem dormir apesar do sono. Por isso o choro sem fim.

O ideal, então, é que ele passe a noite no próprio berço, que deve ficar ao lado ou encostado no colchão dos adultos – hábito que pode durar até os 12 meses. Depois disso, é hora de cada um pegar no sono em seu próprio quarto. Afinal, esse é um passo importante para que seu filho conquiste autonomia.

As pernas podem ficar penduradas de cada lado do braço, mas o bebé permanece estável e a pressão na barriga pode permitir aliviar os gases. Coloque o bebé sobre os seus joelhos, de barriga para baixo, mantenha a cabeça com apoio e vá dando umas palmadinhas suaves nas costas para estimular a libertação dos gases.

O melhor horário para o bebê dormir à noite é entre 20h e 21h.

três meses de idade

A hora da bruxa atinge crianças a partir dos 15 dias de nascimento e pode permanecer até os três meses de idade. O ideal é que as crises diminuam com o passar do tempo e cessem por volta dos quatro meses. Em todo caso, sempre converse com o pediatra para tirar todas as dúvidas.

Se você está buscando soluções para o seu filho ter uma noite de sono tranquila, saiba que há ótimas opções de fitoterápicos para a criança dormir, como valeriana, passiflora e laranja amarga.

O ritual do sono deve terminar no lugar em que o bebê vai dormir, e o ideal é que envolva três ou quatro atividades calmas (como banho, história e um momento de chamego). A rotina da hora de dormir tem de ser igual todo dia, e ter sempre a mesma duração. Quando ela acabar, coloque o bebê no berço, ainda acordado.

Se o seu filho tiver pelo menos 4 meses, pode ser hora de começar o treinamento do sono. Nessa idade, os bebês podem – e devem – ser capazes de adormecer ou voltar a dormir sozinhos, auto-acalmando-se.

Desde o nascimento até completar três anos, são pelos menos seis os possíveis momentos de "crise" — sendo dois deles os mais frequentes: a chamada angústia da separação, que costuma aparecer no oitavo mês, e a famosa fase terrible two, a "terrível" adolescência do bebê, que tem seu auge aos dois anos.

No caso da criança extremamente cansada:
Tanto para o sono do dia, quanto para o sono da noite, tenha um ritual do sono para que ele adormeça com mais facilidade. Nesse ritual pode ter um banho, a leitura de um livro, escutar uma música calma e fazer uma massagem até que ele esteja mais calmo.

Um bebé pode chorar ou ficar muito agitado quando mama por diversos motivos. Um desses motivos pode ter a ver com um forte reflexo de ejeção do leite, associado, ou não, a hiperlactação. Esta dificuldade costuma ser mais frequente nas primeiras semanas de vida (entre as 2/3 semanas e as 8/10 semanas).

Os bebês soluçam por causa da imaturidade do sistema gastresofágico. No entanto, o sistema respiratório do bebê ainda não está totalmente maduro e as habilidades de engolir e respirar ainda não estão totalmente sincronizadas. Assim, contração involuntária do diafragma provoca o soluço no bebê.