Porque o bebê resmunga quando mama?

Perguntado por: dvieira4 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 4 votos

Fome: Na grande maioria das vezes que os bebês resmungam na hora de mamar, é a fome. Geralmente, acontece devido a outro fator associado, como dor ou mamada incorreta. O bebê se irrita por não conseguir mamar e chora pela frustração e pela fome que não consegue saciar.

Quem nunca acordou o bebê resmungando e não pensou que fosse Dor ou fome? Mas, se tranquilize, pois os bebês resmungam sim durante o sono e muito e isto não significa falta de qualidade no sono ou problemas, e sim , simplesmente que o bebê está em uma fase de sono específica, geralmente o Sono REM.

"Normalmente, quando o seu bebé tem uma boa sessão de amamentação, logo a seguir parece "bêbedo de leite". Fica descontraído e a sua linguagem corporal mostra que está saciado," diz Cathy. "Não se esqueça que as fraldas também são um bom indicador de que está a receber leite suficiente.

Se o bebê estiver com um comportamento irritado, agitado (chamamos de “fussy” em inglês), empurrando o peito, gritando, chorando ou dormindo no peito, você pode oferecer o outro lado. Se esse comportamento persistir, em todas as mamadas e ao oferecer os dois lados, procure ajuda.

Os seguintes sinais mostram que seu bebê não está recebendo leite suficiente:

  1. Baixo ganho de peso. É normal nos primeiros dias o recém-nascido perder 5% a 7% do peso que tinha ao nascer – alguns perdem até 10%. ...
  2. Fraldas molhadas ou sujas em número insuficiente. ...
  3. Desidratação.

A cólica típica se manifesta como um ataque de choro forte, agudo, estridente e crescente. O bebê se estica, fica vermelho, vira a cabeça para os lados e se encolhe. Com frequência, elimina gases durante o choro, o que traz certo alívio.

Sinais de uma boa pega
Sempre que amamentar o bebê, verifique se: o queixo está encostando na mama e se ele consegue respirar pelo nariz. a boca está bem aberta e ele abocanha a aréola (não só o mamilo) a pega da mama não dói.

O QUE DEVO FAZER? Não há necessidade de nenhuma intervenção dos adultos se o bebê estiver confortável, pois, além de despertá-lo completamente sem necessidade, podemos alterar o seu ritmo normal de sono atrapalhando o seu desenvolvimento normal. PORTANTO, RELAXE! Esses gemidinhos e sons são característicos dos bebês!

Fase REM do sono: durante a fase Rapid Eye Movement (REM) do sono, o bebé poderá passar por algumas alterações fisiológicas que desencadeiam reflexos, como sorrir. Os sorrisos nos bebés durante esta fase do sono podem ainda ser causados por movimentos involuntários do corpo.

Nos primeiros dois meses de vida, os olhos de uma criança podem parecer cruzados ou vaguear para os lados. Isso geralmente é normal. À medida que a coordenação visual melhora, os olhos do bebê trabalham juntos para se concentrar e seguir um objeto em movimento.

Um recém-nascido esfomeado tende a ficar com os punhos fechados ou, concentrado na sucção, esticar bem os dedos. Quando as coisas estão no caminho certo, à medida que enche a barriga, ele se acalma. Suas mãos abrem e se soltam, relaxadas.

É importante ainda saber interpretar alguns sinais de fome do bebê, que podem ser muito sutis a princípio, mas uma observação atenta é capaz de identificar!
...
Sinais de fome do bebê:

  1. Inquietação aparente;
  2. Vira o rosto para os lados, abrindo a boca;
  3. Suga as mãos;
  4. Choro (é o último sinal);

De fato, se o bebê mama o tempo todo, isso não é normal. O primeiro fator para se levar em consideração é o peso, pois, se a alimentação estiver regulada, o RN deve continuar ganhando peso. E, caso ele não esteja engordando, o choro pode ser fome.

Como saber se o bebê está em efeito vulcânico?

  1. Muito bocejo;
  2. Esfregar os olhos com frequência;
  3. Se irritar com facilidade;
  4. Choro recorrente;
  5. Falta de concentração durante as brincadeiras;
  6. Necessidade de sempre estar com chupeta, mamadeira ou naninha.

“O mais importante é tentar criar rotina de sono e nos primeiros sinais de sono do bebê iniciar os rituais da rotina e induzir a criança a se acalmar e dormir”, completa. Fonte: Dra.

Eles seriam crianças com alta necessidade de atenção e cuidado dos pais, em especial da mãe. Eles precisam de colo o tempo todo desde o nascimento, choram muito e buscam mamar o tempo todo.

O leite materno é, sem dúvida, o melhor alimento para o bebê. Ele tem os nutrientes em quantidade e qualidade ideais, além de ser gratuito, na temperatura certa e de fácil digestão, sendo o único que possui anticorpos e células de defesa que protegem o bebê.

Entenda por que o leite seca
A pega errada e posição do bebê ao mamar não adequada podem fazer diminuir a produção de leite; Fissuras nas mamas fazem com que o ato de amamentar não seja prazeroso e a produção de leite diminua. Falta de ingestão de líquidos pela mãe: a mamãe que amamenta deve estar bem hidratada!

Alimentos ricos em proteínas
Apenas os peixes que possuem muito mercúrio não devem ser consumidos pela lactante. Os alimentos ricos em proteína que ajudam a aumentar a produção de leite materno são as carnes vermelhas, carnes brancas e peixes, queijos, ovos, leite, iogurte, leguminosas, tofu e quinoa.

Para saber se o bebê está com frio, os papais devem sentir a temperatura do bebê tateando a pele pelas seguintes partes: Barriga, Peito e Costas, dessa forma poderá aferir se a pele está fria. Se engana quem acredita que verificar a temperatura dos bebês por meio das mãos e nos pés é o recomendado.